Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa.
O ano de 2020 ficou marcado pelo surgimento da pandemia do vírus SARS-CoV-2, responsável pela doença COVID-19, com variados sintomas e graus de gravidade. Nesse contexto, os governos tomaram medidas de distanciamento social para conter a propagação, impactando setores como educação. No Brasil, a...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56623 |
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Resumo: | O ano de 2020 ficou marcado pelo surgimento da pandemia do vírus SARS-CoV-2,
responsável pela doença COVID-19, com variados sintomas e graus de gravidade.
Nesse contexto, os governos tomaram medidas de distanciamento social para conter
a propagação, impactando setores como educação. No Brasil, a suspensão das aulas
foi uma das primeiras ações adotadas. Como estratégia, a resposta educacional dada
foi a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE), nas escolas e universidades, para
manter as atividades educacionais. Assim, a Licenciatura em Educação Física
enfrentou diversos desafios, especialmente porque as atividades práticas
desempenham um papel central na formação docente. Diante desse contexto, o
objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios enfrentados na formação de
licenciatura em Educação Física durante a pandemia da COVID-19. Para isso, foi
desenvolvido uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa, abordando a
discussão sobre os principais obstáculos e dificuldades enfrentados pelos estudantes
e professores no contexto da formação nesse período. Os resultados encontrados
mostraram que houve uma dificuldade de assimilação dos conteúdos, de modo geral,
mas principalmente dos conteúdos práticos. As disciplinas apontadas como as mais
prejudicadas foram as que envolviam atividades práticas, o Estágio Curricular
Supervisionado e o Programa Residência Pedagógica. |
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