"A gente não deveria ter que se defender": os efeitos do patriarcado na atuação de mulheres docentes do Curso de Engenharia Civil da UFRN

This dissertation aims to investigate the impacts of patriarchy that unfold on the life and professional performance of women civil engineers installed in teaching at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). To this end, it is based on critical social theory, as a methodological subs...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nogueira, Luana Brenda da Silva
Outros Autores: Madureira, Antoinette de Brito
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55607
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-55607
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Serviço social
Patriarcado
Relação de trabalho - trabalho docente
Relação de gênero
Engenharia civil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
spellingShingle Serviço social
Patriarcado
Relação de trabalho - trabalho docente
Relação de gênero
Engenharia civil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Nogueira, Luana Brenda da Silva
"A gente não deveria ter que se defender": os efeitos do patriarcado na atuação de mulheres docentes do Curso de Engenharia Civil da UFRN
description This dissertation aims to investigate the impacts of patriarchy that unfold on the life and professional performance of women civil engineers installed in teaching at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). To this end, it is based on critical social theory, as a methodological subsidy to base the research carried out. The study has a qualitative character, using the following techniques as methodological path: bibliographic review around the central categories of the research, which permeated the entire research process; analysis of documents available on the internet, with the objective of capturing and analyzing the speeches of women inserted in Civil Engineering, in different segments and finally, the semi-structured interview technique, with previously established questions with three women with training in Civil Engineering currently inserted as professors at the Department of Civil and Environmental Engineering – DECAM/UFRN. The study shows that women have historically been removed from different spheres of the public sphere and destined, for a long time, to activities in the private sphere, which is aggravated in capitalist/racist/patriarchal society. It points out that education is one of the spaces historically denied to women and that women's work is marked by exclusion and devaluation, both in the productive and reproductive spheres, spheres also marked by exploitation of class and race. He points out that activities socially considered masculine ruled out, for many years, the presence of women, which is the case of Civil Engineering. The data show that, nowadays, the number of female civil engineers has had a significant increase, both in training and in professional activities in various professional segments, which does not mean that oppression and exploitation, based on gender, in these spaces, are dissipated. The data collected in the field research show aspects of the patriarchy present in the daily life of women civil engineers, highlighting the marks left by moral and sexual harassment within the spaces of performance and also in daily situations, outside the work space. They also show the work overload that falls on female teachers, both in the productive sphere and in the reproductive sphere, a result of capitalist/patriarchal exploitation.
author2 Madureira, Antoinette de Brito
author_facet Madureira, Antoinette de Brito
Nogueira, Luana Brenda da Silva
format masterThesis
author Nogueira, Luana Brenda da Silva
author_sort Nogueira, Luana Brenda da Silva
title "A gente não deveria ter que se defender": os efeitos do patriarcado na atuação de mulheres docentes do Curso de Engenharia Civil da UFRN
title_short "A gente não deveria ter que se defender": os efeitos do patriarcado na atuação de mulheres docentes do Curso de Engenharia Civil da UFRN
title_full "A gente não deveria ter que se defender": os efeitos do patriarcado na atuação de mulheres docentes do Curso de Engenharia Civil da UFRN
title_fullStr "A gente não deveria ter que se defender": os efeitos do patriarcado na atuação de mulheres docentes do Curso de Engenharia Civil da UFRN
title_full_unstemmed "A gente não deveria ter que se defender": os efeitos do patriarcado na atuação de mulheres docentes do Curso de Engenharia Civil da UFRN
title_sort "a gente não deveria ter que se defender": os efeitos do patriarcado na atuação de mulheres docentes do curso de engenharia civil da ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55607
work_keys_str_mv AT nogueiraluanabrendadasilva agentenaodeveriaterquesedefenderosefeitosdopatriarcadonaatuacaodemulheresdocentesdocursodeengenhariacivildaufrn
_version_ 1785623084894519296
spelling ri-123456789-556072023-12-05T19:19:27Z "A gente não deveria ter que se defender": os efeitos do patriarcado na atuação de mulheres docentes do Curso de Engenharia Civil da UFRN Nogueira, Luana Brenda da Silva Madureira, Antoinette de Brito http://lattes.cnpq.br/2856174786917397 http://lattes.cnpq.br/0167077337751688 Souza, Ilka de Lima http://lattes.cnpq.br/4908287844452252 Inácio, Miriam de Oliveira Oliveira, Tibério Lima Serviço social Patriarcado Relação de trabalho - trabalho docente Relação de gênero Engenharia civil CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL This dissertation aims to investigate the impacts of patriarchy that unfold on the life and professional performance of women civil engineers installed in teaching at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). To this end, it is based on critical social theory, as a methodological subsidy to base the research carried out. The study has a qualitative character, using the following techniques as methodological path: bibliographic review around the central categories of the research, which permeated the entire research process; analysis of documents available on the internet, with the objective of capturing and analyzing the speeches of women inserted in Civil Engineering, in different segments and finally, the semi-structured interview technique, with previously established questions with three women with training in Civil Engineering currently inserted as professors at the Department of Civil and Environmental Engineering – DECAM/UFRN. The study shows that women have historically been removed from different spheres of the public sphere and destined, for a long time, to activities in the private sphere, which is aggravated in capitalist/racist/patriarchal society. It points out that education is one of the spaces historically denied to women and that women's work is marked by exclusion and devaluation, both in the productive and reproductive spheres, spheres also marked by exploitation of class and race. He points out that activities socially considered masculine ruled out, for many years, the presence of women, which is the case of Civil Engineering. The data show that, nowadays, the number of female civil engineers has had a significant increase, both in training and in professional activities in various professional segments, which does not mean that oppression and exploitation, based on gender, in these spaces, are dissipated. The data collected in the field research show aspects of the patriarchy present in the daily life of women civil engineers, highlighting the marks left by moral and sexual harassment within the spaces of performance and also in daily situations, outside the work space. They also show the work overload that falls on female teachers, both in the productive sphere and in the reproductive sphere, a result of capitalist/patriarchal exploitation. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES A presente dissertação objetiva investigar os impactos do patriarcado que se descortinam sobre a vida e a atuação profissional de mulheres engenheiras civis instaladas na docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para esse fim, se fundamenta na teoria social crítica, como subsídio metodológico para embasar a pesquisa realizada. O estudo possui caráter qualitativo, tendo como percurso metodológico as seguintes técnicas: revisão bibliográfica em torno das categorias centrais da pesquisa, que permeou todo o processo de pesquisa; análise de documentos disponíveis na internet, sob o objetivo de capturar e analisar falas de mulheres inseridas na Engenharia Civil, em diferentes segmentos e por fim, a técnica de entrevista semiestruturada, com perguntas previamente estabelecidas com três mulheres com formação em Engenharia Civil atualmente inseridas enquanto docentes no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental – DECAM/UFRN. O estudo evidencia que as mulheres historicamente foram afastadas de diferentes esferas do âmbito público e destinadas, por muito tempo, às atividades da esfera privada, o que se agrava na sociedade capitalista/racista/patriarcal. Aponta que a educação é um dos espaços historicamente negados às mulheres e que o trabalho das mulheres é marcado por exclusão e desvalorização, tanto na esfera produtiva quanto na reprodutiva, esferas assinaladas também pelas explorações de classe e de raça. Salienta que atividades socialmente consideradas como masculinas descartaram, por longos anos, a presença de mulheres, sendo este o caso da Engenharia Civil. Os dados apontam que na atualidade, o número de mulheres engenheiras civis têm tido significativo aumento, tanto na formação quanto na atuação profissional em variados segmentos profissionais, o que não significa que a opressão e a exploração, com base no gênero, nesses espaços, se dissiparam. Os dados coletados na pesquisa de campo mostram aspectos do patriarcado presente no cotidiano das mulheres engenheiras civis, destacando-se marcas deixadas pelo assédio moral e sexual dentro dos espaços de atuação e também em situações diárias, fora do espaço de trabalho. Mostram também a sobrecarga de trabalho que recai sobre mulheres docentes, tanto na esfera produtiva, quanto na esfera reprodutiva, resultado da exploração capitalista/patriarcal. 2023-12-05T19:18:36Z 2023-12-05T19:18:36Z 2023-03-28 masterThesis NOGUEIRA, Luana Brenda da Silva. "A gente não deveria ter que se defender": os efeitos do patriarcado na atuação de mulheres docentes do Curso de Engenharia Civil da UFRN. Orientadora: Dra. Antoinette de Brito Madureira. 2023. 148f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55607 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL