Desafios da formação de licenciatura em educação física durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa.

O ano de 2020 ficou marcado pelo surgimento da pandemia do vírus SARS-CoV-2, responsável pela doença COVID-19, com variados sintomas e graus de gravidade. Nesse contexto, os governos tomaram medidas de distanciamento social para conter a propagação, impactando setores como educação. No Brasil, a...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Roberto Wagner da
Outros Autores: Nunes, Romilson de Lima
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56623
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Descrição
Resumo:O ano de 2020 ficou marcado pelo surgimento da pandemia do vírus SARS-CoV-2, responsável pela doença COVID-19, com variados sintomas e graus de gravidade. Nesse contexto, os governos tomaram medidas de distanciamento social para conter a propagação, impactando setores como educação. No Brasil, a suspensão das aulas foi uma das primeiras ações adotadas. Como estratégia, a resposta educacional dada foi a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE), nas escolas e universidades, para manter as atividades educacionais. Assim, a Licenciatura em Educação Física enfrentou diversos desafios, especialmente porque as atividades práticas desempenham um papel central na formação docente. Diante desse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios enfrentados na formação de licenciatura em Educação Física durante a pandemia da COVID-19. Para isso, foi desenvolvido uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa, abordando a discussão sobre os principais obstáculos e dificuldades enfrentados pelos estudantes e professores no contexto da formação nesse período. Os resultados encontrados mostraram que houve uma dificuldade de assimilação dos conteúdos, de modo geral, mas principalmente dos conteúdos práticos. As disciplinas apontadas como as mais prejudicadas foram as que envolviam atividades práticas, o Estágio Curricular Supervisionado e o Programa Residência Pedagógica.