Trajetos na formação da artista-professora: construção identitária no ensino da dança

The artist-teacher in this study shares her path, from linear primary education, through youth to University, highlighting the importance of each event and how it shaped her approach to teaching and artistic creation. As an objective, the text narrates relevant aspects of her trajectory that cont...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Emiliano de Oliveira, Jaine
Outros Autores: de Oliveira Marques, Larissa Kelly
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56418
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-56418
record_format dspace
spelling ri-123456789-564182023-12-20T13:58:30Z Trajetos na formação da artista-professora: construção identitária no ensino da dança Paths in the formation of the artist-teacher: identity construction in the teaching of dance Emiliano de Oliveira, Jaine de Oliveira Marques, Larissa Kelly https://orcid.org/0009-0005-1304-9457 Vieira, Marcílio Agg, Katia Marques, Larissa Artista-professora experiências construção identitária The artist-teacher in this study shares her path, from linear primary education, through youth to University, highlighting the importance of each event and how it shaped her approach to teaching and artistic creation. As an objective, the text narrates relevant aspects of her trajectory that contributed and continue to contribute to her formation. Using the autobiographical method, I reflect on my own experiences and on deepening my understanding during dance training, adding to the text the reflections of the authors STRAZZACAPPA & MORANDI (2013), NOVÓA (1995), and others. For an experience to be considered formative, speaking from the learner's perspective is necessary. Learning to be a teacher requires methodical, systematic work, and knowledge, of others, and ourselves. Through the succession and diversity of experiences, I test and experiment with the validity of identity reconstruction and I'm faced with the nuances and challenges of the journey's trajectory. A artista-professora deste estudo partilha o seu percurso, desde o ensino básico regular, passando pela juventude até à Universidade, destacando a importância de cada evento e como essa trajetória tem contribuído para a minha abordagem de ensino e de criação artística. Como objetivo, o texto busca narrar aspectos relevantes desse caminhar no que se refere a minha formação docente como professora de dança em contínuo transcurso. Utilizando o método autobiográfico, reflito sobre minhas experiências e aprofundo minha compreensão enquanto me formo em dança, pondo em diálogo as reflexões dos(as) autores(as) STRAZZACAPPA & MORANDI (2013), e NOVÓA (1995), entre outros. Para que uma experiência seja considerada formadora, é necessário falarmos sob o ângulo da aprendizagem. Aprender a ser professor exige um trabalho metódico, sistemático, de conhecimento das coisas, dos outros e de nós próprios. Pela sucessão e diversidade de experiências, testo e experimento a validade da construção identitária e me deparo com as nuances e os desafios dessa trajetória. 2023-12-20T13:58:30Z 2023-12-20T13:58:30Z 2023-11-06 bachelorThesis OLIVEIRA, J. E. Trajetos na formação da artista-professora: construção identitária no ensino da dança. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Curso de Licenciatura em Dança, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56418 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Dança Departamento de Artes da UFRN
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Artista-professora
experiências
construção identitária
spellingShingle Artista-professora
experiências
construção identitária
Emiliano de Oliveira, Jaine
Trajetos na formação da artista-professora: construção identitária no ensino da dança
description The artist-teacher in this study shares her path, from linear primary education, through youth to University, highlighting the importance of each event and how it shaped her approach to teaching and artistic creation. As an objective, the text narrates relevant aspects of her trajectory that contributed and continue to contribute to her formation. Using the autobiographical method, I reflect on my own experiences and on deepening my understanding during dance training, adding to the text the reflections of the authors STRAZZACAPPA & MORANDI (2013), NOVÓA (1995), and others. For an experience to be considered formative, speaking from the learner's perspective is necessary. Learning to be a teacher requires methodical, systematic work, and knowledge, of others, and ourselves. Through the succession and diversity of experiences, I test and experiment with the validity of identity reconstruction and I'm faced with the nuances and challenges of the journey's trajectory.
author2 de Oliveira Marques, Larissa Kelly
author_facet de Oliveira Marques, Larissa Kelly
Emiliano de Oliveira, Jaine
format bachelorThesis
author Emiliano de Oliveira, Jaine
author_sort Emiliano de Oliveira, Jaine
title Trajetos na formação da artista-professora: construção identitária no ensino da dança
title_short Trajetos na formação da artista-professora: construção identitária no ensino da dança
title_full Trajetos na formação da artista-professora: construção identitária no ensino da dança
title_fullStr Trajetos na formação da artista-professora: construção identitária no ensino da dança
title_full_unstemmed Trajetos na formação da artista-professora: construção identitária no ensino da dança
title_sort trajetos na formação da artista-professora: construção identitária no ensino da dança
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56418
work_keys_str_mv AT emilianodeoliveirajaine trajetosnaformacaodaartistaprofessoraconstrucaoidentitarianoensinodadanca
AT emilianodeoliveirajaine pathsintheformationoftheartistteacheridentityconstructionintheteachingofdance
_version_ 1790056088494669824