Do aprender ao ensinar: memórias de uma futura pedagoga

Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo rememorar e relatar as vivências que tive ao longo da minha vida acadêmica, as quais me trouxeram até o momento atual, na formação como pedagoga, em que reflito acerca dos caminhos percorridos, neste memorial formativo. A principal fonte de in...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cavalcante, Alana Danielle Amaral
Outros Autores: Paiva, Maria Cristina Leandro de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57089
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo rememorar e relatar as vivências que tive ao longo da minha vida acadêmica, as quais me trouxeram até o momento atual, na formação como pedagoga, em que reflito acerca dos caminhos percorridos, neste memorial formativo. A principal fonte de informações para esta produção foram as minhas memórias, que, integradas às referências bibliográficas do curso, resultaram em um relato pessoal sobre a minha escolaridade, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e, por fim, no Ensino Superior. Em cada etapa destaquei acontecimentos específicos de ensino e aprendizagem que me marcaram positiva ou negativamente. O enfoque da análise crítica incidiu sobre a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, que fazem parte das competências de uma pedagoga, enquanto os relatos das etapas seguintes foram mais particulares e com intuito de recordação. A partir da construção deste memorial formativo pude entender os acontecimentos com base em um ponto de vista diferente do que tinha antes, compreendendo cada uma das minhas vivências, não mais como atuante no processo, mas como espectadora e futura pedagoga. Ao final desta experiência de rememoração chego à conclusão de que, mesmo com todas as problemáticas que permeiam o sistema educacional do nosso país, ainda existem pessoas que escolhem trabalhar com a docência, sendo uma das maiores motivações a busca por contribuir positivamente para a formação das crianças.