"Publicidade sem machismo: a representação do corpo feminino em publicidades na cidade de Natal/RN após um ano da Lei 7.335/2022
The present work aims to analyze and explore the image representation of the female gender in the Natal scene, based on advertisements published on the city's billboards, after one year of Law 7.335/2022 being in force, which provides for the prohibition of all broadcasting of advertising or pr...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57135 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-57135 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-571352024-01-03T13:53:36Z "Publicidade sem machismo: a representação do corpo feminino em publicidades na cidade de Natal/RN após um ano da Lei 7.335/2022 Advertising without machism: the representation of the female body in advertising in the city of Natal/RN after one year of Law 7.335/2022. Silva, Raquel Hevelym Tavares da Nobre, Luiz Fernando Dal Pian Nobre, Luiz Fernando Dal Pian Moreira, Marilia Diogenes Nunes, Patrícia de Souza Publicidade. Outdoor. Gênero. Mulher. Corpo. Advertising. Outdoor. Gender. Woman. Body CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS The present work aims to analyze and explore the image representation of the female gender in the Natal scene, based on advertisements published on the city's billboards, after one year of Law 7.335/2022 being in force, which provides for the prohibition of all broadcasting of advertising or propaganda of a sexist nature, which objectifies and exploits women's bodies on billboards, posters and signs in the Municipality of Natal; To this end, the Research by Patrícia Nunes (2021) was used as a theoretical-methodological basis, which motivated the creation of law 7.335/2022 by councilor Brisa Bracchi (PT) in the city of Natal. Our results indicate that advertising in Natal on billboards constructs a stereotypical pattern of how women and the female body should be represented, and this pattern, in turn, bears little resemblance to the real characteristics of women from Natal. O presente trabalho tem como objetivo analisar e explorar representação imagética do gênero feminino na cena de Natal, a partir dos anúncios veiculados nos outdoors da cidade, após um ano de vigor da Lei 7.335/2022, que prevê a proibição de toda veiculação de publicidade ou propaganda de caráter machista, que objetifique e explore o corpo da mulher em outdoors, cartazes e letreiros no Município do Natal; Para tal, foi utilizada como base teórico-metodológica a Pesquisa de Patrícia Nunes (2021), que motivou a criação da lei 7.335/2022 pela vereadora Brisa Bracchi (PT) na cidade de Natal. Nossos resultados sinalizam que a publicidade natalense em outdoors constrói um padrão estereotipado de como a mulher e o corpo feminino devem ser representados, e este padrão, por sua vez, pouco se assemelha às características reais da mulher potiguar. 2024-01-03T13:53:36Z 2024-01-03T13:53:36Z 2023-12-15 bachelorThesis SILVA , Raquel Hevelym Tavares da. Publicidade sem machismo: a representação do corpo feminino em publicidades na cidade de Natal/RN após um ano da Lei 7.335/2022. 2023. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57135 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Comunicação Social – Publicidade e Propaganda Departamento de Comunicação Social |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Publicidade. Outdoor. Gênero. Mulher. Corpo. Advertising. Outdoor. Gender. Woman. Body CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
spellingShingle |
Publicidade. Outdoor. Gênero. Mulher. Corpo. Advertising. Outdoor. Gender. Woman. Body CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS Silva, Raquel Hevelym Tavares da "Publicidade sem machismo: a representação do corpo feminino em publicidades na cidade de Natal/RN após um ano da Lei 7.335/2022 |
description |
The present work aims to analyze and explore the image representation of the female gender in the Natal scene, based on advertisements published on the city's billboards, after one year of Law 7.335/2022 being in force, which provides for the prohibition of all broadcasting of advertising or propaganda of a sexist nature, which objectifies and exploits women's bodies on billboards, posters and signs in the Municipality of Natal; To this end, the Research by Patrícia Nunes (2021) was used as a theoretical-methodological basis, which motivated the creation of law 7.335/2022 by councilor Brisa Bracchi (PT) in the city of Natal. Our results indicate that advertising in Natal on billboards constructs a stereotypical pattern of how women and the female body should be represented, and this pattern, in turn, bears little resemblance to the real characteristics of women from Natal. |
author2 |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
author_facet |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian Silva, Raquel Hevelym Tavares da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Raquel Hevelym Tavares da |
author_sort |
Silva, Raquel Hevelym Tavares da |
title |
"Publicidade sem machismo: a representação do corpo feminino em publicidades na cidade de Natal/RN após um ano da Lei 7.335/2022 |
title_short |
"Publicidade sem machismo: a representação do corpo feminino em publicidades na cidade de Natal/RN após um ano da Lei 7.335/2022 |
title_full |
"Publicidade sem machismo: a representação do corpo feminino em publicidades na cidade de Natal/RN após um ano da Lei 7.335/2022 |
title_fullStr |
"Publicidade sem machismo: a representação do corpo feminino em publicidades na cidade de Natal/RN após um ano da Lei 7.335/2022 |
title_full_unstemmed |
"Publicidade sem machismo: a representação do corpo feminino em publicidades na cidade de Natal/RN após um ano da Lei 7.335/2022 |
title_sort |
"publicidade sem machismo: a representação do corpo feminino em publicidades na cidade de natal/rn após um ano da lei 7.335/2022 |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57135 |
work_keys_str_mv |
AT silvaraquelhevelymtavaresda publicidadesemmachismoarepresentacaodocorpofemininoempublicidadesnacidadedenatalrnaposumanodalei73352022 AT silvaraquelhevelymtavaresda advertisingwithoutmachismtherepresentationofthefemalebodyinadvertisinginthecityofnatalrnafteroneyearoflaw73352022 |
_version_ |
1790055906245869568 |