Qualidade dos cardápios escolares ofertados em 2019 e 2022 segundo o IQ COSAN: análise comparativa

Objetivo: Essa pesquisa teve por objetivo realizar um estudo comparativo para avaliar a qualidade dos cardápios escolares ofertados para a rede pública de ensino básico nos anos de 2019 e 2022 em municípios do Rio Grande do Norte. Métodos: Utilizou-se para análises a ferramenta de análise qualitativ...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rosas, Cláudia Santos
Outros Autores: Pinheiro, Liana Galvão Bacurau
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55998
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Descrição
Resumo:Objetivo: Essa pesquisa teve por objetivo realizar um estudo comparativo para avaliar a qualidade dos cardápios escolares ofertados para a rede pública de ensino básico nos anos de 2019 e 2022 em municípios do Rio Grande do Norte. Métodos: Utilizou-se para análises a ferramenta de análise qualitativa de cardápios proposta pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (CGPAE), por meio da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN), nos anos 2018 e 2021, denominada IQ COSAN para as modalidades Creche, Pré-escola, Fundamental e EJA, no período parcial. As informações sobre os cardápios ofertados foram coletadas do banco de dados do CECANE/UFRN. Resultados: Quanto a qualidade dos cardápios da modalidade Creche, 28% (2019) e 45% (2022) apresentaram-se inadequados; 69% (2019) e 41% (2022) precisam de melhoras; 3% (2019) e 14% (2022) adequados e quanto a diversidade da oferta de alimentos nos cardápios, 41% (2019) e 0% (2022) inadequados; 48% (2019) e 31% (2022) precisa de melhoras; 10% (2019) e 69% (2022) adequados. Com relação a qualidade dos cardápios para a modalidade Pré-escola, 42% (2019) 0% (2022) inadequados; 53% (2019) e 56% (2022) precisa de melhoras; 5% (2019) e 44% (2022) adequados. Quanto a diversidade dos cardápios da modalidade EJA, 28% (2019) e 0% (2022) se apresentaram como inadequados; 67% (2019) e 14% (2022) precisa de melhoras; 6% (2019) e 86% (2022) adequados. Conclusão: Os cardápios ofertados em 2022 apresentaram acentuada melhora na sua diversidade, em todas as modalidades de ensino analisadas, em relação a 2019. Contudo observou-se a necessidade de elevar o quantitativo de cardápios adequados, quanto a qualidade, para todas as modalidades de ensino, tendo em vista ter sido identificado aumento na quantidade de cardápios classificados como inadequados (Creche e Pré-escola) e como precisam de melhoras (Fundamental e EJA). Porém, destaca-se que os resultados obtidos demostram um avanço significativo na avaliação qualitativa dos cardápios entre os anos de 2019 e 2022 e, consequentemente, isso representa uma melhoria da promoção da qualidade da alimentação escolar ofertada. Ressalta-se ainda, a relevância da utilização da ferramenta IQ COSAN na análise dos cardápios escolares nas etapas de planejamento e execução do programa.