Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho

Este trabalho é fruto de uma reflexão sobre o ensino de piano e o material didático mais recorrente no contexto de escolas particulares especializadas em música na cidade de Natal/RN. Tem como objetivo sugerir a inserção de propostas de atividades que contemplem o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Militão, Kauã Felipe Lopes
Outros Autores: Gomes Filho, Tarcísio
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55933
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-55933
record_format dspace
spelling ri-123456789-559332023-12-14T17:55:04Z Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho Militão, Kauã Felipe Lopes Gomes Filho, Tarcísio http://lattes.cnpq.br/3102096270427089 http://lattes.cnpq.br/7328311987666205 Gomes, Carolina Chaves http://lattes.cnpq.br/1716956463155805 Rodrigues, Antônio Guilherme Cardoso http://lattes.cnpq.br/4318063726180429 Ensino do piano Modelo C(L)A(S)P Educação musical Este trabalho é fruto de uma reflexão sobre o ensino de piano e o material didático mais recorrente no contexto de escolas particulares especializadas em música na cidade de Natal/RN. Tem como objetivo sugerir a inserção de propostas de atividades que contemplem o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, de forma a enriquecer o material comumente utilizado nas aulas de piano, partindo do pressuposto que esses materiais podem ser muitas vezes incompletos, por abrangerem, em sua maioria, apenas uma vertente de ensino e limitando o processo de aprendizagem do aluno. A partir da pesquisa e coleta de dados sobre o uso dos livros/materiais mais visitados em sala de aula pelos professores, foi possível analisar, refletir e inserir propostas de atividades como forma de auxiliar os professores em suas aulas de piano. Desse modo, através dos parâmetros do modelo C(L)A(S)P buscou-se diversificar a forma como as lições podem ser trabalhadas em sala de aula, tornando a aula mais dinâmica, despertando o estímulo e interesse do aluno e proporcionando um estudo do piano de modo mais abrangente, por contemplar os parâmetros do ensino musical estipulados pela teoria de Swanwick. 2023-12-14T17:55:04Z 2023-12-14T17:55:04Z 2023-11-23 bachelorThesis MILITÃO, Kauã Felipe Lopes. Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swawnick para aulas de piano: uma proposta de trabalho. Orientador: Tarcísio Gomes Filho. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55933 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música Escola de Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ensino do piano
Modelo C(L)A(S)P
Educação musical
spellingShingle Ensino do piano
Modelo C(L)A(S)P
Educação musical
Militão, Kauã Felipe Lopes
Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho
description Este trabalho é fruto de uma reflexão sobre o ensino de piano e o material didático mais recorrente no contexto de escolas particulares especializadas em música na cidade de Natal/RN. Tem como objetivo sugerir a inserção de propostas de atividades que contemplem o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, de forma a enriquecer o material comumente utilizado nas aulas de piano, partindo do pressuposto que esses materiais podem ser muitas vezes incompletos, por abrangerem, em sua maioria, apenas uma vertente de ensino e limitando o processo de aprendizagem do aluno. A partir da pesquisa e coleta de dados sobre o uso dos livros/materiais mais visitados em sala de aula pelos professores, foi possível analisar, refletir e inserir propostas de atividades como forma de auxiliar os professores em suas aulas de piano. Desse modo, através dos parâmetros do modelo C(L)A(S)P buscou-se diversificar a forma como as lições podem ser trabalhadas em sala de aula, tornando a aula mais dinâmica, despertando o estímulo e interesse do aluno e proporcionando um estudo do piano de modo mais abrangente, por contemplar os parâmetros do ensino musical estipulados pela teoria de Swanwick.
author2 Gomes Filho, Tarcísio
author_facet Gomes Filho, Tarcísio
Militão, Kauã Felipe Lopes
format bachelorThesis
author Militão, Kauã Felipe Lopes
author_sort Militão, Kauã Felipe Lopes
title Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho
title_short Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho
title_full Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho
title_fullStr Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho
title_full_unstemmed Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho
title_sort atividades musicais amparadas no modelo c(l)a(s)p de keith swanwick para aulas de piano: uma proposta de trabalho
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55933
work_keys_str_mv AT militaokauafelipelopes atividadesmusicaisamparadasnomodeloclaspdekeithswanwickparaaulasdepianoumapropostadetrabalho
_version_ 1785623368221851648