Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial

O presente Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado no formato de Relato de Práticas Educativas, reflete sobre a prática realizada no estágio não obrigatório e remunerado na Educação Infantil realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil em Natal-RN em turmas do Nível II com crianças de 3...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, João Paulo Lima de
Outros Autores: Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56481
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-56481
record_format dspace
spelling ri-123456789-564812023-12-20T18:27:52Z Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial Reflective report of the non-mandatory internship experience at childhood education: a look at the area of special education Araújo, João Paulo Lima de Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da https://lattes.cnpq.br/7555714535978553 Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da Cenci, Adriane Felipe, Perola Diana Gomes Estágio supervisionado Educação Infantil Educação Especial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O presente Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado no formato de Relato de Práticas Educativas, reflete sobre a prática realizada no estágio não obrigatório e remunerado na Educação Infantil realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil em Natal-RN em turmas do Nível II com crianças de 3 anos a 5 anos no período de 05 de abril de 2022 a 16 de março de 2023 do ano de 2023. Além da reflexão a respeito da prática realizada no estágio não obrigatório, este trabalho visa refletir sobre a atuação como estagiário na educação infantil com olhar na área da educação especial. A educação especial inclusiva é um dos desafios enfrentados pelos educadores e em especial, os estagiários que são os profissionais em formação que acompanham o dia-a-dia de crianças com deficiência e transtorno do espectro autista - TEA. A prática no estágio supervisionado proporcionou uma reflexão que se concentra em como a teoria sustenta a prática durante o estágio não obrigatório na Educação Infantil, especialmente em relação à inclusão de crianças com deficiência e com TEA. Analisamos como as estratégias pedagógicas, a organização do ambiente e a interação com as crianças são moldadas pelas teorias discutidas, envolvendo a proporcionar um ambiente educacional inclusivo e eficaz. 2023-12-20T18:27:51Z 2023-12-20T18:27:51Z 2023-12-11 bachelorThesis Lima, João Paulo Araújo de. Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial. Orientadora: Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56481 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Estágio supervisionado
Educação Infantil
Educação Especial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Estágio supervisionado
Educação Infantil
Educação Especial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Araújo, João Paulo Lima de
Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado no formato de Relato de Práticas Educativas, reflete sobre a prática realizada no estágio não obrigatório e remunerado na Educação Infantil realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil em Natal-RN em turmas do Nível II com crianças de 3 anos a 5 anos no período de 05 de abril de 2022 a 16 de março de 2023 do ano de 2023. Além da reflexão a respeito da prática realizada no estágio não obrigatório, este trabalho visa refletir sobre a atuação como estagiário na educação infantil com olhar na área da educação especial. A educação especial inclusiva é um dos desafios enfrentados pelos educadores e em especial, os estagiários que são os profissionais em formação que acompanham o dia-a-dia de crianças com deficiência e transtorno do espectro autista - TEA. A prática no estágio supervisionado proporcionou uma reflexão que se concentra em como a teoria sustenta a prática durante o estágio não obrigatório na Educação Infantil, especialmente em relação à inclusão de crianças com deficiência e com TEA. Analisamos como as estratégias pedagógicas, a organização do ambiente e a interação com as crianças são moldadas pelas teorias discutidas, envolvendo a proporcionar um ambiente educacional inclusivo e eficaz.
author2 Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da
author_facet Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da
Araújo, João Paulo Lima de
format bachelorThesis
author Araújo, João Paulo Lima de
author_sort Araújo, João Paulo Lima de
title Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial
title_short Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial
title_full Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial
title_fullStr Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial
title_full_unstemmed Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial
title_sort relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56481
work_keys_str_mv AT araujojoaopaulolimade relatoreflexivodaexperienciadeestagionaoobrigatorionaeducacaoinfantilumolharnaareadaeducacaoespecial
AT araujojoaopaulolimade reflectivereportofthenonmandatoryinternshipexperienceatchildhoodeducationalookattheareaofspecialeducation
_version_ 1790055635301171200