Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência
A presente pesquisa visa investigar os processos de autorregulação da aprendizagem em discentes da graduação participantes do acompanhamento de estudos ofertado pelo Programa Hábitos de Estudo (PHE) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse sentido, tem-se por objetivo principal a...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56281 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-56281 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-562812024-03-19T04:05:34Z Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência Bezerra, Beatriz Cordeiro Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira Reis, Mônica Karina Santos Autorregulação Aprendizagem Teoria social cognitiva Autorregulação emocional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS A presente pesquisa visa investigar os processos de autorregulação da aprendizagem em discentes da graduação participantes do acompanhamento de estudos ofertado pelo Programa Hábitos de Estudo (PHE) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse sentido, tem-se por objetivo principal analisar a contribuição do programa para a promoção da autorregulação nos estudantes, partindo de uma visão teórico-metodológica banduriana do conceito. Nesse panorama, adotou-se uma abordagem qualitativa, configurando-se como um relato de experiência das práticas psicopedagógicas dos atendimentos realizados durante o acompanhamento de estudos. Os resultados revelaram um notável desenvolvimento na autorregulação dos estudantes, abrangendo aspectos emocionais, organizacionais e de saúde mental. Esses achados sublinham a significativa relevância do Programa Hábitos de Estudo na promoção do desenvolvimento integral dos estudantes universitários. O estudo, assim, atingiu seu objetivo geral, fornecendo insights valiosos sobre a eficácia do programa e sua influência positiva na formação acadêmica e pessoal dos participantes. 2023 2023-12-19T20:53:59Z 2023-11-10 bachelorThesis BEZERRA, Beatriz Cordeiro. Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência. Orientadora: Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56281 pt_BR Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Autorregulação Aprendizagem Teoria social cognitiva Autorregulação emocional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Autorregulação Aprendizagem Teoria social cognitiva Autorregulação emocional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Bezerra, Beatriz Cordeiro Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência |
description |
A presente pesquisa visa investigar os processos de autorregulação da aprendizagem em discentes da graduação participantes do acompanhamento de estudos ofertado pelo Programa Hábitos de Estudo (PHE) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse sentido, tem-se por objetivo principal analisar a contribuição do programa para a promoção da autorregulação nos estudantes, partindo de uma visão teórico-metodológica banduriana do conceito. Nesse panorama, adotou-se uma abordagem qualitativa, configurando-se como um relato de experiência das práticas psicopedagógicas dos atendimentos realizados durante o acompanhamento de estudos. Os resultados revelaram um notável desenvolvimento na autorregulação dos estudantes, abrangendo aspectos emocionais, organizacionais e de saúde mental. Esses achados sublinham a significativa relevância do Programa Hábitos de Estudo na promoção do desenvolvimento integral dos estudantes universitários. O estudo, assim, atingiu seu objetivo geral, fornecendo insights valiosos sobre a eficácia do programa e sua influência positiva na formação acadêmica e pessoal dos participantes. |
author2 |
Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de |
author_facet |
Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de Bezerra, Beatriz Cordeiro |
format |
bachelorThesis |
author |
Bezerra, Beatriz Cordeiro |
author_sort |
Bezerra, Beatriz Cordeiro |
title |
Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência |
title_short |
Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência |
title_full |
Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência |
title_fullStr |
Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência |
title_sort |
contribuições do phe no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da universidade federal do rio grande do norte: um relato de experiência |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56281 |
work_keys_str_mv |
AT bezerrabeatrizcordeiro contribuicoesdophenodesenvolvimentodaautorregulacaodaaprendizagemdosdiscentesdauniversidadefederaldoriograndedonorteumrelatodeexperiencia |
_version_ |
1797696734671929344 |