O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban
This dissertation presents an interface between music and body movement aimed at preparing for musical performance. Based on the observation that sensory experience can broaden the senses and perceptions, the research sought to investigate the possibilities of working with the body as the protago...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55656 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-55656 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-556562023-12-06T23:09:46Z O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban Bonafé, Gabriela de Moraes Holanda, Joana Cunha de http://lattes.cnpq.br/7808227340415582 http://lattes.cnpq.br/0283849472198089 Martins, José Henrique Fernandino, Jussara Rodrigues Arte do movimento Música para piano Performance musical CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA This dissertation presents an interface between music and body movement aimed at preparing for musical performance. Based on the observation that sensory experience can broaden the senses and perceptions, the research sought to investigate the possibilities of working with the body as the protagonist in musical performance, providing self-knowledge about the possibilities of mastering the body and space, and inserting them into musical multidirectionality. Using Rudolf Laban's (1978) movement studies as a theoretical basis, more specifically the movement factors present in choreology and the actions of effort, body exploration from a Labanian perspective was applied to Sete Peças para Piano, Op. 169, by Amaral Vieira, in an autoethnographic qualitative research study. The performer's reflections on the process were of recognizing herself as an embodied and sensitive subject, the artistic process provided transformations in the conception of the work as well as changes in musical and sensory aspects, the development of active listening, body relaxation, clarity of musical intentions and interpretative freedom. Esta dissertação apresenta uma interface entre a música e o movimento corporal visando a preparação para a performance musical. Partindo da observação que a experiência sensorial pode ampliar os sentidos e percepções, a pesquisa buscou investigar as possibilidades do trabalho do corpo como protagonista no fazer musical, proporcionando um autoconhecimento sobre as possibilidades do domínio do corpo e do espaço, e inserindo-os na multidirecionalidade musical. Tendo como base teórica os estudos do movimento de Rudolf Laban (1978), mais especificamente os fatores de movimento presentes na coreologia e as ações do esforço, a exploração corporal sob a perspectiva labaniana foram aplicados à obra Sete Peças para Piano, Op. 169, de Amaral Vieira, em pesquisa qualitativa autoetnográfica. As reflexões da performer acerca do processo foram de se reconhecer como sujeito corporificado e sensível, o processo artístico proporcionou transformações na concepção da obra assim como mudanças em aspectos musicais e sensoriais, o desenvolvimento da escuta ativa, relaxamento corporal, clareza de intenções musicais e liberdade interpretativa. 2023-12-06T23:09:03Z 2023-12-06T23:09:03Z 2023-07-14 masterThesis BONAFÉ, Gabriela de Moraes. O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban. Orientadora: Dra. Joana Cunha de Holanda. 2023. 112f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55656 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Arte do movimento Música para piano Performance musical CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
spellingShingle |
Arte do movimento Música para piano Performance musical CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Bonafé, Gabriela de Moraes O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban |
description |
This dissertation presents an interface between music and body movement aimed at preparing
for musical performance. Based on the observation that sensory experience can broaden the
senses and perceptions, the research sought to investigate the possibilities of working with the
body as the protagonist in musical performance, providing self-knowledge about the
possibilities of mastering the body and space, and inserting them into musical
multidirectionality. Using Rudolf Laban's (1978) movement studies as a theoretical basis, more
specifically the movement factors present in choreology and the actions of effort, body
exploration from a Labanian perspective was applied to Sete Peças para Piano, Op. 169, by
Amaral Vieira, in an autoethnographic qualitative research study. The performer's reflections
on the process were of recognizing herself as an embodied and sensitive subject, the artistic
process provided transformations in the conception of the work as well as changes in musical
and sensory aspects, the development of active listening, body relaxation, clarity of musical
intentions and interpretative freedom. |
author2 |
Holanda, Joana Cunha de |
author_facet |
Holanda, Joana Cunha de Bonafé, Gabriela de Moraes |
format |
masterThesis |
author |
Bonafé, Gabriela de Moraes |
author_sort |
Bonafé, Gabriela de Moraes |
title |
O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban |
title_short |
O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban |
title_full |
O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban |
title_fullStr |
O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban |
title_full_unstemmed |
O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban |
title_sort |
o movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "sete peças para piano" de amaral vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de rudolf laban |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55656 |
work_keys_str_mv |
AT bonafegabrielademoraes omovimentocorporalnapreparacaoenaperformancemusicaldaobrasetepecasparapianodeamaralvieirasobaperspectivadosestudoscoreologicosderudolflaban |
_version_ |
1785623353968558080 |