A formação identitária de uma professora negra e as práticas de educação antirracista
O presente memorial traz reflexões acerca da formação identitária de uma professora negra no período da graduação em Pedagogia que ocorreu em parte durante a pandemia, finalizando como inicia no ensino presencial. Aqui estão presentes experiências, vivências, pesquisas, práticas com literatura infan...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-572152024-01-08T15:27:33Z A formação identitária de uma professora negra e as práticas de educação antirracista Santos, Andreiny Andreiny Pereira Lima dos Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros http://lattes.cnpq.br/2481333551162411 Leite, José Evangilmarison Lopes Fernandes, Aline de Medeiros Formação identitária Memorial Formação acadêmica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O presente memorial traz reflexões acerca da formação identitária de uma professora negra no período da graduação em Pedagogia que ocorreu em parte durante a pandemia, finalizando como inicia no ensino presencial. Aqui estão presentes experiências, vivências, pesquisas, práticas com literatura infantil negra, experiências formativas e pesquisas bibliográficas acerca do tema. A escrita de si se justifica no fato de termos pouco produzido sobre o negro que fale sobre si mesmo nesta academia, e de ainda termos uma representatividade em percentual muito distante do que seria ideal de professoras negras na academia, como também por termos apenas a partir da década de 90 afrobrasileiros pesquisando sobre a temática da diversidade etnico racial no ensino superios no Brasil apesar de o Brasil ser o maior importador de mão de obra escravizada no período de colonização e portanto o pais com maior população negra fora do continente africano. Portanto uma história e expressão da cultura negra no país ainda não explorados, sobretudo no estado do Rio Grande do Norte. Portanto reitero a importância de uma formação do profissional da Pedagogia que atenda às prerrogativas da lei 10639/2003 para uma promoção que de fato resgate a identidade cultura negra na formação de professores. 2024-01-08T15:27:33Z 2024-01-08T15:27:33Z 2023-12-07 bachelorThesis SANTOS, Andreiny Pereira Lima dos. A formação identitária de uma professora negra e as práticas de educação antirracista. Orientação: Profa. Dra. Aliny Dayany Pereira de Medeiros Pranto. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57215 pt_BR CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia |
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O presente memorial traz reflexões acerca da formação identitária de uma professora negra no período da graduação em Pedagogia que ocorreu em parte durante a pandemia, finalizando como inicia no ensino presencial. Aqui estão presentes experiências, vivências, pesquisas, práticas com literatura infantil negra, experiências formativas e pesquisas bibliográficas acerca do tema. A escrita de si se justifica no fato de termos pouco produzido sobre o negro que fale sobre si mesmo nesta academia, e de ainda termos uma representatividade em percentual muito distante do que seria ideal de professoras negras na academia, como também por termos apenas a partir da década de 90 afrobrasileiros pesquisando sobre a temática da diversidade etnico racial no ensino superios no Brasil apesar de o Brasil ser o maior importador de mão de obra escravizada no período de colonização e portanto o pais com maior população negra fora do continente africano. Portanto uma história e expressão da cultura negra no país ainda não explorados, sobretudo no estado do Rio Grande do Norte. Portanto reitero a importância de uma formação do profissional da Pedagogia que atenda às prerrogativas da lei 10639/2003 para uma promoção que de fato resgate a identidade cultura negra na formação de professores. |
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