Assistência estudantil no contexto da Pandemia da Covid-19: uma análise a partir da oferta do auxílio instrumental para os estudantes de origem popular da UFRN (2020-2021)

The study aimed to analyze the implementation and effectiveness of instrumental assistance at UFRN as part of the development of Student Assistance at the institution in the context of the National Student Assistance Program (PNAES) and the scenario of the COVID19 pandemic. To this end, we sought...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Leite, Ana Carolina Costa Benevides
Outros Autores: Oliveira, Iris Maria de
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55591
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-55591
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Assistência estudantil - UFRN
Estudantes de origem popular
Pandemia da Covid-19
Educação superior - UFRN
Auxílio instrumental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
spellingShingle Assistência estudantil - UFRN
Estudantes de origem popular
Pandemia da Covid-19
Educação superior - UFRN
Auxílio instrumental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Leite, Ana Carolina Costa Benevides
Assistência estudantil no contexto da Pandemia da Covid-19: uma análise a partir da oferta do auxílio instrumental para os estudantes de origem popular da UFRN (2020-2021)
description The study aimed to analyze the implementation and effectiveness of instrumental assistance at UFRN as part of the development of Student Assistance at the institution in the context of the National Student Assistance Program (PNAES) and the scenario of the COVID19 pandemic. To this end, we sought to outline the profile of humble origin backgrounds assisted by instrumental assistance; characterize the main social needs for their permanence during the health crisis; and, identify the contribution of said aid in the academic trajectory of these beneficiary students. Thus, the construction of this research was based on the historicaldialectical materialist method proposed by Marx, based on the understanding that through it it is possible to unveil the phenomena in their essence, their contradictions and dynamism. It uses a quantitative and qualitative approach based on bibliographic research and document analysis and seeks to apprehend the object in its universal and particular dimensions. The study reveals that the dismantling of public education, especially of federal universities, combined with the health crisis of the new coronavirus aggravated the challenges of public higher education to minimally make operating conditions viable, reverberating in student assistance and consequently in students of humble origin and in the satisfaction of their social needs in this context. Therefore, understanding the university in the present time and the constant attacks it suffers, as well as strengthening student assistance in this context, is an essential aspect to guarantee the permanence of students of humble origin.
author2 Oliveira, Iris Maria de
author_facet Oliveira, Iris Maria de
Leite, Ana Carolina Costa Benevides
format masterThesis
author Leite, Ana Carolina Costa Benevides
author_sort Leite, Ana Carolina Costa Benevides
title Assistência estudantil no contexto da Pandemia da Covid-19: uma análise a partir da oferta do auxílio instrumental para os estudantes de origem popular da UFRN (2020-2021)
title_short Assistência estudantil no contexto da Pandemia da Covid-19: uma análise a partir da oferta do auxílio instrumental para os estudantes de origem popular da UFRN (2020-2021)
title_full Assistência estudantil no contexto da Pandemia da Covid-19: uma análise a partir da oferta do auxílio instrumental para os estudantes de origem popular da UFRN (2020-2021)
title_fullStr Assistência estudantil no contexto da Pandemia da Covid-19: uma análise a partir da oferta do auxílio instrumental para os estudantes de origem popular da UFRN (2020-2021)
title_full_unstemmed Assistência estudantil no contexto da Pandemia da Covid-19: uma análise a partir da oferta do auxílio instrumental para os estudantes de origem popular da UFRN (2020-2021)
title_sort assistência estudantil no contexto da pandemia da covid-19: uma análise a partir da oferta do auxílio instrumental para os estudantes de origem popular da ufrn (2020-2021)
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55591
work_keys_str_mv AT leiteanacarolinacostabenevides assistenciaestudantilnocontextodapandemiadacovid19umaanaliseapartirdaofertadoauxilioinstrumentalparaosestudantesdeorigempopulardaufrn20202021
_version_ 1785623351012622336
spelling ri-123456789-555912023-12-05T00:16:54Z Assistência estudantil no contexto da Pandemia da Covid-19: uma análise a partir da oferta do auxílio instrumental para os estudantes de origem popular da UFRN (2020-2021) Leite, Ana Carolina Costa Benevides Oliveira, Iris Maria de http://lattes.cnpq.br/8344031887002952 https://orcid.org/0000-0001-6659-7565 http://lattes.cnpq.br/8333033656600950 Hoffmann, Edla https://orcid.org/0000-0003-3431-9688 http://lattes.cnpq.br/8231237630604757 Silva, Elizangela Cardoso de Araújo Barros, Ilena Felipe Rodrigues, Larisse de Oliveira Assistência estudantil - UFRN Estudantes de origem popular Pandemia da Covid-19 Educação superior - UFRN Auxílio instrumental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL The study aimed to analyze the implementation and effectiveness of instrumental assistance at UFRN as part of the development of Student Assistance at the institution in the context of the National Student Assistance Program (PNAES) and the scenario of the COVID19 pandemic. To this end, we sought to outline the profile of humble origin backgrounds assisted by instrumental assistance; characterize the main social needs for their permanence during the health crisis; and, identify the contribution of said aid in the academic trajectory of these beneficiary students. Thus, the construction of this research was based on the historicaldialectical materialist method proposed by Marx, based on the understanding that through it it is possible to unveil the phenomena in their essence, their contradictions and dynamism. It uses a quantitative and qualitative approach based on bibliographic research and document analysis and seeks to apprehend the object in its universal and particular dimensions. The study reveals that the dismantling of public education, especially of federal universities, combined with the health crisis of the new coronavirus aggravated the challenges of public higher education to minimally make operating conditions viable, reverberating in student assistance and consequently in students of humble origin and in the satisfaction of their social needs in this context. Therefore, understanding the university in the present time and the constant attacks it suffers, as well as strengthening student assistance in this context, is an essential aspect to guarantee the permanence of students of humble origin. O estudo objetivou analisar a implementação e a efetividade do auxílio instrumental na UFRN como parte do desenvolvimento da Assistência Estudantil na instituição no contexto do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e do cenário da pandemia da COVID19. Para tanto, buscou-se traçar o perfil dos estudantes de origem popular atendidos pelo auxílio instrumental; caracterizar as principais necessidades sociais para sua permanência durante a crise sanitária; e, identificar a contribuição do referido auxílio na trajetória acadêmica desses estudantes beneficiários. Assim, a construção dessa pesquisa se deu com base no método materialista histórico-dialético proposto por Marx, baseada na compreensão de que por meio dele é possível desvelar os fenômenos em sua essência, suas contradições e dinamicidade. Utiliza uma abordagem quanti-qualitativa a partir de pesquisa bibliográfica e análise documental e busca a apreensão do objeto nas suas dimensões universais e particulares. O estudo revela que o desmonte da educação pública, sobretudo das universidades federais, aliado a crise sanitária do novo coronavírus agravaram os desafios da educação superior pública de viabilizar minimamente às condições de funcionamento, reverberando na assistência estudantil e consequentemente nos estudantes de origem popular e na satisfação de suas necessidades sociais nesse contexto. Portanto, compreender a universidade no tempo presente e os constantes ataques por ela sofrido, bem como fortalecer a assistência estudantil nesse contexto representa aspecto imprescindível para garantir a permanência dos estudantes de origem popular. 2023-12-05T00:16:10Z 2023-12-05T00:16:10Z 2023-02-23 masterThesis LEITE, Ana Carolina Costa Benevides. Assistência estudantil no contexto da Pandemia da Covid-19: uma análise a partir da oferta do auxílio instrumental para os estudantes de origem popular da UFRN (2020-2021). Orientadora: Dra. Iris Maria de Oliveira. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55591 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL