Estratégias de comunicação interna e sua relação com os colaboradores: análise em empresa franqueada do setor de perfumaria e cosmético no Brasil
The communication plays a crucial role in human interactions, standing out as a tool of extreme relevance. Its strategic application in organizations is of utmost importance, whether to face crises, keep the team informed, contribute to a healthy organizational environment, or align values and busin...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57074 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-57074 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
experiência do colaborador intraempreendedorismo estratégias de comunicação interna CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
spellingShingle |
experiência do colaborador intraempreendedorismo estratégias de comunicação interna CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Aquino, Alyne Oliveira de Estratégias de comunicação interna e sua relação com os colaboradores: análise em empresa franqueada do setor de perfumaria e cosmético no Brasil |
description |
The communication plays a crucial role in human interactions, standing out as a tool of extreme relevance. Its strategic application in organizations is of utmost importance, whether to face crises, keep the team informed, contribute to a healthy organizational environment, or align values and business goals with employees. This study examines the impact of internal communication on the experience of employees in a franchised company in the perfume and cosmetics sector in Brazil. The research, of a descriptiveexploratory nature, adopts the format of an empirical case study, combining quantitative and qualitative analyses. The instrument used for data collection was the structured questionnaire developed through Google Forms. The survey was answered by 371 employees representing all cities and departments of the company. The results indicate that internal communication strengthens employee commitment, while the tools implemented by the company provide effective support, facilitating alignment between individual and organizational objectives. Finally, it was possible to conclude that the main difficulties of internal communication in the company are related to the exchange of constant feedback, however, it is perceived that, in general, the collected evidence suggests that the practices adopted by the studied company can be taken as references by organizations that wish to structure this area and promote important aspects, such as employee experience. |
author2 |
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes |
author_facet |
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes Aquino, Alyne Oliveira de |
format |
bachelorThesis |
author |
Aquino, Alyne Oliveira de |
author_sort |
Aquino, Alyne Oliveira de |
title |
Estratégias de comunicação interna e sua relação com os colaboradores: análise em empresa franqueada do setor de perfumaria e cosmético no Brasil |
title_short |
Estratégias de comunicação interna e sua relação com os colaboradores: análise em empresa franqueada do setor de perfumaria e cosmético no Brasil |
title_full |
Estratégias de comunicação interna e sua relação com os colaboradores: análise em empresa franqueada do setor de perfumaria e cosmético no Brasil |
title_fullStr |
Estratégias de comunicação interna e sua relação com os colaboradores: análise em empresa franqueada do setor de perfumaria e cosmético no Brasil |
title_full_unstemmed |
Estratégias de comunicação interna e sua relação com os colaboradores: análise em empresa franqueada do setor de perfumaria e cosmético no Brasil |
title_sort |
estratégias de comunicação interna e sua relação com os colaboradores: análise em empresa franqueada do setor de perfumaria e cosmético no brasil |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57074 |
work_keys_str_mv |
AT aquinoalyneoliveirade estrategiasdecomunicacaointernaesuarelacaocomoscolaboradoresanaliseemempresafranqueadadosetordeperfumariaecosmeticonobrasil |
_version_ |
1790056142374699008 |
spelling |
ri-123456789-570742023-12-28T16:48:40Z Estratégias de comunicação interna e sua relação com os colaboradores: análise em empresa franqueada do setor de perfumaria e cosmético no Brasil Aquino, Alyne Oliveira de Ferreira, Lissa Valéria Fernandes Cavalcante, Islaine Cristiane Medeiros, Carlos Alberto experiência do colaborador intraempreendedorismo estratégias de comunicação interna CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO The communication plays a crucial role in human interactions, standing out as a tool of extreme relevance. Its strategic application in organizations is of utmost importance, whether to face crises, keep the team informed, contribute to a healthy organizational environment, or align values and business goals with employees. This study examines the impact of internal communication on the experience of employees in a franchised company in the perfume and cosmetics sector in Brazil. The research, of a descriptiveexploratory nature, adopts the format of an empirical case study, combining quantitative and qualitative analyses. The instrument used for data collection was the structured questionnaire developed through Google Forms. The survey was answered by 371 employees representing all cities and departments of the company. The results indicate that internal communication strengthens employee commitment, while the tools implemented by the company provide effective support, facilitating alignment between individual and organizational objectives. Finally, it was possible to conclude that the main difficulties of internal communication in the company are related to the exchange of constant feedback, however, it is perceived that, in general, the collected evidence suggests that the practices adopted by the studied company can be taken as references by organizations that wish to structure this area and promote important aspects, such as employee experience. A comunicação assume um papel crucial nas interações humanas, destacando-se como uma ferramenta de extrema relevância. Sua aplicação estratégica nas organizações é de suma importância, seja para enfrentar crises, manter a equipe informada, contribuir para um ambiente organizacional saudável ou alinhar valores e metas empresariais com os funcionários. Este estudo examina o impacto da comunicação interna na experiência dos colaboradores em uma empresa franqueada do setor de perfumaria e cosméticos no Brasil. A pesquisa, de natureza descritivo-exploratória, adota o formato de estudo de caso empírico, combinando análises quantitativas e qualitativas. O instrumento utilizado para coleta foi o questionário estruturado desenvolvido através do Google Forms. A pesquisa foi respondida por 371 colaboradores representando todas as cidades e departamentos da empresa. Os resultados indicam que a comunicação interna fortalece o comprometimento dos colaboradores, enquanto as ferramentas implementadas pela empresa oferecem suporte eficaz, facilitando o alinhamento entre os objetivos individuais e organizacionais. Por fim, foi possível concluir que as principais dificuldades da comunicação interna na empresa estão voltadas a troca de feedbacks constantes, porém, percebe-se que, de maneira geral, as evidências coletadas sugerem que as práticas adotadas pela empresa estudada podem ser tomadas como referências por organizações que desejam estruturar essa área e promover pontos importantes, como a experiência do colaborador. 2023-12-28T16:38:22Z 2023-12-28T16:38:22Z 2023-12-04 bachelorThesis AQUINO, Alyne Oliveira de. Estratégias de comunicação interna e sua relação com os colaboradores: análise em empresa franqueada do setor de perfumaria e cosmético no Brasil. Orientador: Lissa Valéria Fernandes Ferreira. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57074 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Administração Departamento de Ciências Administrativas |