Caminho sobre a ponte que construímos: reflexões sobre a experiência de um artista-professor iniciante e suas aulasencontro

The present research is based on the thoughts from Theater and Education and seeks to contribute to the study processes of the large areas, as well as to point out new possibilities for the teaching of Theater in Basic Education. One of the focuses of the research is the figure of the Artist-Teac...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pontes, Paul Mailliw de Moraes
Outros Autores: Haderchpek, Robson Carlos
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57200
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-57200
record_format dspace
spelling ri-123456789-572002024-01-05T20:45:15Z Caminho sobre a ponte que construímos: reflexões sobre a experiência de um artista-professor iniciante e suas aulasencontro Pontes, Paul Mailliw de Moraes Haderchpek, Robson Carlos http://lattes.cnpq.br/3672104844520235 http://lattes.cnpq.br/4286695631161068 Coutinho, Karyne Dias http://lattes.cnpq.br/6013805360280552 Hernandez, Márcia Maria Strazzacappa Teatro Educação Aulas-encontro Artista-professor Experiência CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES The present research is based on the thoughts from Theater and Education and seeks to contribute to the study processes of the large areas, as well as to point out new possibilities for the teaching of Theater in Basic Education. One of the focuses of the research is the figure of the Artist-Teacher who in this work is understood as a maker of the art that teaches, creating an approximation with the concepts Professor-Artist (STRAZZACAPPA, 2006), Professor-Performer (ICLE, 2013) and Director-Pedagogue (HADERCHPEK, 2009). Therefore, the ArtistTeacher, takes on a mediating function between the student and the theatrical practice, conducting it through Lessons-Encounter. This concept is explored throughout the process and is based on the idea of the Art of Encounter of Grotowski (2011), which contributes directly to the methodological thinking of the work that seeks to expand the understanding of lessons through an invitation from the teacher to the student. The work as a whole is proposed within an essayist writing about Education, Theater and Experience. A presente pesquisa a baseia-se em pensamentos do Teatro e da Educação e busca contribuir para os processos de estudos das grandes áreas, bem como apontar novas possibilidades para o ensino de Teatro na Educação Básica. Um dos focos da pesquisa é a figura do Artista-Professor que nesse trabalho é entendido como um fazedor da própria arte que ensina, aproximando-se assim dos conceitos de Professor-Artista (STRAZZACAPPA, 2006), ProfessorPerformer (ICLE, 2013) e ainda Diretor-Pedagogo (HADERCHPEK, 2009). Logo, o Artista-Professor, passa a ocupar uma função mediadora entre o aluno e a prática teatral, conduzindo-o através de Aulas-Encontro. Tal conceito é esmiuçado ao longo do processo e se pauta na ideia da Arte do Encontro de Grotowski (2011), o que contribui, diretamente, para o pensamento metodológico do trabalho, que busca expandir a compreensão de aula através de um convite do professor para o aluno. O trabalho como um todo é proposto dentro de uma escrita ensaísta sobre Educação, Teatro e Experiência. 2024-01-05T20:43:08Z 2024-01-05T20:43:08Z 2018-10-22 masterThesis PONTES, Paul Mailliw de Moraes. Caminho sobre a ponte que construímos: reflexões sobre a experiência de um artista-professor iniciante e suas aulasencontro. Orientador: Dr. Robson Carlos Haderchpek. 2018. 80f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57200 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Teatro
Educação
Aulas-encontro
Artista-professor
Experiência
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
spellingShingle Teatro
Educação
Aulas-encontro
Artista-professor
Experiência
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Pontes, Paul Mailliw de Moraes
Caminho sobre a ponte que construímos: reflexões sobre a experiência de um artista-professor iniciante e suas aulasencontro
description The present research is based on the thoughts from Theater and Education and seeks to contribute to the study processes of the large areas, as well as to point out new possibilities for the teaching of Theater in Basic Education. One of the focuses of the research is the figure of the Artist-Teacher who in this work is understood as a maker of the art that teaches, creating an approximation with the concepts Professor-Artist (STRAZZACAPPA, 2006), Professor-Performer (ICLE, 2013) and Director-Pedagogue (HADERCHPEK, 2009). Therefore, the ArtistTeacher, takes on a mediating function between the student and the theatrical practice, conducting it through Lessons-Encounter. This concept is explored throughout the process and is based on the idea of the Art of Encounter of Grotowski (2011), which contributes directly to the methodological thinking of the work that seeks to expand the understanding of lessons through an invitation from the teacher to the student. The work as a whole is proposed within an essayist writing about Education, Theater and Experience.
author2 Haderchpek, Robson Carlos
author_facet Haderchpek, Robson Carlos
Pontes, Paul Mailliw de Moraes
format masterThesis
author Pontes, Paul Mailliw de Moraes
author_sort Pontes, Paul Mailliw de Moraes
title Caminho sobre a ponte que construímos: reflexões sobre a experiência de um artista-professor iniciante e suas aulasencontro
title_short Caminho sobre a ponte que construímos: reflexões sobre a experiência de um artista-professor iniciante e suas aulasencontro
title_full Caminho sobre a ponte que construímos: reflexões sobre a experiência de um artista-professor iniciante e suas aulasencontro
title_fullStr Caminho sobre a ponte que construímos: reflexões sobre a experiência de um artista-professor iniciante e suas aulasencontro
title_full_unstemmed Caminho sobre a ponte que construímos: reflexões sobre a experiência de um artista-professor iniciante e suas aulasencontro
title_sort caminho sobre a ponte que construímos: reflexões sobre a experiência de um artista-professor iniciante e suas aulasencontro
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2024
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57200
work_keys_str_mv AT pontespaulmailliwdemoraes caminhosobreapontequeconstruimosreflexoessobreaexperienciadeumartistaprofessorinicianteesuasaulasencontro
_version_ 1790056110602846208