Dos Círculos de Cultura Freirianos à experiência da rede de educação e alfabetização de jovens, adultos e idosos (Reajaí) da UFRN
This article aimed to analyze how Paulo Freire's Culture Circles, used as a tool for literacy and adult awareness in the 1960s, have influenced the methodology of the Education and Literacy Network Extension Project for Youth, Adults and Elderly (Reajaí), linked to the Education Center of the F...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57049 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-57049 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-570492024-03-19T04:03:56Z Dos Círculos de Cultura Freirianos à experiência da rede de educação e alfabetização de jovens, adultos e idosos (Reajaí) da UFRN From the Freirian Culture Circles to the experience of the education and literacy Network for youth, adults and elderly (Reajaí) at UFRN Nogueira, Thayná Fernandes Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros http://lattes.cnpq.br/9576247401262915 http://lattes.cnpq.br/2481333551162411 Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros Leite, José Evangiomarison Lopes Fernandes, Aline Medeiros Círculos de Cultura Culture Circles Educação Popular Popular Education Educação Libertadora Liberating Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS This article aimed to analyze how Paulo Freire's Culture Circles, used as a tool for literacy and adult awareness in the 1960s, have influenced the methodology of the Education and Literacy Network Extension Project for Youth, Adults and Elderly (Reajaí), linked to the Education Center of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). To this end, it was necessary to dialogue with the concepts of Culture Circle (Freire, 1967; Cardoso, 1963), Liberating Education (Freire, 2020) and Progressive Liberating Tendency (Libâneo, 1985), in addition to analyzing the historical context (Fausto, 2019; Nicolau, 2012; Schmitt, 2000). In this way, this is a qualitative research, whose crossing between bibliographic sources and the records and reflections of the case study made it possible to perceive the similarities and distances between the experiences, considering the target audience, the challenges and political-political scenarios society of each era. Thus, it was possible to ascertain the contributions of the Freirian proposal and the success of Reajaí in promoting critical and dialogic literacy. Este artigo teve como objetivo analisar de que forma os Círculos de Cultura de Paulo Freire, utilizados como ferramenta para alfabetização e conscientização de adultos na década de 1960, têm influenciado na metodologia do Projeto de Extensão Rede de Educação e Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (Reajaí), vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, foi necessário dialogar com os conceitos de Círculo de Cultura (Freire, 1967; Cardoso, 1963), Educação Libertadora (Freire, 2020) e Tendência Progressista Libertadora (Libâneo, 1985), além da análise do contexto histórico (Fausto, 2019; Nicolau, 2012; Schmitt, 2000). Desse modo, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo cruzamento entre as fontes bibliográficas e os registros e reflexões do estudo de caso viabilizaram perceber as aproximações e distanciamentos entre as experiências, considerando o público-alvo, os desafios e cenários político-sociais de cada época. Assim, foi possível averiguar as contribuições da proposta freiriana e o êxito da Reajaí na promoção de uma alfabetização crítica e dialógica. 2023 2023-12-27T19:29:36Z 2023-12-07 bachelorThesis NOGUEIRA, Thayná Fernandes. Dos Círculos de Cultura Freirianos à experiência da rede de educação e alfabetização de jovens, adultos e idosos (Reajaí) da UFRN. Orientadora: Aliny Dayany Pereira de Medeiros Pranto. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57049 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Círculos de Cultura Culture Circles Educação Popular Popular Education Educação Libertadora Liberating Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Círculos de Cultura Culture Circles Educação Popular Popular Education Educação Libertadora Liberating Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Nogueira, Thayná Fernandes Dos Círculos de Cultura Freirianos à experiência da rede de educação e alfabetização de jovens, adultos e idosos (Reajaí) da UFRN |
description |
This article aimed to analyze how Paulo Freire's Culture Circles, used as a tool for literacy and adult awareness in the 1960s, have influenced the methodology of the Education and Literacy Network Extension Project for Youth, Adults and Elderly (Reajaí), linked to the Education Center of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). To this end, it was necessary to dialogue with the concepts of Culture Circle (Freire, 1967; Cardoso, 1963), Liberating Education (Freire, 2020) and Progressive Liberating Tendency (Libâneo, 1985), in addition to analyzing the historical context (Fausto, 2019; Nicolau, 2012; Schmitt, 2000). In this way, this is a qualitative research, whose crossing between bibliographic sources and the records and reflections of the case study made it possible to perceive the similarities and distances between the experiences, considering the target audience, the challenges and political-political scenarios society of each era. Thus, it was possible to ascertain the contributions of the Freirian proposal and the success of Reajaí in promoting critical and dialogic literacy. |
author2 |
Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros |
author_facet |
Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros Nogueira, Thayná Fernandes |
format |
bachelorThesis |
author |
Nogueira, Thayná Fernandes |
author_sort |
Nogueira, Thayná Fernandes |
title |
Dos Círculos de Cultura Freirianos à experiência da rede de educação e alfabetização de jovens, adultos e idosos (Reajaí) da UFRN |
title_short |
Dos Círculos de Cultura Freirianos à experiência da rede de educação e alfabetização de jovens, adultos e idosos (Reajaí) da UFRN |
title_full |
Dos Círculos de Cultura Freirianos à experiência da rede de educação e alfabetização de jovens, adultos e idosos (Reajaí) da UFRN |
title_fullStr |
Dos Círculos de Cultura Freirianos à experiência da rede de educação e alfabetização de jovens, adultos e idosos (Reajaí) da UFRN |
title_full_unstemmed |
Dos Círculos de Cultura Freirianos à experiência da rede de educação e alfabetização de jovens, adultos e idosos (Reajaí) da UFRN |
title_sort |
dos círculos de cultura freirianos à experiência da rede de educação e alfabetização de jovens, adultos e idosos (reajaí) da ufrn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57049 |
work_keys_str_mv |
AT nogueirathaynafernandes doscirculosdeculturafreirianosaexperienciadarededeeducacaoealfabetizacaodejovensadultoseidososreajaidaufrn AT nogueirathaynafernandes fromthefreirianculturecirclestotheexperienceoftheeducationandliteracynetworkforyouthadultsandelderlyreajaiatufrn |
_version_ |
1797696607934742528 |