Gestão de custos e formação de preço de venda em uma empresa varejista de material de construção
Given the current market reality, companies increasingly need to have strategies that help them stay in the market and become more competitive. Carrying out cost and pricing management is essential for the continuity of companies in the market. In this context, the present study aimed to analyze the...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56234 |
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ri-123456789-562342023-12-19T18:12:19Z Gestão de custos e formação de preço de venda em uma empresa varejista de material de construção Assis, Iara Ingrid de Barbosa, Mayara Bezerra Duda, Edivaldo do Nascimento SIlva, Jerferson Freitas da Gestão de custos Formação do preço de venda Mercado Microempresa Costs management Pricing Market Micro enterprise. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS Given the current market reality, companies increasingly need to have strategies that help them stay in the market and become more competitive. Carrying out cost and pricing management is essential for the continuity of companies in the market. In this context, the present study aimed to analyze the influence of cost management and the impact of applying a pricing method on the formation of the sales price. This study is characterized as descriptive research with a qualitative approach. The research was divided into three stages: choosing the company, conducting the interview and calculating the mark-up. As a result, it was observed that price formation within the micro-enterprise analyzed occurs subjectively, based only on the managers' market experience. The products that generate greater financial returns were identified to calculate the mark-up and, therefore, make it possible to compare it with the prices charged by the company. According to the analyzes carried out, it was found that the organization did not price its goods appropriately, where products were found with prices below ideal, not reaching the profit margin expected by the manager. Therefore,it is clear that the company's current price formation practice can be detrimental to itseconomic and financial health, highlighting the importance of correct cost managementand sales price formation in organizations, with possible impacts on profitability. andprofitability of its operations. Diante da atual realidade de mercado, as empresas necessitam cada vez mais possuir estratégias que os auxiliem a mantê-las no mercado e se tornarem mais competitivas. A realização de uma gestão de custos e precificação é essencial para a continuidade das empresas no mercado. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a influência da gestão de custos e o impacto da aplicação de um método de precificação na formação do preço de venda. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e com abordagem qualitativa. A pesquisa foi dividida em três etapas: escolha da empresa, aplicação da entrevista e cálculo do mark-up. Como resultado, observou-se que a formação de preço dentro da microempresa analisada ocorre de forma subjetiva, tendo como base somente a experiência de mercado dos gestores. Foram identificados os produtos que geram maiores retornos financeiros para a realização do cálculo do mark-up e, assim sendo, possível compará-lo com os preços praticados na empresa. Conforme as análises realizadas, constatou-se que a organização não realizava a precificação das suas mercadorias de forma adequada, onde encontrou-se produtos com preços abaixo do ideal, não atingindo a margem de lucro esperada pelo gestor. Portanto, é notório que a prática de formação de preço atual da empresa pode ser prejudicial para a saúde econômico-financeira da mesma, ressaltando-se a importância da correta gestão de custos e formação do preço de venda nas organizações, com possíveis impactos na lucratividade e rentabilidade das suas operações. 2023-12-19T18:12:18Z 2023-12-19T18:12:18Z 2023-12-11 bachelorThesis ASSIS, Iara Ingrid de. Gestão de custos e formação de preço de venda em uma empresa varejista de material de construção. Orientador: Mayara Bezerra Barbosa. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56234 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências Contábeis Ciências Exatas e Aplicadas |
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