O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática
The main objective of this work was to present the importance of using games as a didactic tool for teaching mathematics, specifically in the context of children, adolescents and teachers in the school environment. This work was based on research in articles and dissertations, discussing various...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56319 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-56319 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-563192023-12-20T00:16:30Z O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática The use of games as a teaching tool in teaching mathematics Andrade, Haylla Stefany dos Santos Lima Neto, José Melinho http://lattes.cnpq.br/7631662302449838 Medeiros, Larissa Layerr Oliveira http://lattes.cnpq.br/3035749722763202 Medeiros, Larissa Layerr Oliveira http://lattes.cnpq.br/3035749722763202 Araújo, Gizelda Complexidades educacionais Jogos tradicionais Planejamento docente Plataformas digitais Educational Complexities Traditional Games Teaching Planning Digital Platforms CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The main objective of this work was to present the importance of using games as a didactic tool for teaching mathematics, specifically in the context of children, adolescents and teachers in the school environment. This work was based on research in articles and dissertations, discussing various factors, improving and presenting strategies that can promote possible alternatives for teaching actions. In summary, the general characteristics of this theme promote a transformation in the student's life in their educational process, improving not only the use of the content covered in the classroom, but also the desire to train basic and logical concepts. To this end, it was necessary to reflect on the complexities surrounding the teaching of mathematics, including the relevance of planning and using games adopted by the teacher. Furthermore, alternatives are created to overcome the aforementioned challenges, listing and suggesting resources that can promote educational innovation. O referido trabalho teve como objetivo principal apresentar a importância do uso de jogos como ferramenta didática para o ensino da matemática, em específico no âmbito dos espaços da criança, adolescente e docentes no ambiente escolar. Este trabalho teve embasamento a partir de pesquisas em artigos e dissertações, sendo discutidos diversos fatores, melhorando e apresentando estratégias que possam promover possíveis alternativas para ações docentes. Em síntese, as características gerais desse tema, promovem na vida do estudante uma transformação no seu processo formativo, melhorando não só no aproveitamento dos conteúdos abordados em sala de aula, como no anseio pela capacitação de conceitos básicos e lógicos. Para isso, fez-se necessário uma reflexão sobre as complexidades que cercam o ensino da matemática até a relevância do planejamento e uso de jogos adotados pelo docente. Para mais, realiza-se alternativas para contornar os desafios citados, listando e sugerindo recursos que podem promover uma inovação educacional. 2023-12-20T00:16:30Z 2023-12-20T00:16:30Z 2023-12-05 bachelorThesis ANDRADE, Haylla Stefany dos Santos. O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e Aplicada, Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56319 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Matemática Departamento de Ciências Exatas e Aplicada |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Complexidades educacionais Jogos tradicionais Planejamento docente Plataformas digitais Educational Complexities Traditional Games Teaching Planning Digital Platforms CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Complexidades educacionais Jogos tradicionais Planejamento docente Plataformas digitais Educational Complexities Traditional Games Teaching Planning Digital Platforms CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Andrade, Haylla Stefany dos Santos O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática |
description |
The main objective of this work was to present the importance of using games as a didactic tool
for teaching mathematics, specifically in the context of children, adolescents and teachers in
the school environment. This work was based on research in articles and dissertations,
discussing various factors, improving and presenting strategies that can promote possible
alternatives for teaching actions. In summary, the general characteristics of this theme promote
a transformation in the student's life in their educational process, improving not only the use of
the content covered in the classroom, but also the desire to train basic and logical concepts. To
this end, it was necessary to reflect on the complexities surrounding the teaching of
mathematics, including the relevance of planning and using games adopted by the teacher.
Furthermore, alternatives are created to overcome the aforementioned challenges, listing and
suggesting resources that can promote educational innovation. |
author2 |
Lima Neto, José Melinho |
author_facet |
Lima Neto, José Melinho Andrade, Haylla Stefany dos Santos |
format |
bachelorThesis |
author |
Andrade, Haylla Stefany dos Santos |
author_sort |
Andrade, Haylla Stefany dos Santos |
title |
O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática |
title_short |
O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática |
title_full |
O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática |
title_fullStr |
O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
O uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática |
title_sort |
o uso de jogos como uma ferramenta didática no ensino da matemática |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56319 |
work_keys_str_mv |
AT andradehayllastefanydossantos ousodejogoscomoumaferramentadidaticanoensinodamatematica AT andradehayllastefanydossantos theuseofgamesasateachingtoolinteachingmathematics |
_version_ |
1790055977046769664 |