Vamos brincar de poesia? Um convite à formação de crianças leitoras

O presente estudo, intitulado “Vamos brincar de poesia? Um convite à formação de crianças leitoras” tem por objetivo investigar as possíveis contribuições da leitura de poesia para a formação de crianças leitoras. É motivado pela inquietude da pesquisadora, ao constatar, em levantamento acerca da te...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Tôrres, Maria Luíza Santos da Silva
Outros Autores: Fernandes, Gildene Lima de Souza
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56876
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Descrição
Resumo:O presente estudo, intitulado “Vamos brincar de poesia? Um convite à formação de crianças leitoras” tem por objetivo investigar as possíveis contribuições da leitura de poesia para a formação de crianças leitoras. É motivado pela inquietude da pesquisadora, ao constatar, em levantamento acerca da temática, que são ainda restritas as produções acadêmicas em torno da presença da poesia na formação de crianças leitoras. No intuito de constituir dados que possam endossar a defesa acerca do potencial deste gênero literário para a formação leitora de crianças, procedeu-se uma revisão bibliográfica e uma intervenção pedagógica, que foi constituída por cinco sessões de leitura, planejadas conforme a metodologia da andaimagem (Wood, Bruner e Ross, 1976) e desenvolvidas em formato de clube de leitura, em ambiente extraescolar. Participaram da intervenção onze sujeitos, entre 4 e 5 anos de idade, matriculados em instituições de educação infantil públicas e privadas do município de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte - Brasil. Adota como principais subsídios teóricos: Ariés (1973); Amarilha (1997 e 2013); Yunes (2014); Vigotski (1992 e 2009), entre outros. Utiliza como corpus de dados as anotações da pesquisadora, em diário de bordo, bem como as gravações em vídeo das sessões, transcritas integralmente, verificando as expressões das crianças a partir do contato com a leitura de poesias. A análise dos dados toma por referência os princípios da categorização e inferência presentes na análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados apontam que as crianças foram receptivas ao texto poético, sendo capazes de elaborar sentidos e ampliar o conhecimento sobre os temas abordados, revisitar e ampliar o repertório literário e se expressarem, de forma criativa, utilizando diferentes linguagens. A pesquisa evidencia que o trabalho com poesia abre portas para um mundo de possibilidades de expressão e interação essenciais para a formação leitora e, numa perspectiva mais ampla, para o crescimento pessoal e emocional das crianças.