Identificação e análise dos problemas de acessibilidade no módulo de turma virtual do SIGAA

Este estudo teve como objetivo identificar problemas de acessibilidade no módulo de turma virtual do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas ( SIGAA) e propor soluções para esses problemas. O sistema é utilizado pelos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),...

Fuld beskrivelse

Na minha lista:
Bibliografiske detaljer
Hovedforfatter: Oliveira, Tiago Jose Vieira de
Andre forfattere: Silva, Taciano de Morais
Format: bachelorThesis
Sprog:pt_BR
Udgivet: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Fag:
Online adgang:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56480
Tags: Tilføj Tag
Ingen Tags, Vær først til at tagge denne postø!
Beskrivelse
Summary:Este estudo teve como objetivo identificar problemas de acessibilidade no módulo de turma virtual do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas ( SIGAA) e propor soluções para esses problemas. O sistema é utilizado pelos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo essencial para a interação dos estudantes com os serviços oferecidos pela instituição de ensino. A avaliação baseou-se nas Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (DACW), versão 2.1, adotando o nível de conformidade AA. A metodologia empregada para auditar o sistema foi dividida em cinco passos: definir o escopo de avaliação, explorar o site a ser avaliado, selecionar uma amostra representativa, auditar a amostra e, por fim, relatar as descobertas. Após uma avaliação criteriosa, constatou-se que várias páginas do módulo apresentam problemas de acessibilidade, sendo recorrentes em quase todas devido ao layout adotado. Como resultado, o módulo de turma virtual do SIGAA foi considerado inacessível segundo as regras estabelecidas pelas DACW.