Motivações de compra dos consumidores de produtos orgânicos em Natal-RN

The present work aimed to investigate consumers' motivations for purchasing organic products at CECAFES in Natal -RN. which is the distribution center for organic food sold by family farmers, cooperatives and associations in Rio Grande do Norte, known as the Family Farming Market. For this p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Carolin Carvalho da
Outros Autores: Mattos, Karen Maria da Costa
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55769
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-55769
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic produtos orgânicos
perfil do consumidor
agricultura orgânica
consumo de alimentos orgânicos
organic products
consumer profile
organic agriculture
organic food consumption
CNPQ::ENGENHARIAS
spellingShingle produtos orgânicos
perfil do consumidor
agricultura orgânica
consumo de alimentos orgânicos
organic products
consumer profile
organic agriculture
organic food consumption
CNPQ::ENGENHARIAS
Silva, Carolin Carvalho da
Motivações de compra dos consumidores de produtos orgânicos em Natal-RN
description The present work aimed to investigate consumers' motivations for purchasing organic products at CECAFES in Natal -RN. which is the distribution center for organic food sold by family farmers, cooperatives and associations in Rio Grande do Norte, known as the Family Farming Market. For this purpose, a descriptive-exploratory research was developed, using the survey method with the application of questionnaires. This work enables the perception of which characteristics most influence the consumer in the purchasing decision, aiming to fill the gaps with a lack of research in the area. As the research object, CECAFES visitors were interviewed. The data collection instrument was constructed with dimensions on frequency of consumption, purchase, knowledge of organic food and non-food products, in addition to questions related to socioeconomic data. The variables that make up each dimension were evaluated on a 5-point metric scale based on the Likert Model, which ranged from 1 (No importance) to 5 (Very important), depending on the level of agreement with a phrase proposed to characterize each variable. The collected data were analyzed using descriptive statistics and comparison of means. Results indicate that the profile of organic consumers is predominantly women, with completed higher education and family income greater than three minimum wages, who are looking for a better quality of life, preservation of health and the environment, and in search of a tastier food.
author2 Mattos, Karen Maria da Costa
author_facet Mattos, Karen Maria da Costa
Silva, Carolin Carvalho da
format bachelorThesis
author Silva, Carolin Carvalho da
author_sort Silva, Carolin Carvalho da
title Motivações de compra dos consumidores de produtos orgânicos em Natal-RN
title_short Motivações de compra dos consumidores de produtos orgânicos em Natal-RN
title_full Motivações de compra dos consumidores de produtos orgânicos em Natal-RN
title_fullStr Motivações de compra dos consumidores de produtos orgânicos em Natal-RN
title_full_unstemmed Motivações de compra dos consumidores de produtos orgânicos em Natal-RN
title_sort motivações de compra dos consumidores de produtos orgânicos em natal-rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55769
work_keys_str_mv AT silvacarolincarvalhoda motivacoesdecompradosconsumidoresdeprodutosorganicosemnatalrn
_version_ 1785623358808784896
spelling ri-123456789-557692023-12-12T11:21:04Z Motivações de compra dos consumidores de produtos orgânicos em Natal-RN Silva, Carolin Carvalho da Mattos, Karen Maria da Costa http://lattes.cnpq.br/8902148511632176 http://lattes.cnpq.br/1472485197753395 Marques Júnior, Sérgio http://lattes.cnpq.br/3095760811566254 Nunes, Shirlle Katia da Silva http://lattes.cnpq.br/7890000571911617 produtos orgânicos perfil do consumidor agricultura orgânica consumo de alimentos orgânicos organic products consumer profile organic agriculture organic food consumption CNPQ::ENGENHARIAS The present work aimed to investigate consumers' motivations for purchasing organic products at CECAFES in Natal -RN. which is the distribution center for organic food sold by family farmers, cooperatives and associations in Rio Grande do Norte, known as the Family Farming Market. For this purpose, a descriptive-exploratory research was developed, using the survey method with the application of questionnaires. This work enables the perception of which characteristics most influence the consumer in the purchasing decision, aiming to fill the gaps with a lack of research in the area. As the research object, CECAFES visitors were interviewed. The data collection instrument was constructed with dimensions on frequency of consumption, purchase, knowledge of organic food and non-food products, in addition to questions related to socioeconomic data. The variables that make up each dimension were evaluated on a 5-point metric scale based on the Likert Model, which ranged from 1 (No importance) to 5 (Very important), depending on the level of agreement with a phrase proposed to characterize each variable. The collected data were analyzed using descriptive statistics and comparison of means. Results indicate that the profile of organic consumers is predominantly women, with completed higher education and family income greater than three minimum wages, who are looking for a better quality of life, preservation of health and the environment, and in search of a tastier food. O presente trabalho teve como objetivo investigar as motivações dos consumidores em comprar produtos orgânicos na CECAFES de Natal -RN, que é a central de distribuição de alimentos orgânicos comercializada por agricultores familiares, cooperativas e associações do Rio Grande do Norte, conhecida como o Mercado da Agricultura Familiar. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa descritiva-exploratória, utilizando do método survey com aplicação de questionários. Este trabalho possibilita a percepção de quais características mais influenciam o consumidor na decisão de compra, visando preencher as lacunas com falta de pesquisas na área. Como objeto de pesquisa foram entrevistados os frequentadores da CECAFES. O instrumento da coleta de dados foi construído com as dimensões sobre a frequência de consumo, de compra, o conhecimento em produtos orgânicos alimentícios e não alimentícios, além de questões relacionadas a dados socioeconômicos. As variáveis que compõem cada dimensão foram avaliadas em escala métrica de 5 pontos baseado no Modelo Likert a qual variou entre 1 (Nenhuma importância) a 5 (Muito importante), conforme o nível de concordância com uma frase proposta para caracterizar cada variável. Os dados coletados foram analisados pelo método de estatística descritiva e comparação de médias. Resultados indicam que o perfil do consumidor de orgânicos é predominantemente mulher, com ensino superior completo e renda familiar maior que três salários mínimos, que estão em busca de uma melhor qualidade de vida, preservação da saúde e do meio ambiente, e por busca de um alimento mais saboroso 2023-12-12T11:21:03Z 2023-12-12T11:21:03Z 2023-11-29 bachelorThesis SILVA, Carolin Carvalho da. Motivações de compra dos consumidores de produtos orgânicos em Natal-RN. Orientadora: Karen Maria da Costa Mattos. 2023. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Macaíba, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55769 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Engenharia Agronômica Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias