Posto neste livro porque praticava atos que a moral reprova: rebeldia e masculinidade na Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do Século XX

This work aims to analyze the disciplinary power invested on the bodies of the learners in an attempt to forge a strong, obedient, orderly and masculinized body through the violations committed and punishments applied and recorded in the Book of Punishments of the School of Apprentices Marines of Ri...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Kaswadi, Renata Yumi Galvão
Outros Autores: Soares Júnior, Azemar dos Santos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56870
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-56870
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Escola de Aprendizes Marinheiros
Seaman Apprentice School
Punição
Punishment
Masculinidade
Masculinity
spellingShingle Escola de Aprendizes Marinheiros
Seaman Apprentice School
Punição
Punishment
Masculinidade
Masculinity
Kaswadi, Renata Yumi Galvão
Posto neste livro porque praticava atos que a moral reprova: rebeldia e masculinidade na Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do Século XX
description This work aims to analyze the disciplinary power invested on the bodies of the learners in an attempt to forge a strong, obedient, orderly and masculinized body through the violations committed and punishments applied and recorded in the Book of Punishments of the School of Apprentices Marines of Rio Grande do Norte in the first half of the twentieth century. These notes had the function of recording the actions that the apprentices committed and were considered as “faults” by the superiors, a kind of non-compliance with the norms, therefore, a posture considered inconsistent for future “man of the sea”. We discussed the concepts of discipline and punishment proposed by Michel Foucault (2014), from the description of the panoptic as a model of constant surveillance, forms of power exercised over the bodies of learners. The intention was to train their wills and gestures by transforming them into docile and labor-resistant bodies, contributing to the formation of a masculinity. Thus, we were able to observe the punishments applied and what motivated the apprentice to commit sometimes repeated “crimes” recorded in the Book of Punishments. Methodologically, we appropriated the analysis of the speech of Michel Foucault (2012), for understanding the ways to read and feel through the enunciates the discursive constructions elaborated on a given event and from them to write a version of the story. It is concluded that the most “rebel” apprentices were listed and punished for resisting the model of power undertaken over their bodies, seeking, in our view, the production of a so-called rigid masculinity, proper to military institutions.
author2 Soares Júnior, Azemar dos Santos
author_facet Soares Júnior, Azemar dos Santos
Kaswadi, Renata Yumi Galvão
format bachelorThesis
author Kaswadi, Renata Yumi Galvão
author_sort Kaswadi, Renata Yumi Galvão
title Posto neste livro porque praticava atos que a moral reprova: rebeldia e masculinidade na Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do Século XX
title_short Posto neste livro porque praticava atos que a moral reprova: rebeldia e masculinidade na Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do Século XX
title_full Posto neste livro porque praticava atos que a moral reprova: rebeldia e masculinidade na Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do Século XX
title_fullStr Posto neste livro porque praticava atos que a moral reprova: rebeldia e masculinidade na Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do Século XX
title_full_unstemmed Posto neste livro porque praticava atos que a moral reprova: rebeldia e masculinidade na Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do Século XX
title_sort posto neste livro porque praticava atos que a moral reprova: rebeldia e masculinidade na escola de aprendizes marinheiros do rio grande do norte na primeira metade do século xx
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56870
work_keys_str_mv AT kaswadirenatayumigalvao postonestelivroporquepraticavaatosqueamoralreprovarebeldiaemasculinidadenaescoladeaprendizesmarinheirosdoriograndedonortenaprimeirametadedoseculoxx
_version_ 1790055735050108928
spelling ri-123456789-568702023-12-28T13:59:44Z Posto neste livro porque praticava atos que a moral reprova: rebeldia e masculinidade na Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do Século XX Kaswadi, Renata Yumi Galvão Soares Júnior, Azemar dos Santos https://orcid.org/0009-0001-1199-7235 https://lattes.cnpq.br/6713333956906058 https://orcid.org/0000-0003-0015-415X http://lattes.cnpq.br/5548182860228173 Soares Junior, Azemar dos Santos https://orcid.org/0000-0003-0015-415X http://lattes.cnpq.br/5548182860228173 Oliveira, William Brenno dos Santos https://orcid.org/0000-0003-4112-0810 http://lattes.cnpq.br/2364610093263658 Marcelino, Zilana Teixeira https://orcid.org/0000-0003-1050-1776 http://lattes.cnpq.br/3732739585010946 Escola de Aprendizes Marinheiros Seaman Apprentice School Punição Punishment Masculinidade Masculinity This work aims to analyze the disciplinary power invested on the bodies of the learners in an attempt to forge a strong, obedient, orderly and masculinized body through the violations committed and punishments applied and recorded in the Book of Punishments of the School of Apprentices Marines of Rio Grande do Norte in the first half of the twentieth century. These notes had the function of recording the actions that the apprentices committed and were considered as “faults” by the superiors, a kind of non-compliance with the norms, therefore, a posture considered inconsistent for future “man of the sea”. We discussed the concepts of discipline and punishment proposed by Michel Foucault (2014), from the description of the panoptic as a model of constant surveillance, forms of power exercised over the bodies of learners. The intention was to train their wills and gestures by transforming them into docile and labor-resistant bodies, contributing to the formation of a masculinity. Thus, we were able to observe the punishments applied and what motivated the apprentice to commit sometimes repeated “crimes” recorded in the Book of Punishments. Methodologically, we appropriated the analysis of the speech of Michel Foucault (2012), for understanding the ways to read and feel through the enunciates the discursive constructions elaborated on a given event and from them to write a version of the story. It is concluded that the most “rebel” apprentices were listed and punished for resisting the model of power undertaken over their bodies, seeking, in our view, the production of a so-called rigid masculinity, proper to military institutions. Este trabalho tem como objetivo analisar o poder disciplinar investido sobre os corpos dos aprendizes na tentativa de forjar um corpo forte, obediente, ordeiro e masculinizado através das contravenções cometidas e punições aplicadas e registradas no Livro de Castigos da Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do vigésimo século. Essas anotações tinham a função de registrar as ações que os aprendizes cometiam e eram consideradas como “faltas” pelos superiores, uma espécie de descumprimento das normas, portanto, uma postura considerada incoerente para futuros “homens do mar”. Discutimos os conceitos de disciplina e punição propostos por Michel Foucault (2014), a partir da descrição do panóptico enquanto modelo de vigilância constante, formas de poder exercidas sobre os corpos dos aprendizes. A intenção era adestrar suas vontades e gestos transformando-os em corpos dóceis e resistentes ao trabalho, contribuindo para a formação de uma certa masculinidade. Assim, pudemos observar os castigos aplicados e o que motivou o aprendiz a cometer, por vezes, repetidos “delitos” registrados no Livro de Castigos. Metodologicamente, nos apropriamos da análise do discurso de Michel Foucault (2012), por entender as formas de ler e sentir através dos enunciados as construções discursivas elaboradas sobre um dado acontecimento e a partir deles escrever uma versão da história. Conclui-se que os aprendizes mais “rebeldes” eram listados e punidos por resistirem ao modelo de poder empreendido sobre seus corpos, buscando a nosso ver, a produção de uma dita rígida masculinidade, própria das instituições militares. 2023-12-22T22:02:50Z 2023-12-06 bachelorThesis KASWADI, Renata. Posto neste livro porque praticava atos que a moral reprova: rebeldia e masculinidade na Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte na primeira metade do Século XX. Orientador: Azemar dos Santos Soares Júnior. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Centro De Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56870 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação