E-book como ferramenta educacional acessível em tempos de pandemia do COVID-19

The present work is characterized as an experience report whose main objective is to identify the importance of the e-book “Brincando e Descobrindo: Vivências para a Quarentena” and the importance of the e-book as a pedagogical resource capable of promoting accessibility on the part of of teachers,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fernandes, Ana Luisa Barreto Rabelo
Outros Autores: Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56316
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-56316
record_format dspace
spelling ri-123456789-563162024-03-19T04:01:23Z E-book como ferramenta educacional acessível em tempos de pandemia do COVID-19 E-book as an accessible educational tool in COVID-19 pandemic times Fernandes, Ana Luisa Barreto Rabelo Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira Reis, Mônica Karina Santos Educação especial Special education Acessibilidades Accessibility Recurso educacional Educational resource Pandemia Pandemic Inclusão Inclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS The present work is characterized as an experience report whose main objective is to identify the importance of the e-book “Brincando e Descobrindo: Vivências para a Quarentena” and the importance of the e-book as a pedagogical resource capable of promoting accessibility on the part of of teachers, students and the school community, as well as their educational contributions to special education during the pandemic period. The methodology adopted for the construction of this report is defined as a descriptive-exploratory approach, the results are presented in a qualitative way through a bibliographical survey, as well as through the analysis of data obtained through a semi-structured questionnaire having three of the educators who participated in the construction of the reported E-book, were interviewed. The theoretical foundation is based on the main authors in the area, such as: Galvão (2009); Hansel (2014); Trindade (2020); Silva (2020, 2021), among others. After analyzing the responses, it is concluded that the use of e-books as pedagogical tools brings several benefits to the target audience of special education students in terms of the possibility of access and permanence of these individuals in the educational processes. O presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência que tem como objetivo principal identificar a importância do e-book “Brincando e Descobrindo: vivências para a quarentena”, a importância do e-book enquanto recurso pedagógico capaz de promover a acessibilidade por parte de professores, estudantes e comunidade escolar e suas contribuições educacionais para a educação especial no período pandêmico. A metodologia adotada para a construção deste relato se define enquanto uma abordagem descritiva-exploratória, os resultados são apresentados de forma qualitativa por meio de levantamento bibliográfico, bem como, através da análise de dados obtidas por meio de um questionário do tipo semiestruturado tendo como entrevistados três dos educadores que participaram da construção do E-book relatado. A fundamentação teórica tem como os principais autores da área, tais como: Galvão (2009); Hansel (2014); Trindade (2020); Silva (2020, 2021), dentre outros. Após a análise das respostas, conclui-se que o uso dos e-books enquanto ferramentas pedagógicas trazem diversos benefícios para os estudantes público-alvo da educação especial no que tange a possibilidade de acesso e permanência destes indivíduos frente aos processos educacionais. 2023 2023-12-19T23:23:29Z 2023-12-06 bachelorThesis FERNANDES, Ana Luisa Barreto Rabelo. E-book como ferramenta educacional acessível em tempos de pandemia do COVID-19. Orientador: Dayana Freitas. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56316 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação especial
Special education
Acessibilidades
Accessibility
Recurso educacional
Educational resource
Pandemia
Pandemic
Inclusão
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Educação especial
Special education
Acessibilidades
Accessibility
Recurso educacional
Educational resource
Pandemia
Pandemic
Inclusão
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Fernandes, Ana Luisa Barreto Rabelo
E-book como ferramenta educacional acessível em tempos de pandemia do COVID-19
description The present work is characterized as an experience report whose main objective is to identify the importance of the e-book “Brincando e Descobrindo: Vivências para a Quarentena” and the importance of the e-book as a pedagogical resource capable of promoting accessibility on the part of of teachers, students and the school community, as well as their educational contributions to special education during the pandemic period. The methodology adopted for the construction of this report is defined as a descriptive-exploratory approach, the results are presented in a qualitative way through a bibliographical survey, as well as through the analysis of data obtained through a semi-structured questionnaire having three of the educators who participated in the construction of the reported E-book, were interviewed. The theoretical foundation is based on the main authors in the area, such as: Galvão (2009); Hansel (2014); Trindade (2020); Silva (2020, 2021), among others. After analyzing the responses, it is concluded that the use of e-books as pedagogical tools brings several benefits to the target audience of special education students in terms of the possibility of access and permanence of these individuals in the educational processes.
author2 Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de
author_facet Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de
Fernandes, Ana Luisa Barreto Rabelo
format bachelorThesis
author Fernandes, Ana Luisa Barreto Rabelo
author_sort Fernandes, Ana Luisa Barreto Rabelo
title E-book como ferramenta educacional acessível em tempos de pandemia do COVID-19
title_short E-book como ferramenta educacional acessível em tempos de pandemia do COVID-19
title_full E-book como ferramenta educacional acessível em tempos de pandemia do COVID-19
title_fullStr E-book como ferramenta educacional acessível em tempos de pandemia do COVID-19
title_full_unstemmed E-book como ferramenta educacional acessível em tempos de pandemia do COVID-19
title_sort e-book como ferramenta educacional acessível em tempos de pandemia do covid-19
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56316
work_keys_str_mv AT fernandesanaluisabarretorabelo ebookcomoferramentaeducacionalacessivelemtemposdepandemiadocovid19
AT fernandesanaluisabarretorabelo ebookasanaccessibleeducationaltoolincovid19pandemictimes
_version_ 1797696386201812992