Identificação e análise dos problemas de acessibilidade no módulo de turma virtual do SIGAA
Este estudo teve como objetivo identificar problemas de acessibilidade no módulo de turma virtual do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas ( SIGAA) e propor soluções para esses problemas. O sistema é utilizado pelos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),...
Na minha lista:
Hovedforfatter: | |
---|---|
Andre forfattere: | |
Format: | bachelorThesis |
Sprog: | pt_BR |
Udgivet: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Fag: | |
Online adgang: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56480 |
Tags: |
Tilføj Tag
Ingen Tags, Vær først til at tagge denne postø!
|
Summary: | Este estudo teve como objetivo identificar problemas de acessibilidade no módulo de turma
virtual do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas ( SIGAA) e propor soluções
para esses problemas. O sistema é utilizado pelos estudantes da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte (UFRN), sendo essencial para a interação dos estudantes com os serviços
oferecidos pela instituição de ensino. A avaliação baseou-se nas Diretrizes de Acessibilidade de
Conteúdo da Web (DACW), versão 2.1, adotando o nível de conformidade AA. A metodologia
empregada para auditar o sistema foi dividida em cinco passos: definir o escopo de avaliação,
explorar o site a ser avaliado, selecionar uma amostra representativa, auditar a amostra e, por fim,
relatar as descobertas. Após uma avaliação criteriosa, constatou-se que várias páginas do módulo
apresentam problemas de acessibilidade, sendo recorrentes em quase todas devido ao layout
adotado. Como resultado, o módulo de turma virtual do SIGAA foi considerado inacessível
segundo as regras estabelecidas pelas DACW. |
---|