Letramento histórico e materiais didáticos antirracistas

O estudo em questão tem como objetivo principal investigar as possibilidades de integração entre o letramento histórico e a utilização de materiais didáticos com uma perspectiva antirracista no ensino de História, para tal analisamos alguns materiais didáticos disponíveis no site do Laboratório de C...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Matias, Izabel Luiza Ribeiro
Outros Autores: Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56868
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O estudo em questão tem como objetivo principal investigar as possibilidades de integração entre o letramento histórico e a utilização de materiais didáticos com uma perspectiva antirracista no ensino de História, para tal analisamos alguns materiais didáticos disponíveis no site do Laboratório de Ciências Humanas do Centro de Educação, destacando a importância de fornecer aos professores em formação ferramentas que possam ser prontamente incorporadas em seus métodos de ensino. Partindo das discussões conceituais sobre letramento, história e materiais didáticos do ponto de vista de Soares (2006), Le Goff (1996) e Bittencourt (2011), utilizaremos também as contribuições sobre uma prática educativa antirracista trazida pelas autoras Hooks (2017) e Ribeiro (2019). O foco recai sobre o papel do ensino de História na promoção das habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos, com a intenção de construir uma consciência crítica sobre as relações históricas e, particularmente, desenvolver uma consciência antirracista nos estudantes.