O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban

This dissertation presents an interface between music and body movement aimed at preparing for musical performance. Based on the observation that sensory experience can broaden the senses and perceptions, the research sought to investigate the possibilities of working with the body as the protago...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bonafé, Gabriela de Moraes
Outros Autores: Holanda, Joana Cunha de
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55656
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-55656
record_format dspace
spelling ri-123456789-556562023-12-06T23:09:46Z O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban Bonafé, Gabriela de Moraes Holanda, Joana Cunha de http://lattes.cnpq.br/7808227340415582 http://lattes.cnpq.br/0283849472198089 Martins, José Henrique Fernandino, Jussara Rodrigues Arte do movimento Música para piano Performance musical CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA This dissertation presents an interface between music and body movement aimed at preparing for musical performance. Based on the observation that sensory experience can broaden the senses and perceptions, the research sought to investigate the possibilities of working with the body as the protagonist in musical performance, providing self-knowledge about the possibilities of mastering the body and space, and inserting them into musical multidirectionality. Using Rudolf Laban's (1978) movement studies as a theoretical basis, more specifically the movement factors present in choreology and the actions of effort, body exploration from a Labanian perspective was applied to Sete Peças para Piano, Op. 169, by Amaral Vieira, in an autoethnographic qualitative research study. The performer's reflections on the process were of recognizing herself as an embodied and sensitive subject, the artistic process provided transformations in the conception of the work as well as changes in musical and sensory aspects, the development of active listening, body relaxation, clarity of musical intentions and interpretative freedom. Esta dissertação apresenta uma interface entre a música e o movimento corporal visando a preparação para a performance musical. Partindo da observação que a experiência sensorial pode ampliar os sentidos e percepções, a pesquisa buscou investigar as possibilidades do trabalho do corpo como protagonista no fazer musical, proporcionando um autoconhecimento sobre as possibilidades do domínio do corpo e do espaço, e inserindo-os na multidirecionalidade musical. Tendo como base teórica os estudos do movimento de Rudolf Laban (1978), mais especificamente os fatores de movimento presentes na coreologia e as ações do esforço, a exploração corporal sob a perspectiva labaniana foram aplicados à obra Sete Peças para Piano, Op. 169, de Amaral Vieira, em pesquisa qualitativa autoetnográfica. As reflexões da performer acerca do processo foram de se reconhecer como sujeito corporificado e sensível, o processo artístico proporcionou transformações na concepção da obra assim como mudanças em aspectos musicais e sensoriais, o desenvolvimento da escuta ativa, relaxamento corporal, clareza de intenções musicais e liberdade interpretativa. 2023-12-06T23:09:03Z 2023-12-06T23:09:03Z 2023-07-14 masterThesis BONAFÉ, Gabriela de Moraes. O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban. Orientadora: Dra. Joana Cunha de Holanda. 2023. 112f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55656 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Arte do movimento
Música para piano
Performance musical
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
spellingShingle Arte do movimento
Música para piano
Performance musical
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Bonafé, Gabriela de Moraes
O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban
description This dissertation presents an interface between music and body movement aimed at preparing for musical performance. Based on the observation that sensory experience can broaden the senses and perceptions, the research sought to investigate the possibilities of working with the body as the protagonist in musical performance, providing self-knowledge about the possibilities of mastering the body and space, and inserting them into musical multidirectionality. Using Rudolf Laban's (1978) movement studies as a theoretical basis, more specifically the movement factors present in choreology and the actions of effort, body exploration from a Labanian perspective was applied to Sete Peças para Piano, Op. 169, by Amaral Vieira, in an autoethnographic qualitative research study. The performer's reflections on the process were of recognizing herself as an embodied and sensitive subject, the artistic process provided transformations in the conception of the work as well as changes in musical and sensory aspects, the development of active listening, body relaxation, clarity of musical intentions and interpretative freedom.
author2 Holanda, Joana Cunha de
author_facet Holanda, Joana Cunha de
Bonafé, Gabriela de Moraes
format masterThesis
author Bonafé, Gabriela de Moraes
author_sort Bonafé, Gabriela de Moraes
title O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban
title_short O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban
title_full O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban
title_fullStr O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban
title_full_unstemmed O movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "Sete peças para piano" de Amaral Vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de Rudolf Laban
title_sort o movimento corporal na preparação e na performance musical da obra "sete peças para piano" de amaral vieira sob a perspectiva dos estudos coreológicos de rudolf laban
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55656
work_keys_str_mv AT bonafegabrielademoraes omovimentocorporalnapreparacaoenaperformancemusicaldaobrasetepecasparapianodeamaralvieirasobaperspectivadosestudoscoreologicosderudolflaban
_version_ 1785623353968558080