MOLDANDO HISTÓRIAS E APRENDIZADOS: teatro de formas animadas e outras estéticas teatrais no aprendizado de encenação de um discente no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN

In this work, I share a concise vision of some experiences that shaped my journey as a student in the Theater Degree Course at UFRN, guiding me towards experimenting with theatrical forms, such as those I had access to during my undergraduate studies, including the Teatro de Formas Animadas . I cond...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Mateus
Outros Autores: Araújo, Sávio
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56856
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-56856
record_format dspace
spelling ri-123456789-568562023-12-22T18:52:10Z MOLDANDO HISTÓRIAS E APRENDIZADOS: teatro de formas animadas e outras estéticas teatrais no aprendizado de encenação de um discente no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN SHAPING STORIES AND LEARNING: animated theater and other theatrical aesthetics in the teaching of staging for a student in the Theater Teaching Degree at UFRN. Lima, Mateus Araújo, Sávio http://lattes.cnpq.br/5026604704788382 Barbosa, Makarios Silva, Aélcio Processos de Encenação Teatro de animação Dramaturgia In this work, I share a concise vision of some experiences that shaped my journey as a student in the Theater Degree Course at UFRN, guiding me towards experimenting with theatrical forms, such as those I had access to during my undergraduate studies, including the Teatro de Formas Animadas . I conduct an analysis based on my artistic and educational experiences, exploring their nuances and potential. Therefore, in this work, we seek to reflect on the process of scenic creation as an educational power, highlighting the pedagogical opportunities that this artistic language offers. In addition to reflecting on the importance of animated theater in a Theater Degree, I also sought to reflect on how access to Extension and Teaching projects, pedagogically specific to theater making, provided me with enormous collaborative learning and allowed me to perform the production of a show based on my memorial matrices, which greatly enriched my learning in this training journey. Therefore, I report the creation and staging of an authorial theatrical show entitled "A Biblioteca Invisível da Dona Angelita", which makes use of puppets in an attempt to bring me closer to this theatrical modality. This practical experience helped me apply the knowledge I gained on the subject and explore my understanding of its foundations. Neste trabalho, compartilho uma visão concisa de algumas experiências que moldaram minha jornada como estudante no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN, orientando-me para a experimentação de formas teatrais, as quais tive acesso em minha graduação, entre elas o Teatro de Formas Animadas. Conduzo uma análise pautada em minhas vivências artísticas e educacionais, explorando suas nuances e potencialidades. Assim, neste trabalho, busco refletir sobre o processo de criação cênica como uma potência educacional, destacando as oportunidades pedagógicas que essa linguagem artística oferece. Além de refletir sobre importância do teatro de animação numa Licenciatura em Teatro, procurei, também, refletir sobre como o acesso a projetos de Extensão e Ensino, voltados pedagogicamente para o fazer teatral, me proporcionaram um enorme aprendizado colaborativo e me permitiram realizar a encenação de um espetáculo a partir de minhas matrizes memoriais, o que enriqueceu muito meu aprendizado nesse percurso formativo. Relato, portanto, a criação e montagem de um espetáculo teatral autoral intitulado "A Biblioteca Invisível da Dona Angelita", que faz uso de bonecos na tentativa de me aproximar dessa modalidade teatral. Esta experiência prática me ajudou a aplicar o conhecimento adquirido sobre o assunto e explorar minha compreensão acerca de seus fundamentos. 2023-12-22T18:52:10Z 2023-12-22T18:52:10Z 2023-11-30 bachelorThesis LIMA, Mateus. MOLDANDO HISTÓRIAS E APRENDIZADOS: teatro de formas animadas e outras estéticas teatrais no aprendizado de encenação de um discente no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Curso de Licenciatura em Teatro, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56856 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Teatro DEPARTAMENTO DE ARTES
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Processos de Encenação
Teatro de animação
Dramaturgia
spellingShingle Processos de Encenação
Teatro de animação
Dramaturgia
Lima, Mateus
MOLDANDO HISTÓRIAS E APRENDIZADOS: teatro de formas animadas e outras estéticas teatrais no aprendizado de encenação de um discente no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN
description In this work, I share a concise vision of some experiences that shaped my journey as a student in the Theater Degree Course at UFRN, guiding me towards experimenting with theatrical forms, such as those I had access to during my undergraduate studies, including the Teatro de Formas Animadas . I conduct an analysis based on my artistic and educational experiences, exploring their nuances and potential. Therefore, in this work, we seek to reflect on the process of scenic creation as an educational power, highlighting the pedagogical opportunities that this artistic language offers. In addition to reflecting on the importance of animated theater in a Theater Degree, I also sought to reflect on how access to Extension and Teaching projects, pedagogically specific to theater making, provided me with enormous collaborative learning and allowed me to perform the production of a show based on my memorial matrices, which greatly enriched my learning in this training journey. Therefore, I report the creation and staging of an authorial theatrical show entitled "A Biblioteca Invisível da Dona Angelita", which makes use of puppets in an attempt to bring me closer to this theatrical modality. This practical experience helped me apply the knowledge I gained on the subject and explore my understanding of its foundations.
author2 Araújo, Sávio
author_facet Araújo, Sávio
Lima, Mateus
format bachelorThesis
author Lima, Mateus
author_sort Lima, Mateus
title MOLDANDO HISTÓRIAS E APRENDIZADOS: teatro de formas animadas e outras estéticas teatrais no aprendizado de encenação de um discente no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN
title_short MOLDANDO HISTÓRIAS E APRENDIZADOS: teatro de formas animadas e outras estéticas teatrais no aprendizado de encenação de um discente no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN
title_full MOLDANDO HISTÓRIAS E APRENDIZADOS: teatro de formas animadas e outras estéticas teatrais no aprendizado de encenação de um discente no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN
title_fullStr MOLDANDO HISTÓRIAS E APRENDIZADOS: teatro de formas animadas e outras estéticas teatrais no aprendizado de encenação de um discente no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN
title_full_unstemmed MOLDANDO HISTÓRIAS E APRENDIZADOS: teatro de formas animadas e outras estéticas teatrais no aprendizado de encenação de um discente no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN
title_sort moldando histórias e aprendizados: teatro de formas animadas e outras estéticas teatrais no aprendizado de encenação de um discente no curso de licenciatura em teatro da ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56856
work_keys_str_mv AT limamateus moldandohistoriaseaprendizadosteatrodeformasanimadaseoutrasesteticasteatraisnoaprendizadodeencenacaodeumdiscentenocursodelicenciaturaemteatrodaufrn
AT limamateus shapingstoriesandlearninganimatedtheaterandothertheatricalaestheticsintheteachingofstagingforastudentinthetheaterteachingdegreeatufrn
_version_ 1790055734371680256