O ensino das danças na educação física escolar dos IFRNs da região metropolitana de Natal

No contexto escolar, pensar sobre a dança é propor um conhecimento histórico e cultural, relacionando e estreitando as experiências à realidade de vida ou contexto social. Quando se trata do Ensino Médio é preciso refletir sobre como dar a devida importância a este conteúdo, tendo em vista que o mes...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Moura, Larissa Lima de
Outros Autores: Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56801
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:No contexto escolar, pensar sobre a dança é propor um conhecimento histórico e cultural, relacionando e estreitando as experiências à realidade de vida ou contexto social. Quando se trata do Ensino Médio é preciso refletir sobre como dar a devida importância a este conteúdo, tendo em vista que o mesmo pode contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento do ser humano por meio do aprendizado cultural e da exploração expressiva do corpo. Com isso, o objetivo deste trabalho é pesquisar sobre a inserção da dança nas aulas de Educação Física do Ensino Médio Integrado dos IFRNs da Região Metropolitana de Natal, bem como compreender o que são essa danças e de que forma, os professores abordam essa temática, bem como a importância deste como conteúdo escolar. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, através de um questionário de autorrelato aplicado de forma online, por meio do Google Forms, e que contou com 6 questões abertas. Assim, percebeu-se que a utilização da dança como conteúdo escolar na instituição se faz presente nas aulas de Educação Física. Este por meio de abordagens metodológicas diversificadas e com um olhar sensível, nos quais contribuem com o processo de produção do conhecimento potencializando a ampliação da autonomia, da formação geral, do exercício de cidadania e da inserção no mundo do trabalho.