Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia

Introduction: The teaching of Cardio-oncology is essential for the training of professionals capable of dealing with cardiovascular diseases in patients with a current or previous history of cancer, considering the increasing prevalence and potential morbidity and mortality of both. Objective: Th...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Rafael Alves da
Outros Autores: Diniz, Rosiane Viana Zuza
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57249
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-57249
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação médica
Matriz de competências
Cardio-oncologia
Cardiologia
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
spellingShingle Educação médica
Matriz de competências
Cardio-oncologia
Cardiologia
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Silva, Rafael Alves da
Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
description Introduction: The teaching of Cardio-oncology is essential for the training of professionals capable of dealing with cardiovascular diseases in patients with a current or previous history of cancer, considering the increasing prevalence and potential morbidity and mortality of both. Objective: This study aims to propose the Essential Competency Matrix for training in Cardio-oncology during Medical Residency in Cardiology and understand the perception of cardiology residents during training in Cardio-oncology. Method: The study was exploratory, prospective and descriptive, involving nine preceptors and one professor, composing the panel of experts, from the Medical Residency Program in Cardiology of two Public Higher Education Institutions to obtain the consensual matrix of competencies, and the medical residents of Cardiology after rotation in Cardio-oncology at the Onofre Lopes University Hospital/Federal University of Rio Grande do Norte. To develop the skills matrix, the Delphi method was used. To analyze the residents' perception, a semi-structured questionnaire was used with five-point Likert-type items and open questions. It had ethical approval by the Research Ethics Committee (CEP-HUOL, CAEE nº 54993422.6.0000.5292). Results: The final matrix reached consensus in the first round, with an agreement rate ranging from 80% to 100%, and addresses competencies in the following domains: patient care; health management; practical performance; interpersonal and multidisciplinary relationship; and medical education. All medical residents from 2020 to 2023 responded to the questionnaire (N=14). A high degree of agreement was observed between the items evaluated, especially in topics related to medical education (presentation and discussion of a scientific article contributing to the understanding of cases (92%); feedback from the preceptorship contributing to improving care (92%); contact with other graduates, improving knowledge in the area of Cardiooncology (68%). Conclusion: The Matrix of competencies in Cardio-oncology during the training of specialists in Cardiology innovates in the insertion of teaching skills and can serve as a basis for other professions and medical specialties inside and outside the institution. The skills developed during the Cardio-oncology rotation at HUOL are well evaluated in the perception of residents, including those related to medical teaching.
author2 Diniz, Rosiane Viana Zuza
author_facet Diniz, Rosiane Viana Zuza
Silva, Rafael Alves da
format masterThesis
author Silva, Rafael Alves da
author_sort Silva, Rafael Alves da
title Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
title_short Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
title_full Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
title_fullStr Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
title_full_unstemmed Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia
title_sort definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na residência médica cardiologia
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2024
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57249
work_keys_str_mv AT silvarafaelalvesda definicaodascompetenciasessenciaisparaotreinamentoemcardiooncologianaresidenciamedicacardiologia
_version_ 1790056009159409664
