O número de palavras que uma criança diz pode indicar se seu desenvolvimento de linguagem está adequado?

Objective: To verify whether the information on the number of words spoken by the child is related to their performance in the language assessment. Method: 10 children aged between 23 and 34 months, born between July 2020 and July 2021, took part in this study. The instruments used to answer the res...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barreto, Esther Honorato de Almeida
Outros Autores: Cáceres-Assenço, Ana Manhani
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56350
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-56350
record_format dspace
spelling ri-123456789-563502023-12-20T12:24:14Z O número de palavras que uma criança diz pode indicar se seu desenvolvimento de linguagem está adequado? Can the number of words a child says indicate whether their language development is adequate? Barreto, Esther Honorato de Almeida Cáceres-Assenço, Ana Manhani https://orcid.org/0000-0002-4122-8752 http://lattes.cnpq.br/1165633660856286 http://lattes.cnpq.br/8570197052069144 Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa Souza, Marcelle Stella de Lima Desenvolvimento da Linguagem Linguagem Infantil Vocabulário Desenvolvimento Infantil Fonoaudiologia CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Objective: To verify whether the information on the number of words spoken by the child is related to their performance in the language assessment. Method: 10 children aged between 23 and 34 months, born between July 2020 and July 2021, took part in this study. The instruments used to answer the research objectives were the MacArthur Communicative Development Inventory (CDI) and the expressive and receptive language subtests of the Bayley III Scale of Infant and Young Child Development. The data collected was submitted to descriptive and inferential statistical analysis using Spearman's correlation test. Results: There was a positive correlation between the total number of words spoken by the child and their performance in the speech and language assessment, especially expressive language. There was no correlation between the total number of words and receptive language measures. Conclusion: There is a relationship between the total number of words spoken by the child and their performance in the speech assessment, since children perform better in the language assessment as they increase the total number of words spoken. CNPq Objetivo: Este estudo buscou verificar se as informações de quantidade de palavras ditas pela criança se relacionam ao seu desempenho na avaliação da linguagem. Método: Participaram deste estudo 10 crianças, com idade entre 23 e 34 meses, nascidas no período de julho de 2020 a julho de 2021. Os instrumentos utilizados para responder aos objetivos de pesquisa foram o Inventário de Desenvolvimento Comunicativo MacArthur (CDI) e os subtestes de linguagem expressiva e receptiva da Escala Bayley III de desenvolvimento do bebê e da criança pequena. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial, pelo teste de correlação de Spearman. Resultados: Houve correlação positiva entre o total de palavras ditas pela criança e o desempenho na avaliação fonoaudiológica da linguagem, em especial a expressiva. Não houve correlação entre o total de palavras e as medidas de linguagem receptiva. Conclusão: Há relação entre o total de palavras ditas pela criança e o desempenho na avaliação fonoaudiológica, visto que as crianças possuem um melhor desempenho na avaliação da linguagem à medida que ampliam a quantidade total de palavras ditas. 2023-12-20T12:24:14Z 2023-12-20T12:24:14Z 2023-12-07 bachelorThesis BARRETO, Esther Honorato de Almeida. O número de palavras que uma criança diz pode indicar se seu desenvolvimento de linguagem está adequado?. Orientador: Ana Manhani Cáceres Assenço. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56350 pt_BR CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Fonoaudiologia Fonoaudiologia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Desenvolvimento da Linguagem
Linguagem Infantil
Vocabulário
Desenvolvimento Infantil
Fonoaudiologia
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
spellingShingle Desenvolvimento da Linguagem
Linguagem Infantil
Vocabulário
Desenvolvimento Infantil
Fonoaudiologia
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Barreto, Esther Honorato de Almeida
O número de palavras que uma criança diz pode indicar se seu desenvolvimento de linguagem está adequado?
description Objective: To verify whether the information on the number of words spoken by the child is related to their performance in the language assessment. Method: 10 children aged between 23 and 34 months, born between July 2020 and July 2021, took part in this study. The instruments used to answer the research objectives were the MacArthur Communicative Development Inventory (CDI) and the expressive and receptive language subtests of the Bayley III Scale of Infant and Young Child Development. The data collected was submitted to descriptive and inferential statistical analysis using Spearman's correlation test. Results: There was a positive correlation between the total number of words spoken by the child and their performance in the speech and language assessment, especially expressive language. There was no correlation between the total number of words and receptive language measures. Conclusion: There is a relationship between the total number of words spoken by the child and their performance in the speech assessment, since children perform better in the language assessment as they increase the total number of words spoken.
author2 Cáceres-Assenço, Ana Manhani
author_facet Cáceres-Assenço, Ana Manhani
Barreto, Esther Honorato de Almeida
format bachelorThesis
author Barreto, Esther Honorato de Almeida
author_sort Barreto, Esther Honorato de Almeida
title O número de palavras que uma criança diz pode indicar se seu desenvolvimento de linguagem está adequado?
title_short O número de palavras que uma criança diz pode indicar se seu desenvolvimento de linguagem está adequado?
title_full O número de palavras que uma criança diz pode indicar se seu desenvolvimento de linguagem está adequado?
title_fullStr O número de palavras que uma criança diz pode indicar se seu desenvolvimento de linguagem está adequado?
title_full_unstemmed O número de palavras que uma criança diz pode indicar se seu desenvolvimento de linguagem está adequado?
title_sort o número de palavras que uma criança diz pode indicar se seu desenvolvimento de linguagem está adequado?
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56350
work_keys_str_mv AT barretoestherhonoratodealmeida onumerodepalavrasqueumacriancadizpodeindicarseseudesenvolvimentodelinguagemestaadequado
AT barretoestherhonoratodealmeida canthenumberofwordsachildsaysindicatewhethertheirlanguagedevelopmentisadequate
_version_ 1790055633896079360