O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática

The main objective of this work was to present the importance of using games as a didactic tool for teaching mathematics, specifically in the context of children, adolescents and teachers in the school environment. This work was based on research in articles and dissertations, discussing various...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Andrade, Haylla Stefany dos Santos
Outros Autores: Lima Neto, José Melinho
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56319
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-56319
record_format dspace
spelling ri-123456789-563192023-12-20T00:16:30Z O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática The use of games as a teaching tool in teaching mathematics Andrade, Haylla Stefany dos Santos Lima Neto, José Melinho http://lattes.cnpq.br/7631662302449838 Medeiros, Larissa Layerr Oliveira http://lattes.cnpq.br/3035749722763202 Medeiros, Larissa Layerr Oliveira http://lattes.cnpq.br/3035749722763202 Araújo, Gizelda Complexidades educacionais Jogos tradicionais Planejamento docente Plataformas digitais Educational Complexities Traditional Games Teaching Planning Digital Platforms CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The main objective of this work was to present the importance of using games as a didactic tool for teaching mathematics, specifically in the context of children, adolescents and teachers in the school environment. This work was based on research in articles and dissertations, discussing various factors, improving and presenting strategies that can promote possible alternatives for teaching actions. In summary, the general characteristics of this theme promote a transformation in the student's life in their educational process, improving not only the use of the content covered in the classroom, but also the desire to train basic and logical concepts. To this end, it was necessary to reflect on the complexities surrounding the teaching of mathematics, including the relevance of planning and using games adopted by the teacher. Furthermore, alternatives are created to overcome the aforementioned challenges, listing and suggesting resources that can promote educational innovation. O referido trabalho teve como objetivo principal apresentar a importância do uso de jogos como ferramenta didática para o ensino da matemática, em específico no âmbito dos espaços da criança, adolescente e docentes no ambiente escolar. Este trabalho teve embasamento a partir de pesquisas em artigos e dissertações, sendo discutidos diversos fatores, melhorando e apresentando estratégias que possam promover possíveis alternativas para ações docentes. Em síntese, as características gerais desse tema, promovem na vida do estudante uma transformação no seu processo formativo, melhorando não só no aproveitamento dos conteúdos abordados em sala de aula, como no anseio pela capacitação de conceitos básicos e lógicos. Para isso, fez-se necessário uma reflexão sobre as complexidades que cercam o ensino da matemática até a relevância do planejamento e uso de jogos adotados pelo docente. Para mais, realiza-se alternativas para contornar os desafios citados, listando e sugerindo recursos que podem promover uma inovação educacional. 2023-12-20T00:16:30Z 2023-12-20T00:16:30Z 2023-12-05 bachelorThesis ANDRADE, Haylla Stefany dos Santos. O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e Aplicada, Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56319 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Matemática Departamento de Ciências Exatas e Aplicada
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Complexidades educacionais
Jogos tradicionais
Planejamento docente
Plataformas digitais
Educational Complexities
Traditional Games
Teaching Planning
Digital Platforms
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Complexidades educacionais
Jogos tradicionais
Planejamento docente
Plataformas digitais
Educational Complexities
Traditional Games
Teaching Planning
Digital Platforms
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Andrade, Haylla Stefany dos Santos
O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática
description The main objective of this work was to present the importance of using games as a didactic tool for teaching mathematics, specifically in the context of children, adolescents and teachers in the school environment. This work was based on research in articles and dissertations, discussing various factors, improving and presenting strategies that can promote possible alternatives for teaching actions. In summary, the general characteristics of this theme promote a transformation in the student's life in their educational process, improving not only the use of the content covered in the classroom, but also the desire to train basic and logical concepts. To this end, it was necessary to reflect on the complexities surrounding the teaching of mathematics, including the relevance of planning and using games adopted by the teacher. Furthermore, alternatives are created to overcome the aforementioned challenges, listing and suggesting resources that can promote educational innovation.
author2 Lima Neto, José Melinho
author_facet Lima Neto, José Melinho
Andrade, Haylla Stefany dos Santos
format bachelorThesis
author Andrade, Haylla Stefany dos Santos
author_sort Andrade, Haylla Stefany dos Santos
title O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática
title_short O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática
title_full O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática
title_fullStr O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática
title_full_unstemmed O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática
title_sort o uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56319
work_keys_str_mv AT andradehayllastefanydossantos ousodejogoscomoumaferramentadidaticanoensinodamatematica
AT andradehayllastefanydossantos theuseofgamesasateachingtoolinteachingmathematics
_version_ 1790055977046769664