A imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguares

Advertising is an important communication tool that can influence people's perception of products, services and ideas. In the case of women, advertising has historically been marked by stereotypical and objectifying representations. In the beer market, this scenario is even more evident. Beer a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Vieira, Juliana Martins
Outros Autores: Moreira, Marília Diógenes
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56466
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-56466
record_format dspace
spelling ri-123456789-564662023-12-20T16:16:16Z A imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguares The image of women in beer advertising campaigns under the from the perspective of consumers in Rio Grande do Norte Vieira, Juliana Martins Moreira, Marília Diógenes Mulher Objetificação Cerveja Advertising Objectification Beer Woman Advertising is an important communication tool that can influence people's perception of products, services and ideas. In the case of women, advertising has historically been marked by stereotypical and objectifying representations. In the beer market, this scenario is even more evident. Beer advertising campaigns often portray women as objects of desire, subordinate to men or as mere supporting characters. However, in mid-2017, Skol launched the Reposter campaign, which marked a real transformation in female representations in beer advertisements. In the campaign, women were portrayed as protagonists who consumed beer, and not just as objects of desire or supporting characters. In this context, this work aims to analyze the perception of beer advertising campaigns by consumers in Rio Grande do Norte. The research was carried out through semi-structured interviews with 7 cis women through qualitative research. As a result, we obtained unanimity from those interviewed regarding the images, which all stated that they were sexist campaigns, which objectify and sexualize women. A publicidade é uma importante ferramenta de comunicação que pode influenciar a percepção das pessoas sobre produtos, serviços e ideias. No caso das mulheres, a publicidade tem sido historicamente marcada por representações estereotipadas e objetificadoras. No mercado de cerveja, esse cenário é ainda mais evidente. As campanhas publicitárias de cerveja costumam retratar as mulheres como objetos de desejo, subordinadas aos homens ou como meras coadjuvantes. No entanto, em meados de 2017, a Skol lançou a campanha Reposter, que marcou uma verdadeira transformação nas representações femininas em propagandas de cerveja. Na campanha, as mulheres eram retratadas como protagonistas que consumiam a cerveja, e não apenas como objetos de desejo ou coadjuvantes. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção das campanhas publicitárias de cervejas por parte de consumidoras do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 7 mulheres cis através de pesquisa qualitativa. Obtivemos como resultado a unanimidade por parte das entrevistadas a respeito das imagens, onde todas afirmaram ser campanhas machistas, que objetificam e sexualizavam a mulher. 2023-12-20T16:16:16Z 2023-12-20T16:16:16Z 2023-12-11 bachelorThesis VIEIRA, Juliana Martins. A imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguares. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56466 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Comunicação Social - Publicidade e Propaganda Departamento de Comunicação Social
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Mulher
Objetificação
Cerveja
Advertising
Objectification
Beer
Woman
spellingShingle Mulher
Objetificação
Cerveja
Advertising
Objectification
Beer
Woman
Vieira, Juliana Martins
A imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguares
description Advertising is an important communication tool that can influence people's perception of products, services and ideas. In the case of women, advertising has historically been marked by stereotypical and objectifying representations. In the beer market, this scenario is even more evident. Beer advertising campaigns often portray women as objects of desire, subordinate to men or as mere supporting characters. However, in mid-2017, Skol launched the Reposter campaign, which marked a real transformation in female representations in beer advertisements. In the campaign, women were portrayed as protagonists who consumed beer, and not just as objects of desire or supporting characters. In this context, this work aims to analyze the perception of beer advertising campaigns by consumers in Rio Grande do Norte. The research was carried out through semi-structured interviews with 7 cis women through qualitative research. As a result, we obtained unanimity from those interviewed regarding the images, which all stated that they were sexist campaigns, which objectify and sexualize women.
author2 Moreira, Marília Diógenes
author_facet Moreira, Marília Diógenes
Vieira, Juliana Martins
format bachelorThesis
author Vieira, Juliana Martins
author_sort Vieira, Juliana Martins
title A imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguares
title_short A imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguares
title_full A imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguares
title_fullStr A imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguares
title_full_unstemmed A imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguares
title_sort imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguares
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56466
work_keys_str_mv AT vieirajulianamartins aimagemdamulheremcampanhaspublicitariasdecervejasobaoticadeconsumidoraspotiguares
AT vieirajulianamartins theimageofwomeninbeeradvertisingcampaignsunderthefromtheperspectiveofconsumersinriograndedonorte
AT vieirajulianamartins imagemdamulheremcampanhaspublicitariasdecervejasobaoticadeconsumidoraspotiguares
_version_ 1790055801583304704