As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura
O presente estudo tem como objetivo identificar explicações sobre a cisão entre afetividade e cognição no campo educacional a partir de estudos na literatura científica. Tendo como base a Psicologia Histórico-cultural, realizamos uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, no lócus do Go...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57047 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-57047 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-570472024-03-19T04:04:23Z As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura Oliveira, Naiara Barbosa de Nóbrega, Danielle Oliveira da Nóbrega, Danielle Oliveira da Ribeiro, Cynara Teixeira Freire, Kátia Regina Lopes Costa Afetividade Cognição Educação escolar. O presente estudo tem como objetivo identificar explicações sobre a cisão entre afetividade e cognição no campo educacional a partir de estudos na literatura científica. Tendo como base a Psicologia Histórico-cultural, realizamos uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, no lócus do Google Acadêmico, utilizando os descritores “afetividade e educação, bem como “afetividade e ensino”. Durante uma semana foram encontrados 200 trabalhos envolvendo os dois descritores, no entanto cinquenta foram selecionados, tendo em vista os critérios de inclusão e exclusão na amostra. Desse quantitativo, cinco deles foram analisados por meio de análise de conteúdo, por tratarem especificamente do objetivo geral deste estudo. Os resultados apontam a importância da relação sujeito-objeto-mediador e as razões da cisão entre afeto e cognição na educação. Buscou-se entender como a Psicologia Histórico-cultural a partir do pensamento dialético do homem pode contribuir para a superação da dicotomia entre a afetividade e cognição nos processos educativos. Esse trabalho contribui para ampliar o conhecimento acadêmico sobre o tema e aprimorar as práticas educacionais em diversos níveis de ensino. 2023 2023-12-27T19:07:26Z 2023-12-12 bachelorThesis OLIVEIRA, Naiara Barbosa de Oliveira. As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura. Orientadora: Danielle Oliveira da Nóbrega. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57047 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Afetividade Cognição Educação escolar. |
spellingShingle |
Afetividade Cognição Educação escolar. Oliveira, Naiara Barbosa de As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura |
description |
O presente estudo tem como objetivo identificar explicações sobre a cisão entre afetividade e cognição no campo educacional a partir de estudos na literatura científica. Tendo como base a Psicologia Histórico-cultural, realizamos uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, no lócus do Google Acadêmico, utilizando os
descritores “afetividade e educação, bem como “afetividade e ensino”. Durante uma semana foram encontrados 200 trabalhos envolvendo os dois descritores, no entanto cinquenta foram selecionados, tendo em vista os critérios de inclusão e exclusão na amostra. Desse quantitativo, cinco deles foram analisados por meio de análise de conteúdo, por tratarem especificamente do objetivo geral deste estudo. Os resultados apontam a importância da relação sujeito-objeto-mediador e as razões da cisão entre afeto e cognição na educação. Buscou-se entender como a Psicologia Histórico-cultural a partir do pensamento dialético do homem pode contribuir para a superação da dicotomia entre a afetividade e cognição nos
processos educativos. Esse trabalho contribui para ampliar o conhecimento acadêmico sobre o tema e aprimorar as práticas educacionais em diversos níveis de ensino. |
author2 |
Nóbrega, Danielle Oliveira da |
author_facet |
Nóbrega, Danielle Oliveira da Oliveira, Naiara Barbosa de |
format |
bachelorThesis |
author |
Oliveira, Naiara Barbosa de |
author_sort |
Oliveira, Naiara Barbosa de |
title |
As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura |
title_short |
As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura |
title_full |
As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura |
title_fullStr |
As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura |
title_sort |
as cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57047 |
work_keys_str_mv |
AT oliveiranaiarabarbosade ascisoesentreafetividadeecognicaonaeducacaoescolarumestudoderevisaodeliteratura |
_version_ |
1797696607726075904 |