spelling ri-123456789-572492024-01-09T20:26:01Z Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia Silva, Rafael Alves da Diniz, Rosiane Viana Zuza https://orcid.org/0000-0002-3883-2780 http://lattes.cnpq.br/9248204623363592 Andrade, Cléber de Mesquita Vilar, Maria José Pereira https://orcid.org/0000-0002-8765-8571 http://lattes.cnpq.br/4265369922470937 Menezes, Marta Silva Medeiros, Paulo José de Educação médica Matriz de competências Cardio-oncologia Cardiologia CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE Introduction: The teaching of Cardio-oncology is essential for the training of professionals capable of dealing with cardiovascular diseases in patients with a current or previous history of cancer, considering the increasing prevalence and potential morbidity and mortality of both. Objective: This study aims to propose the Essential Competency Matrix for training in Cardio-oncology during Medical Residency in Cardiology and understand the perception of cardiology residents during training in Cardio-oncology. Method: The study was exploratory, prospective and descriptive, involving nine preceptors and one professor, composing the panel of experts, from the Medical Residency Program in Cardiology of two Public Higher Education Institutions to obtain the consensual matrix of competencies, and the medical residents of Cardiology after rotation in Cardio-oncology at the Onofre Lopes University Hospital/Federal University of Rio Grande do Norte. To develop the skills matrix, the Delphi method was used. To analyze the residents' perception, a semi-structured questionnaire was used with five-point Likert-type items and open questions. It had ethical approval by the Research Ethics Committee (CEP-HUOL, CAEE nº 54993422.6.0000.5292). Results: The final matrix reached consensus in the first round, with an agreement rate ranging from 80% to 100%, and addresses competencies in the following domains: patient care; health management; practical performance; interpersonal and multidisciplinary relationship; and medical education. All medical residents from 2020 to 2023 responded to the questionnaire (N=14). A high degree of agreement was observed between the items evaluated, especially in topics related to medical education (presentation and discussion of a scientific article contributing to the understanding of cases (92%); feedback from the preceptorship contributing to improving care (92%); contact with other graduates, improving knowledge in the area of Cardiooncology (68%). Conclusion: The Matrix of competencies in Cardio-oncology during the training of specialists in Cardiology innovates in the insertion of teaching skills and can serve as a basis for other professions and medical specialties inside and outside the institution. The skills developed during the Cardio-oncology rotation at HUOL are well evaluated in the perception of residents, including those related to medical teaching. Introdução: O ensino da Cardio-oncologia é essencial para a formação de profissionais capazes de lidar com doenças cardiovasculares em pacientes com histórico atual ou pregresso de câncer, considerando a crescente prevalência e potencial de morbimortalidade de ambos. Objetivo: Este estudo objetiva propor a Matriz de Competências Essenciais à formação em Cardio-oncologia durante a Residência Médica em Cardiologia e compreender a percepção dos residentes em cardiologia durante o treinamento em Cardio-oncologia. Método: O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, envolvendo nove preceptores e um docente, compondo o painel de especialistas, do Programa de Residência Médica em Cardiologia de duas Instituições Públicas de Ensino Superior para obtenção da matriz consensuada de competências, e os residentes médicos de Cardiologia após rodízio em Cardio-oncologia no Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para elaboração da matriz de competências foi utilizado o método Delphi. Para análise da percepção dos residentes utilizou-se um questionário semiestruturado com itens do tipo Likert de cinco pontos e questões abertas. Teve aprovação ética pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP-HUOL, CAEE de nº 54993422.6.0000.5292). Resultados: A matriz final obteve consenso na primeira rodada, com taxa de concordância variando de 80% a 100%, e aborda competências nos seguintes domínios: atenção ao paciente; gestão em saúde; atuação prática; relação interpessoal e multidisciplinar; e educação médica. Todos os residentes médicos do período de 2020 a 2023 responderam ao questionário (N=14). Observou-se um elevado grau de concordância entre os itens avaliados, especialmente nos tópicos relacionados à educação médica (apresentação e discussão de artigo científico contribuindo para entendimento dos casos (92%); feedback da preceptoria contribuindo para melhoria do atendimento (92%); contato com outros graduandos aprimorando os conhecimentos na área da Cardio-oncologia (68%). Conclusão: A Matriz de competências em Cardio-oncologia durante a formação do especialista em Cardiologia inova na inserção de competências de ensino e poderá servir de base para outras profissões e especialidades médicas dentro e fora da instituição. As competências desenvolvidas durante o rodízio de Cardio-oncologia no HUOL são bem avaliadas na percepção dos residentes, incluindo às relacionadas ao ensino médico. 2024-01-09T20:25:17Z 2024-01-09T20:25:17Z 2023-11-13 masterThesis SILVA, Rafael Alves da. Definição das competências essenciais para o treinamento em cardio-oncologia na Residência Médica Cardiologia. Orientador: Rosiane Viana Zuza Diniz. 2023. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57249 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE