Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho
Este trabalho é fruto de uma reflexão sobre o ensino de piano e o material didático mais recorrente no contexto de escolas particulares especializadas em música na cidade de Natal/RN. Tem como objetivo sugerir a inserção de propostas de atividades que contemplem o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick,...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55933 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-55933 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-559332023-12-14T17:55:04Z Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho Militão, Kauã Felipe Lopes Gomes Filho, Tarcísio http://lattes.cnpq.br/3102096270427089 http://lattes.cnpq.br/7328311987666205 Gomes, Carolina Chaves http://lattes.cnpq.br/1716956463155805 Rodrigues, Antônio Guilherme Cardoso http://lattes.cnpq.br/4318063726180429 Ensino do piano Modelo C(L)A(S)P Educação musical Este trabalho é fruto de uma reflexão sobre o ensino de piano e o material didático mais recorrente no contexto de escolas particulares especializadas em música na cidade de Natal/RN. Tem como objetivo sugerir a inserção de propostas de atividades que contemplem o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, de forma a enriquecer o material comumente utilizado nas aulas de piano, partindo do pressuposto que esses materiais podem ser muitas vezes incompletos, por abrangerem, em sua maioria, apenas uma vertente de ensino e limitando o processo de aprendizagem do aluno. A partir da pesquisa e coleta de dados sobre o uso dos livros/materiais mais visitados em sala de aula pelos professores, foi possível analisar, refletir e inserir propostas de atividades como forma de auxiliar os professores em suas aulas de piano. Desse modo, através dos parâmetros do modelo C(L)A(S)P buscou-se diversificar a forma como as lições podem ser trabalhadas em sala de aula, tornando a aula mais dinâmica, despertando o estímulo e interesse do aluno e proporcionando um estudo do piano de modo mais abrangente, por contemplar os parâmetros do ensino musical estipulados pela teoria de Swanwick. 2023-12-14T17:55:04Z 2023-12-14T17:55:04Z 2023-11-23 bachelorThesis MILITÃO, Kauã Felipe Lopes. Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swawnick para aulas de piano: uma proposta de trabalho. Orientador: Tarcísio Gomes Filho. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55933 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música Escola de Música |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Ensino do piano Modelo C(L)A(S)P Educação musical |
spellingShingle |
Ensino do piano Modelo C(L)A(S)P Educação musical Militão, Kauã Felipe Lopes Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho |
description |
Este trabalho é fruto de uma reflexão sobre o ensino de piano e o material didático mais recorrente no contexto de escolas particulares especializadas em música na cidade de Natal/RN. Tem como objetivo sugerir a inserção de propostas de atividades que contemplem o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, de forma a enriquecer o material comumente utilizado nas aulas de piano, partindo do pressuposto que esses materiais podem ser muitas vezes incompletos, por abrangerem, em sua maioria, apenas uma vertente de ensino e limitando o processo de aprendizagem do aluno. A partir da pesquisa e coleta de dados sobre o uso dos livros/materiais mais visitados em sala de aula pelos professores, foi possível analisar, refletir e inserir propostas de atividades como forma de auxiliar os professores em suas aulas de piano. Desse modo, através dos parâmetros do modelo C(L)A(S)P buscou-se diversificar a forma como as lições podem ser trabalhadas em sala de aula, tornando a aula mais dinâmica, despertando o estímulo e interesse do aluno e proporcionando um estudo do piano de modo mais abrangente, por contemplar os parâmetros do ensino musical estipulados pela teoria de Swanwick. |
author2 |
Gomes Filho, Tarcísio |
author_facet |
Gomes Filho, Tarcísio Militão, Kauã Felipe Lopes |
format |
bachelorThesis |
author |
Militão, Kauã Felipe Lopes |
author_sort |
Militão, Kauã Felipe Lopes |
title |
Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho |
title_short |
Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho |
title_full |
Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho |
title_fullStr |
Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho |
title_full_unstemmed |
Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho |
title_sort |
atividades musicais amparadas no modelo c(l)a(s)p de keith swanwick para aulas de piano: uma proposta de trabalho |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55933 |
work_keys_str_mv |
AT militaokauafelipelopes atividadesmusicaisamparadasnomodeloclaspdekeithswanwickparaaulasdepianoumapropostadetrabalho |
_version_ |
1785623368221851648 |