Letramento histórico e materiais didáticos antirracistas
O estudo em questão tem como objetivo principal investigar as possibilidades de integração entre o letramento histórico e a utilização de materiais didáticos com uma perspectiva antirracista no ensino de História, para tal analisamos alguns materiais didáticos disponíveis no site do Laboratório de C...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56868 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O estudo em questão tem como objetivo principal investigar as possibilidades de integração entre o letramento histórico e a utilização de materiais didáticos com uma perspectiva antirracista no ensino de História, para tal analisamos alguns materiais didáticos disponíveis no site do Laboratório de Ciências Humanas do Centro de Educação, destacando a importância de fornecer aos professores em formação ferramentas que possam ser prontamente incorporadas em seus métodos de ensino. Partindo das discussões conceituais sobre letramento, história e materiais didáticos do ponto de vista de Soares (2006), Le Goff (1996) e Bittencourt (2011), utilizaremos também as contribuições sobre uma prática educativa antirracista trazida pelas autoras Hooks (2017) e Ribeiro (2019). O foco recai sobre o papel do ensino de História na promoção das habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos, com a intenção de construir uma consciência crítica sobre as relações históricas e, particularmente, desenvolver uma consciência antirracista nos estudantes. |
---|