Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa.

O ano de 2020 ficou marcado pelo surgimento da pandemia do vírus SARS-CoV-2, responsável pela doença COVID-19, com variados sintomas e graus de gravidade. Nesse contexto, os governos tomaram medidas de distanciamento social para conter a propagação, impactando setores como educação. No Brasil, a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Roberto Wagner da
Outros Autores: Nunes, Romilson de Lima
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56623
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-56623
record_format dspace
spelling ri-123456789-566232023-12-21T11:39:43Z Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa. Challenges of degree training in physical education during the covid-19 pandemic: integrative review Silva, Roberto Wagner da Nunes, Romilson de Lima http://lattes.cnpq.br/2797459193250953 Educação Físca Licenciatura COVID-19 Formação Profissional CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE O ano de 2020 ficou marcado pelo surgimento da pandemia do vírus SARS-CoV-2, responsável pela doença COVID-19, com variados sintomas e graus de gravidade. Nesse contexto, os governos tomaram medidas de distanciamento social para conter a propagação, impactando setores como educação. No Brasil, a suspensão das aulas foi uma das primeiras ações adotadas. Como estratégia, a resposta educacional dada foi a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE), nas escolas e universidades, para manter as atividades educacionais. Assim, a Licenciatura em Educação Física enfrentou diversos desafios, especialmente porque as atividades práticas desempenham um papel central na formação docente. Diante desse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios enfrentados na formação de licenciatura em Educação Física durante a pandemia da COVID-19. Para isso, foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa, abordando a discussão sobre os principais obstáculos e dificuldades enfrentados pelos estudantes e professores no contexto da formação nesse período. Os resultados encontrados mostraram que houve uma dificuldade de assimilação dos conteúdos, de modo geral, mas principalmente dos conteúdos práticos. As disciplinas apontadas como as mais prejudicadas foram as que envolviam atividades práticas, o Estágio Curricular Supervisionado e o Programa Residência Pedagógica. 2023-12-21T11:39:43Z 2023-12-21T11:39:43Z 2023-12-13 bachelorThesis SILVA, Roberto Wagner da. Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa. Orientador: Romilson de Lima Nunes.2023. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56623 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física - Licenciatura Departamento de Educação Física
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Físca
Licenciatura
COVID-19
Formação Profissional
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
spellingShingle Educação Físca
Licenciatura
COVID-19
Formação Profissional
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Silva, Roberto Wagner da
Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa.
description O ano de 2020 ficou marcado pelo surgimento da pandemia do vírus SARS-CoV-2, responsável pela doença COVID-19, com variados sintomas e graus de gravidade. Nesse contexto, os governos tomaram medidas de distanciamento social para conter a propagação, impactando setores como educação. No Brasil, a suspensão das aulas foi uma das primeiras ações adotadas. Como estratégia, a resposta educacional dada foi a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE), nas escolas e universidades, para manter as atividades educacionais. Assim, a Licenciatura em Educação Física enfrentou diversos desafios, especialmente porque as atividades práticas desempenham um papel central na formação docente. Diante desse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios enfrentados na formação de licenciatura em Educação Física durante a pandemia da COVID-19. Para isso, foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa, abordando a discussão sobre os principais obstáculos e dificuldades enfrentados pelos estudantes e professores no contexto da formação nesse período. Os resultados encontrados mostraram que houve uma dificuldade de assimilação dos conteúdos, de modo geral, mas principalmente dos conteúdos práticos. As disciplinas apontadas como as mais prejudicadas foram as que envolviam atividades práticas, o Estágio Curricular Supervisionado e o Programa Residência Pedagógica.
author2 Nunes, Romilson de Lima
author_facet Nunes, Romilson de Lima
Silva, Roberto Wagner da
format bachelorThesis
author Silva, Roberto Wagner da
author_sort Silva, Roberto Wagner da
title Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa.
title_short Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa.
title_full Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa.
title_fullStr Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa.
title_full_unstemmed Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa.
title_sort desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56623
work_keys_str_mv AT silvarobertowagnerda desafiosdaformacaodelicenciaturaemeducacaofisicaduranteapandemiadacovid19revisaointegrativa
AT silvarobertowagnerda challengesofdegreetraininginphysicaleducationduringthecovid19pandemicintegrativereview
_version_ 1790056198674841600