Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial
O presente Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado no formato de Relato de Práticas Educativas, reflete sobre a prática realizada no estágio não obrigatório e remunerado na Educação Infantil realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil em Natal-RN em turmas do Nível II com crianças de 3...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56481 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-56481 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-564812023-12-20T18:27:52Z Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial Reflective report of the non-mandatory internship experience at childhood education: a look at the area of special education Araújo, João Paulo Lima de Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da https://lattes.cnpq.br/7555714535978553 Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da Cenci, Adriane Felipe, Perola Diana Gomes Estágio supervisionado Educação Infantil Educação Especial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O presente Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado no formato de Relato de Práticas Educativas, reflete sobre a prática realizada no estágio não obrigatório e remunerado na Educação Infantil realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil em Natal-RN em turmas do Nível II com crianças de 3 anos a 5 anos no período de 05 de abril de 2022 a 16 de março de 2023 do ano de 2023. Além da reflexão a respeito da prática realizada no estágio não obrigatório, este trabalho visa refletir sobre a atuação como estagiário na educação infantil com olhar na área da educação especial. A educação especial inclusiva é um dos desafios enfrentados pelos educadores e em especial, os estagiários que são os profissionais em formação que acompanham o dia-a-dia de crianças com deficiência e transtorno do espectro autista - TEA. A prática no estágio supervisionado proporcionou uma reflexão que se concentra em como a teoria sustenta a prática durante o estágio não obrigatório na Educação Infantil, especialmente em relação à inclusão de crianças com deficiência e com TEA. Analisamos como as estratégias pedagógicas, a organização do ambiente e a interação com as crianças são moldadas pelas teorias discutidas, envolvendo a proporcionar um ambiente educacional inclusivo e eficaz. 2023-12-20T18:27:51Z 2023-12-20T18:27:51Z 2023-12-11 bachelorThesis Lima, João Paulo Araújo de. Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial. Orientadora: Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56481 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Estágio supervisionado Educação Infantil Educação Especial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Estágio supervisionado Educação Infantil Educação Especial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Araújo, João Paulo Lima de Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado no formato de Relato de Práticas Educativas, reflete sobre a prática realizada no estágio não obrigatório e remunerado na Educação Infantil realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil em Natal-RN em turmas do Nível II com crianças de 3 anos a 5 anos no período de 05 de abril de 2022 a 16 de março de 2023 do ano de 2023. Além da reflexão a respeito da prática realizada no estágio não obrigatório, este trabalho visa refletir sobre a atuação como estagiário na educação infantil com olhar na área da educação especial. A educação especial inclusiva é um dos desafios enfrentados pelos educadores e em especial, os estagiários que são os profissionais em formação que acompanham o dia-a-dia de crianças com deficiência e transtorno do espectro autista - TEA. A prática no estágio supervisionado proporcionou uma reflexão que se concentra em como a teoria sustenta a prática durante o estágio não obrigatório na Educação Infantil, especialmente em relação à inclusão de crianças com deficiência e com TEA. Analisamos como as estratégias pedagógicas, a organização do ambiente e a interação com as crianças são moldadas pelas teorias discutidas, envolvendo a proporcionar um ambiente educacional inclusivo e eficaz. |
author2 |
Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da |
author_facet |
Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da Araújo, João Paulo Lima de |
format |
bachelorThesis |
author |
Araújo, João Paulo Lima de |
author_sort |
Araújo, João Paulo Lima de |
title |
Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial |
title_short |
Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial |
title_full |
Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial |
title_fullStr |
Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial |
title_full_unstemmed |
Relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial |
title_sort |
relato reflexivo da experiência de estágio não obrigatório na educação infantil: um olhar na área da educação especial |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56481 |
work_keys_str_mv |
AT araujojoaopaulolimade relatoreflexivodaexperienciadeestagionaoobrigatorionaeducacaoinfantilumolharnaareadaeducacaoespecial AT araujojoaopaulolimade reflectivereportofthenonmandatoryinternshipexperienceatchildhoodeducationalookattheareaofspecialeducation |
_version_ |
1790055635301171200 |