Percepções dos médicos do programa mais médicos sobre os massive online open courses do programa de educação permanente em saúde da família

Introdução: O Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS) é uma das estratégias de formação em saúde que dispõe de cursos nas modalidades de curta duração, aperfeiçoamento e especialização em Saúde da Família. Objetivo: Apresentar as percepções dos médicos do Programa Mais Médicos s...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, José Adailton da, Moura, Talita Helena Monteiro de, Navarrete, Vitor Emanuel de Lyra Santos, Cavalcante, Patrícia Smith
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: International Journal of Development Research
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57333
https://doi.org/10.37118/ijdr.23945.02.2022
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-57333
record_format dspace
spelling ri-123456789-573332024-01-22T12:53:10Z Percepções dos médicos do programa mais médicos sobre os massive online open courses do programa de educação permanente em saúde da família Silva, José Adailton da Moura, Talita Helena Monteiro de Navarrete, Vitor Emanuel de Lyra Santos Cavalcante, Patrícia Smith Atenção primária à saúde Ensino online Educação permanente Programa mais médicos Introdução: O Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS) é uma das estratégias de formação em saúde que dispõe de cursos nas modalidades de curta duração, aperfeiçoamento e especialização em Saúde da Família. Objetivo: Apresentar as percepções dos médicos do Programa Mais Médicos sobre os Massive Online Open Courses (MOOCs) do PEPSUS em relação à aplicabilidade e possibilidade de uso na Atenção Primária à Saúde (APS). Métodos: Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram processados nos softwares R e ATLAS. ti. Resultados e discussões: Os MOOCs do PEPSUS estruturam-se em propostas pedagógicas que se complementam, por meio da construção autônoma do itinerário formativo escolhido pelo cursista. Conta com textos, vídeos, questionários autocorrigidos e recursos educacionais abertos. Além de agregar outras ferramentas como o Portal Saúde Baseado em Evidências e Comunidade de Práticas. Participaram desta pesquisa 98 profissionais médicos, lotados em serviços da APS nos estados do Brasil: Amapá (AP), Roraima (RR), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE). Conclusão: Por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação, o PEPSUS disponibiliza conteúdos aplicáveis ao contexto de trabalho na APS, envolvendo as práticas clínicas e de cuidado, e impactando na qualidade da atenção à saúde. 2024-01-22T12:53:09Z 2024-01-22T12:53:09Z 2022 article MOURA, Talita Helena Monteiro de; NAVARRETE, Vitor Emanuel de Lyra Santos; SILVA, Jose Adailton Da ; CAVALCANTE, Patrícia Smith. Percepções dos médicos do programa mais médicos sobre os cursos abertos online massivos do programa de educação permanente em saúde da família. International Journal of Development Research, v. 12, n. 02, p. 53864-53868, 2022. DOI: https://doi.org/10.37118/ijdr.23945.02.2022. Disponível em: https://www.journalijdr.com/percep%C3%A7%C3%B5es-dos-m%C3%A9dicos-do-programa-mais-m%C3%A9dicos-sobre-os-massive-online-open-courses-do-programa-de . Acesso em: 04 dez. 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57333 https://doi.org/10.37118/ijdr.23945.02.2022 pt_BR application/pdf International Journal of Development Research
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Atenção primária à saúde
Ensino online
Educação permanente
Programa mais médicos
spellingShingle Atenção primária à saúde
Ensino online
Educação permanente
Programa mais médicos
Silva, José Adailton da
Moura, Talita Helena Monteiro de
Navarrete, Vitor Emanuel de Lyra Santos
Cavalcante, Patrícia Smith
Percepções dos médicos do programa mais médicos sobre os massive online open courses do programa de educação permanente em saúde da família
description Introdução: O Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS) é uma das estratégias de formação em saúde que dispõe de cursos nas modalidades de curta duração, aperfeiçoamento e especialização em Saúde da Família. Objetivo: Apresentar as percepções dos médicos do Programa Mais Médicos sobre os Massive Online Open Courses (MOOCs) do PEPSUS em relação à aplicabilidade e possibilidade de uso na Atenção Primária à Saúde (APS). Métodos: Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram processados nos softwares R e ATLAS. ti. Resultados e discussões: Os MOOCs do PEPSUS estruturam-se em propostas pedagógicas que se complementam, por meio da construção autônoma do itinerário formativo escolhido pelo cursista. Conta com textos, vídeos, questionários autocorrigidos e recursos educacionais abertos. Além de agregar outras ferramentas como o Portal Saúde Baseado em Evidências e Comunidade de Práticas. Participaram desta pesquisa 98 profissionais médicos, lotados em serviços da APS nos estados do Brasil: Amapá (AP), Roraima (RR), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE). Conclusão: Por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação, o PEPSUS disponibiliza conteúdos aplicáveis ao contexto de trabalho na APS, envolvendo as práticas clínicas e de cuidado, e impactando na qualidade da atenção à saúde.
format article
author Silva, José Adailton da
Moura, Talita Helena Monteiro de
Navarrete, Vitor Emanuel de Lyra Santos
Cavalcante, Patrícia Smith
author_facet Silva, José Adailton da
Moura, Talita Helena Monteiro de
Navarrete, Vitor Emanuel de Lyra Santos
Cavalcante, Patrícia Smith
author_sort Silva, José Adailton da
title Percepções dos médicos do programa mais médicos sobre os massive online open courses do programa de educação permanente em saúde da família
title_short Percepções dos médicos do programa mais médicos sobre os massive online open courses do programa de educação permanente em saúde da família
title_full Percepções dos médicos do programa mais médicos sobre os massive online open courses do programa de educação permanente em saúde da família
title_fullStr Percepções dos médicos do programa mais médicos sobre os massive online open courses do programa de educação permanente em saúde da família
title_full_unstemmed Percepções dos médicos do programa mais médicos sobre os massive online open courses do programa de educação permanente em saúde da família
title_sort percepções dos médicos do programa mais médicos sobre os massive online open courses do programa de educação permanente em saúde da família
publisher International Journal of Development Research
publishDate 2024
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57333
https://doi.org/10.37118/ijdr.23945.02.2022
work_keys_str_mv AT silvajoseadailtonda percepcoesdosmedicosdoprogramamaismedicossobreosmassiveonlineopencoursesdoprogramadeeducacaopermanenteemsaudedafamilia
AT mouratalitahelenamonteirode percepcoesdosmedicosdoprogramamaismedicossobreosmassiveonlineopencoursesdoprogramadeeducacaopermanenteemsaudedafamilia
AT navarretevitoremanueldelyrasantos percepcoesdosmedicosdoprogramamaismedicossobreosmassiveonlineopencoursesdoprogramadeeducacaopermanenteemsaudedafamilia
AT cavalcantepatriciasmith percepcoesdosmedicosdoprogramamaismedicossobreosmassiveonlineopencoursesdoprogramadeeducacaopermanenteemsaudedafamilia
_version_ 1790055912735506432