Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa.
O ano de 2020 ficou marcado pelo surgimento da pandemia do vírus SARS-CoV-2, responsável pela doença COVID-19, com variados sintomas e graus de gravidade. Nesse contexto, os governos tomaram medidas de distanciamento social para conter a propagação, impactando setores como educação. No Brasil, a...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56623 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-56623 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-566232023-12-21T11:39:43Z Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa. Challenges of degree training in physical education during the covid-19 pandemic: integrative review Silva, Roberto Wagner da Nunes, Romilson de Lima http://lattes.cnpq.br/2797459193250953 Educação Físca Licenciatura COVID-19 Formação Profissional CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE O ano de 2020 ficou marcado pelo surgimento da pandemia do vírus SARS-CoV-2, responsável pela doença COVID-19, com variados sintomas e graus de gravidade. Nesse contexto, os governos tomaram medidas de distanciamento social para conter a propagação, impactando setores como educação. No Brasil, a suspensão das aulas foi uma das primeiras ações adotadas. Como estratégia, a resposta educacional dada foi a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE), nas escolas e universidades, para manter as atividades educacionais. Assim, a Licenciatura em Educação Física enfrentou diversos desafios, especialmente porque as atividades práticas desempenham um papel central na formação docente. Diante desse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios enfrentados na formação de licenciatura em Educação Física durante a pandemia da COVID-19. Para isso, foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa, abordando a discussão sobre os principais obstáculos e dificuldades enfrentados pelos estudantes e professores no contexto da formação nesse período. Os resultados encontrados mostraram que houve uma dificuldade de assimilação dos conteúdos, de modo geral, mas principalmente dos conteúdos práticos. As disciplinas apontadas como as mais prejudicadas foram as que envolviam atividades práticas, o Estágio Curricular Supervisionado e o Programa Residência Pedagógica. 2023-12-21T11:39:43Z 2023-12-21T11:39:43Z 2023-12-13 bachelorThesis SILVA, Roberto Wagner da. Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa. Orientador: Romilson de Lima Nunes.2023. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56623 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Educação Física - Licenciatura Departamento de Educação Física |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Físca Licenciatura COVID-19 Formação Profissional CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
spellingShingle |
Educação Físca Licenciatura COVID-19 Formação Profissional CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE Silva, Roberto Wagner da Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa. |
description |
O ano de 2020 ficou marcado pelo surgimento da pandemia do vírus SARS-CoV-2,
responsável pela doença COVID-19, com variados sintomas e graus de gravidade.
Nesse contexto, os governos tomaram medidas de distanciamento social para conter
a propagação, impactando setores como educação. No Brasil, a suspensão das aulas
foi uma das primeiras ações adotadas. Como estratégia, a resposta educacional dada
foi a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE), nas escolas e universidades, para
manter as atividades educacionais. Assim, a Licenciatura em Educação Física
enfrentou diversos desafios, especialmente porque as atividades práticas
desempenham um papel central na formação docente. Diante desse contexto, o
objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios enfrentados na formação de
licenciatura em Educação Física durante a pandemia da COVID-19. Para isso, foi
desenvolvido uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa, abordando a
discussão sobre os principais obstáculos e dificuldades enfrentados pelos estudantes
e professores no contexto da formação nesse período. Os resultados encontrados
mostraram que houve uma dificuldade de assimilação dos conteúdos, de modo geral,
mas principalmente dos conteúdos práticos. As disciplinas apontadas como as mais
prejudicadas foram as que envolviam atividades práticas, o Estágio Curricular
Supervisionado e o Programa Residência Pedagógica. |
author2 |
Nunes, Romilson de Lima |
author_facet |
Nunes, Romilson de Lima Silva, Roberto Wagner da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Roberto Wagner da |
author_sort |
Silva, Roberto Wagner da |
title |
Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa. |
title_short |
Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa. |
title_full |
Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa. |
title_fullStr |
Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa. |
title_full_unstemmed |
Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa. |
title_sort |
desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa. |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56623 |
work_keys_str_mv |
AT silvarobertowagnerda desafiosdaformacaodelicenciaturaemeducacaofisicaduranteapandemiadacovid19revisaointegrativa AT silvarobertowagnerda challengesofdegreetraininginphysicaleducationduringthecovid19pandemicintegrativereview |
_version_ |
1790056198674841600 |