Do aprender ao ensinar: memórias de uma futura pedagoga
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo rememorar e relatar as vivências que tive ao longo da minha vida acadêmica, as quais me trouxeram até o momento atual, na formação como pedagoga, em que reflito acerca dos caminhos percorridos, neste memorial formativo. A principal fonte de in...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57089 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-57089 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-570892024-03-19T04:03:23Z Do aprender ao ensinar: memórias de uma futura pedagoga From learning to teaching: memories of a future pedagogue Cavalcante, Alana Danielle Amaral Paiva, Maria Cristina Leandro de http://lattes.cnpq.br/5008583007971704 Júnior, Flávio Boleiz http://lattes.cnpq.br/1725795784961836 Cordeiro, Sandro da Silva http://lattes.cnpq.br/0595932518800885 Vida acadêmica Memórias Autoanálise Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo rememorar e relatar as vivências que tive ao longo da minha vida acadêmica, as quais me trouxeram até o momento atual, na formação como pedagoga, em que reflito acerca dos caminhos percorridos, neste memorial formativo. A principal fonte de informações para esta produção foram as minhas memórias, que, integradas às referências bibliográficas do curso, resultaram em um relato pessoal sobre a minha escolaridade, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e, por fim, no Ensino Superior. Em cada etapa destaquei acontecimentos específicos de ensino e aprendizagem que me marcaram positiva ou negativamente. O enfoque da análise crítica incidiu sobre a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, que fazem parte das competências de uma pedagoga, enquanto os relatos das etapas seguintes foram mais particulares e com intuito de recordação. A partir da construção deste memorial formativo pude entender os acontecimentos com base em um ponto de vista diferente do que tinha antes, compreendendo cada uma das minhas vivências, não mais como atuante no processo, mas como espectadora e futura pedagoga. Ao final desta experiência de rememoração chego à conclusão de que, mesmo com todas as problemáticas que permeiam o sistema educacional do nosso país, ainda existem pessoas que escolhem trabalhar com a docência, sendo uma das maiores motivações a busca por contribuir positivamente para a formação das crianças. 2023 2023-12-28T19:35:12Z 2023-12-11 bachelorThesis CAVALCANTE, Alana Danielle Amaral. Do aprender ao ensinar: memórias de uma futura pedagoga. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57089 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Vida acadêmica Memórias Autoanálise |
spellingShingle |
Vida acadêmica Memórias Autoanálise Cavalcante, Alana Danielle Amaral Do aprender ao ensinar: memórias de uma futura pedagoga |
description |
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo rememorar e relatar as vivências que tive ao longo da minha vida acadêmica, as quais me trouxeram até o momento atual, na formação como pedagoga, em que reflito acerca dos caminhos percorridos, neste memorial formativo. A principal fonte de informações para esta produção foram as minhas memórias, que, integradas às referências bibliográficas do curso, resultaram em um relato pessoal sobre a minha escolaridade, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e, por fim, no Ensino Superior. Em cada etapa destaquei acontecimentos específicos de ensino e aprendizagem que me marcaram positiva ou negativamente. O enfoque da análise crítica incidiu sobre a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, que fazem parte das competências de uma pedagoga, enquanto os relatos das etapas seguintes foram mais particulares e com intuito de recordação. A partir da construção deste memorial formativo pude entender os acontecimentos com base em um ponto de vista diferente do que tinha antes, compreendendo cada uma das minhas vivências, não mais como atuante no processo, mas como espectadora e futura pedagoga. Ao final desta experiência de rememoração chego à conclusão de que, mesmo com todas as problemáticas que permeiam o sistema educacional do nosso país, ainda existem pessoas que escolhem trabalhar com a docência, sendo uma das maiores motivações a busca por contribuir positivamente para a formação das crianças. |
author2 |
Paiva, Maria Cristina Leandro de |
author_facet |
Paiva, Maria Cristina Leandro de Cavalcante, Alana Danielle Amaral |
format |
bachelorThesis |
author |
Cavalcante, Alana Danielle Amaral |
author_sort |
Cavalcante, Alana Danielle Amaral |
title |
Do aprender ao ensinar: memórias de uma futura pedagoga |
title_short |
Do aprender ao ensinar: memórias de uma futura pedagoga |
title_full |
Do aprender ao ensinar: memórias de uma futura pedagoga |
title_fullStr |
Do aprender ao ensinar: memórias de uma futura pedagoga |
title_full_unstemmed |
Do aprender ao ensinar: memórias de uma futura pedagoga |
title_sort |
do aprender ao ensinar: memórias de uma futura pedagoga |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57089 |
work_keys_str_mv |
AT cavalcantealanadanielleamaral doaprenderaoensinarmemoriasdeumafuturapedagoga AT cavalcantealanadanielleamaral fromlearningtoteachingmemoriesofafuturepedagogue |
_version_ |
1797696544509526016 |