Uma proposta de sequência didática para o ensino de comunicações móveis celulares, integrando conceitos de física do ensino médio
The state of Rio Grande do Norte has been facing significant challenges in the teaching and learning process in high school. In light of this, it is observed that students' performance has been unsatisfactory, according to data from the Basic Education Development Index. In this context, develo...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56130 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-56130 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-561302023-12-19T12:37:15Z Uma proposta de sequência didática para o ensino de comunicações móveis celulares, integrando conceitos de física do ensino médio A didactic sequence proposal for teaching mobile communications, integrating high school physics concepts Leite, Angeli Ester Barbosa Pinheiro, Fred Sizenando Rossiter Silva, Gutembergue Soares da Rodrigues, Marcio Eduardo da Costa Sequência Didática Sistema Móvel Celular Ensino Médio do Rio Grande do Norte CNPQ::ENGENHARIAS The state of Rio Grande do Norte has been facing significant challenges in the teaching and learning process in high school. In light of this, it is observed that students' performance has been unsatisfactory, according to data from the Basic Education Development Index. In this context, developing and implementing didactic proposals to boost the educational system of the State High School in Rio Grande do Norte are actions of paramount importance that can be carried out by the entire community. Thus, a Didactic Sequence based on the principles of Meaningful Learning was proposed, focusing on teaching the content of the Mobile Cellular System (Personal Mobile Service in the official definition of ANATEL), relating it to the con-tent of Electromagnetic Waves in the Physics discipline in high school. The Didactic Sequen-ce, aligned with the official documents guiding Brazilian basic education, was taught in high school classes at Myriam Coeli State School, located in Natal-RN. The project resulted in the production of an Educational Product, which is an instructional resource for the contextuali-zed teaching of the Physics discipline, and the purpose of its development was to contribute participatively to high school education in the state. O estado do Rio Grande do Norte tem enfrentado grandes desafios no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio, diante disto, verifica-se que o desempenho dos estudantes tem se apresentado insatisfatório, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Nesse contexto, desenvolver e implementar propostas didáticas para impulsionar o Sistema Educacional do Ensino Médio Estadual Potiguar são ações de suma importância que podem ser realizadas por toda a comunidade. Assim, propôs-se uma Sequência Didática fundamentada nos princípios da Aprendizagem Significativa, com foco no ensino do conteúdo de Sistema Móvel Celular (Serviço Móvel Pessoal na definição oficial da ANATEL), relacionando-o com o conteúdo de Ondas Eletromagnéticas da disciplina de Física no Ensino Médio. A Sequência Didática, alinhada aos documentos oficiais que norteiam a educação básica brasileira, foi ministrada em turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Myriam Coeli, localizada em Natal-RN. O projeto teve como resultado a produção de um Produto Educacional, que é um recurso instrucional para o ensino contextualizado da disciplina de Física e o intuito da sua elaboração foi contribuir de forma participativa com Ensino Médio do Estado. 2023-12-19T12:37:15Z 2023-12-19T12:37:15Z 2023-12-08 bachelorThesis LEITE, Angeli. Uma proposta de sequência didática para o ensino de comunicações móveis celulares, integrando conceitos de física do ensino médio. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Departamento de Engenharia de Comunicações, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56130 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Engenharia de Telecomunicações Engenharia de Engenharia de Comunicações |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Sequência Didática Sistema Móvel Celular Ensino Médio do Rio Grande do Norte CNPQ::ENGENHARIAS |
spellingShingle |
Sequência Didática Sistema Móvel Celular Ensino Médio do Rio Grande do Norte CNPQ::ENGENHARIAS Leite, Angeli Ester Barbosa Uma proposta de sequência didática para o ensino de comunicações móveis celulares, integrando conceitos de física do ensino médio |
description |
The state of Rio Grande do Norte has been facing significant challenges in the teaching and learning process in high school. In light of this, it is observed that students' performance has been unsatisfactory, according to data from the Basic Education Development Index. In this context, developing and implementing didactic proposals to boost the educational system of the State High School in Rio Grande do Norte are actions of paramount importance that can be carried out by the entire community. Thus, a Didactic Sequence based on the principles of Meaningful Learning was proposed, focusing on teaching the content of the Mobile Cellular System (Personal Mobile Service in the official definition of ANATEL), relating it to the con-tent of Electromagnetic Waves in the Physics discipline in high school. The Didactic Sequen-ce, aligned with the official documents guiding Brazilian basic education, was taught in high school classes at Myriam Coeli State School, located in Natal-RN. The project resulted in the production of an Educational Product, which is an instructional resource for the contextuali-zed teaching of the Physics discipline, and the purpose of its development was to contribute participatively to high school education in the state. |
author2 |
Pinheiro, Fred Sizenando Rossiter |
author_facet |
Pinheiro, Fred Sizenando Rossiter Leite, Angeli Ester Barbosa |
format |
bachelorThesis |
author |
Leite, Angeli Ester Barbosa |
author_sort |
Leite, Angeli Ester Barbosa |
title |
Uma proposta de sequência didática para o ensino de comunicações móveis celulares, integrando conceitos de física do ensino médio |
title_short |
Uma proposta de sequência didática para o ensino de comunicações móveis celulares, integrando conceitos de física do ensino médio |
title_full |
Uma proposta de sequência didática para o ensino de comunicações móveis celulares, integrando conceitos de física do ensino médio |
title_fullStr |
Uma proposta de sequência didática para o ensino de comunicações móveis celulares, integrando conceitos de física do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de sequência didática para o ensino de comunicações móveis celulares, integrando conceitos de física do ensino médio |
title_sort |
uma proposta de sequência didática para o ensino de comunicações móveis celulares, integrando conceitos de física do ensino médio |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56130 |
work_keys_str_mv |
AT leiteangeliesterbarbosa umapropostadesequenciadidaticaparaoensinodecomunicacoesmoveiscelularesintegrandoconceitosdefisicadoensinomedio AT leiteangeliesterbarbosa adidacticsequenceproposalforteachingmobilecommunicationsintegratinghighschoolphysicsconcepts |
_version_ |
1790055967975538688 |