Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência

A presente pesquisa visa investigar os processos de autorregulação da aprendizagem em discentes da graduação participantes do acompanhamento de estudos ofertado pelo Programa Hábitos de Estudo (PHE) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse sentido, tem-se por objetivo principal a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bezerra, Beatriz Cordeiro
Outros Autores: Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56281
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-56281
record_format dspace
spelling ri-123456789-562812024-03-19T04:05:34Z Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência Bezerra, Beatriz Cordeiro Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira Reis, Mônica Karina Santos Autorregulação Aprendizagem Teoria social cognitiva Autorregulação emocional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS A presente pesquisa visa investigar os processos de autorregulação da aprendizagem em discentes da graduação participantes do acompanhamento de estudos ofertado pelo Programa Hábitos de Estudo (PHE) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse sentido, tem-se por objetivo principal analisar a contribuição do programa para a promoção da autorregulação nos estudantes, partindo de uma visão teórico-metodológica banduriana do conceito. Nesse panorama, adotou-se uma abordagem qualitativa, configurando-se como um relato de experiência das práticas psicopedagógicas dos atendimentos realizados durante o acompanhamento de estudos. Os resultados revelaram um notável desenvolvimento na autorregulação dos estudantes, abrangendo aspectos emocionais, organizacionais e de saúde mental. Esses achados sublinham a significativa relevância do Programa Hábitos de Estudo na promoção do desenvolvimento integral dos estudantes universitários. O estudo, assim, atingiu seu objetivo geral, fornecendo insights valiosos sobre a eficácia do programa e sua influência positiva na formação acadêmica e pessoal dos participantes. 2023 2023-12-19T20:53:59Z 2023-11-10 bachelorThesis BEZERRA, Beatriz Cordeiro. Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência. Orientadora: Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56281 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Autorregulação
Aprendizagem
Teoria social cognitiva
Autorregulação emocional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Autorregulação
Aprendizagem
Teoria social cognitiva
Autorregulação emocional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Bezerra, Beatriz Cordeiro
Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência
description A presente pesquisa visa investigar os processos de autorregulação da aprendizagem em discentes da graduação participantes do acompanhamento de estudos ofertado pelo Programa Hábitos de Estudo (PHE) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse sentido, tem-se por objetivo principal analisar a contribuição do programa para a promoção da autorregulação nos estudantes, partindo de uma visão teórico-metodológica banduriana do conceito. Nesse panorama, adotou-se uma abordagem qualitativa, configurando-se como um relato de experiência das práticas psicopedagógicas dos atendimentos realizados durante o acompanhamento de estudos. Os resultados revelaram um notável desenvolvimento na autorregulação dos estudantes, abrangendo aspectos emocionais, organizacionais e de saúde mental. Esses achados sublinham a significativa relevância do Programa Hábitos de Estudo na promoção do desenvolvimento integral dos estudantes universitários. O estudo, assim, atingiu seu objetivo geral, fornecendo insights valiosos sobre a eficácia do programa e sua influência positiva na formação acadêmica e pessoal dos participantes.
author2 Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de
author_facet Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de
Bezerra, Beatriz Cordeiro
format bachelorThesis
author Bezerra, Beatriz Cordeiro
author_sort Bezerra, Beatriz Cordeiro
title Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência
title_short Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência
title_full Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência
title_fullStr Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência
title_full_unstemmed Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência
title_sort contribuições do phe no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da universidade federal do rio grande do norte: um relato de experiência
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56281
work_keys_str_mv AT bezerrabeatrizcordeiro contribuicoesdophenodesenvolvimentodaautorregulacaodaaprendizagemdosdiscentesdauniversidadefederaldoriograndedonorteumrelatodeexperiencia
_version_ 1797696734671929344