Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho

Este trabalho é fruto de uma reflexão sobre o ensino de piano e o material didático mais recorrente no contexto de escolas particulares especializadas em música na cidade de Natal/RN. Tem como objetivo sugerir a inserção de propostas de atividades que contemplem o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick,...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Militão, Kauã Felipe Lopes
Outros Autores: Gomes Filho, Tarcísio
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55933
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Descrição
Resumo:Este trabalho é fruto de uma reflexão sobre o ensino de piano e o material didático mais recorrente no contexto de escolas particulares especializadas em música na cidade de Natal/RN. Tem como objetivo sugerir a inserção de propostas de atividades que contemplem o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, de forma a enriquecer o material comumente utilizado nas aulas de piano, partindo do pressuposto que esses materiais podem ser muitas vezes incompletos, por abrangerem, em sua maioria, apenas uma vertente de ensino e limitando o processo de aprendizagem do aluno. A partir da pesquisa e coleta de dados sobre o uso dos livros/materiais mais visitados em sala de aula pelos professores, foi possível analisar, refletir e inserir propostas de atividades como forma de auxiliar os professores em suas aulas de piano. Desse modo, através dos parâmetros do modelo C(L)A(S)P buscou-se diversificar a forma como as lições podem ser trabalhadas em sala de aula, tornando a aula mais dinâmica, despertando o estímulo e interesse do aluno e proporcionando um estudo do piano de modo mais abrangente, por contemplar os parâmetros do ensino musical estipulados pela teoria de Swanwick.