As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura
O presente estudo tem como objetivo identificar explicações sobre a cisão entre afetividade e cognição no campo educacional a partir de estudos na literatura científica. Tendo como base a Psicologia Histórico-cultural, realizamos uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, no lócus do Go...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57047 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo identificar explicações sobre a cisão entre afetividade e cognição no campo educacional a partir de estudos na literatura científica. Tendo como base a Psicologia Histórico-cultural, realizamos uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, no lócus do Google Acadêmico, utilizando os
descritores “afetividade e educação, bem como “afetividade e ensino”. Durante uma semana foram encontrados 200 trabalhos envolvendo os dois descritores, no entanto cinquenta foram selecionados, tendo em vista os critérios de inclusão e exclusão na amostra. Desse quantitativo, cinco deles foram analisados por meio de análise de conteúdo, por tratarem especificamente do objetivo geral deste estudo. Os resultados apontam a importância da relação sujeito-objeto-mediador e as razões da cisão entre afeto e cognição na educação. Buscou-se entender como a Psicologia Histórico-cultural a partir do pensamento dialético do homem pode contribuir para a superação da dicotomia entre a afetividade e cognição nos
processos educativos. Esse trabalho contribui para ampliar o conhecimento acadêmico sobre o tema e aprimorar as práticas educacionais em diversos níveis de ensino. |
---|