As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura

O presente estudo tem como objetivo identificar explicações sobre a cisão entre afetividade e cognição no campo educacional a partir de estudos na literatura científica. Tendo como base a Psicologia Histórico-cultural, realizamos uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, no lócus do Go...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Naiara Barbosa de
Outros Autores: Nóbrega, Danielle Oliveira da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57047
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-57047
record_format dspace
spelling ri-123456789-570472024-03-19T04:04:23Z As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura Oliveira, Naiara Barbosa de Nóbrega, Danielle Oliveira da Nóbrega, Danielle Oliveira da Ribeiro, Cynara Teixeira Freire, Kátia Regina Lopes Costa Afetividade Cognição Educação escolar. O presente estudo tem como objetivo identificar explicações sobre a cisão entre afetividade e cognição no campo educacional a partir de estudos na literatura científica. Tendo como base a Psicologia Histórico-cultural, realizamos uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, no lócus do Google Acadêmico, utilizando os descritores “afetividade e educação, bem como “afetividade e ensino”. Durante uma semana foram encontrados 200 trabalhos envolvendo os dois descritores, no entanto cinquenta foram selecionados, tendo em vista os critérios de inclusão e exclusão na amostra. Desse quantitativo, cinco deles foram analisados por meio de análise de conteúdo, por tratarem especificamente do objetivo geral deste estudo. Os resultados apontam a importância da relação sujeito-objeto-mediador e as razões da cisão entre afeto e cognição na educação. Buscou-se entender como a Psicologia Histórico-cultural a partir do pensamento dialético do homem pode contribuir para a superação da dicotomia entre a afetividade e cognição nos processos educativos. Esse trabalho contribui para ampliar o conhecimento acadêmico sobre o tema e aprimorar as práticas educacionais em diversos níveis de ensino. 2023 2023-12-27T19:07:26Z 2023-12-12 bachelorThesis OLIVEIRA, Naiara Barbosa de Oliveira. As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura. Orientadora: Danielle Oliveira da Nóbrega. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57047 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Afetividade
Cognição
Educação escolar.
spellingShingle Afetividade
Cognição
Educação escolar.
Oliveira, Naiara Barbosa de
As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura
description O presente estudo tem como objetivo identificar explicações sobre a cisão entre afetividade e cognição no campo educacional a partir de estudos na literatura científica. Tendo como base a Psicologia Histórico-cultural, realizamos uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, no lócus do Google Acadêmico, utilizando os descritores “afetividade e educação, bem como “afetividade e ensino”. Durante uma semana foram encontrados 200 trabalhos envolvendo os dois descritores, no entanto cinquenta foram selecionados, tendo em vista os critérios de inclusão e exclusão na amostra. Desse quantitativo, cinco deles foram analisados por meio de análise de conteúdo, por tratarem especificamente do objetivo geral deste estudo. Os resultados apontam a importância da relação sujeito-objeto-mediador e as razões da cisão entre afeto e cognição na educação. Buscou-se entender como a Psicologia Histórico-cultural a partir do pensamento dialético do homem pode contribuir para a superação da dicotomia entre a afetividade e cognição nos processos educativos. Esse trabalho contribui para ampliar o conhecimento acadêmico sobre o tema e aprimorar as práticas educacionais em diversos níveis de ensino.
author2 Nóbrega, Danielle Oliveira da
author_facet Nóbrega, Danielle Oliveira da
Oliveira, Naiara Barbosa de
format bachelorThesis
author Oliveira, Naiara Barbosa de
author_sort Oliveira, Naiara Barbosa de
title As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura
title_short As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura
title_full As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura
title_fullStr As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura
title_full_unstemmed As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura
title_sort as cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57047
work_keys_str_mv AT oliveiranaiarabarbosade ascisoesentreafetividadeecognicaonaeducacaoescolarumestudoderevisaodeliteratura
_version_ 1797696607726075904