Desafios do profissional de educação física nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica: uma revisão sistemática da literatura brasileira

Background: The inclusion of physical education professionals in primary care is relevant due to work related to health promotion, but some challenges are presented in the literature as barriers to professional performance. Objective: This study aimed to review in the literature the challenges fac...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Piuvezam, Grasiela, Oliveira, Victor Hugo de, Azevedo, Kesley Pablo Morais de, Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de, Knackfuss, Maria Irany
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: FapUNIFESP (SciELO)
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55278
https://doi.org/10.1590/1414-462X202230010340
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-55278
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic educação física
saúde coletiva
atenção básica à saúde
physical education
primary health care
collective health
spellingShingle educação física
saúde coletiva
atenção básica à saúde
physical education
primary health care
collective health
Piuvezam, Grasiela
Oliveira, Victor Hugo de
Azevedo, Kesley Pablo Morais de
Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de
Knackfuss, Maria Irany
Desafios do profissional de educação física nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica: uma revisão sistemática da literatura brasileira
description Background: The inclusion of physical education professionals in primary care is relevant due to work related to health promotion, but some challenges are presented in the literature as barriers to professional performance. Objective: This study aimed to review in the literature the challenges faced by physical education professionals who work in the extended centers for family health and primary care (NASF-AB). Method: A search using the terms “physical education” and “family health support centers” was performed in the LILACS and SciELO databases. The inclusion criteria were: be an original article, be published in the Portuguese language, be published from 2008 onwards, and have assessed the role of physical education professionals in the NASF-AB. Results: From 45 studies identified in the initial search, six met the inclusion criteria. In addition to these, two other articles were identified in the references, resulting in eight articles included in the review. Among the several challenges reported, the most frequent ones in the different studies were the lack of physical and material infrastructure, the distance between academic formation and the collective health area, and also professional instability. Conclusion: Although some of the challenges reported do not depend solely on the physical education professional to be solved, the findings of this review already provide important information for future professionals who wish to work in NASF-AB to prepare themselves more objectively and perform an efficient and quality work
author2 https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
author_facet https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
Piuvezam, Grasiela
Oliveira, Victor Hugo de
Azevedo, Kesley Pablo Morais de
Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de
Knackfuss, Maria Irany
format article
author Piuvezam, Grasiela
Oliveira, Victor Hugo de
Azevedo, Kesley Pablo Morais de
Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de
Knackfuss, Maria Irany
author_sort Piuvezam, Grasiela
title Desafios do profissional de educação física nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica: uma revisão sistemática da literatura brasileira
title_short Desafios do profissional de educação física nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica: uma revisão sistemática da literatura brasileira
title_full Desafios do profissional de educação física nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica: uma revisão sistemática da literatura brasileira
title_fullStr Desafios do profissional de educação física nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica: uma revisão sistemática da literatura brasileira
title_full_unstemmed Desafios do profissional de educação física nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica: uma revisão sistemática da literatura brasileira
title_sort desafios do profissional de educação física nos núcleos ampliados de saúde da família e atenção básica: uma revisão sistemática da literatura brasileira
publisher FapUNIFESP (SciELO)
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55278
https://doi.org/10.1590/1414-462X202230010340
work_keys_str_mv AT piuvezamgrasiela desafiosdoprofissionaldeeducacaofisicanosnucleosampliadosdesaudedafamiliaeatencaobasicaumarevisaosistematicadaliteraturabrasileira
AT oliveiravictorhugode desafiosdoprofissionaldeeducacaofisicanosnucleosampliadosdesaudedafamiliaeatencaobasicaumarevisaosistematicadaliteraturabrasileira
AT azevedokesleypablomoraisde desafiosdoprofissionaldeeducacaofisicanosnucleosampliadosdesaudedafamiliaeatencaobasicaumarevisaosistematicadaliteraturabrasileira
AT medeirosgidyennechristinebandeirasilvade desafiosdoprofissionaldeeducacaofisicanosnucleosampliadosdesaudedafamiliaeatencaobasicaumarevisaosistematicadaliteraturabrasileira
AT knackfussmariairany desafiosdoprofissionaldeeducacaofisicanosnucleosampliadosdesaudedafamiliaeatencaobasicaumarevisaosistematicadaliteraturabrasileira
AT piuvezamgrasiela challengesofthephysicaleducationprofessionalintheextendedcentersforfamilyhealthandprimarycareasystematicreviewofbrazilianliterature
AT oliveiravictorhugode challengesofthephysicaleducationprofessionalintheextendedcentersforfamilyhealthandprimarycareasystematicreviewofbrazilianliterature
AT azevedokesleypablomoraisde challengesofthephysicaleducationprofessionalintheextendedcentersforfamilyhealthandprimarycareasystematicreviewofbrazilianliterature
AT medeirosgidyennechristinebandeirasilvade challengesofthephysicaleducationprofessionalintheextendedcentersforfamilyhealthandprimarycareasystematicreviewofbrazilianliterature
AT knackfussmariairany challengesofthephysicaleducationprofessionalintheextendedcentersforfamilyhealthandprimarycareasystematicreviewofbrazilianliterature
_version_ 1784351467736399872
spelling ri-123456789-552782023-11-10T19:26:59Z Desafios do profissional de educação física nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica: uma revisão sistemática da literatura brasileira Challenges of the physical education professional in the Extended Centers for Family Health and Primary Care: a systematic review of Brazilian literature Piuvezam, Grasiela Oliveira, Victor Hugo de Azevedo, Kesley Pablo Morais de Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de Knackfuss, Maria Irany https://orcid.org/0000-0002-2343-7251 educação física saúde coletiva atenção básica à saúde physical education primary health care collective health Background: The inclusion of physical education professionals in primary care is relevant due to work related to health promotion, but some challenges are presented in the literature as barriers to professional performance. Objective: This study aimed to review in the literature the challenges faced by physical education professionals who work in the extended centers for family health and primary care (NASF-AB). Method: A search using the terms “physical education” and “family health support centers” was performed in the LILACS and SciELO databases. The inclusion criteria were: be an original article, be published in the Portuguese language, be published from 2008 onwards, and have assessed the role of physical education professionals in the NASF-AB. Results: From 45 studies identified in the initial search, six met the inclusion criteria. In addition to these, two other articles were identified in the references, resulting in eight articles included in the review. Among the several challenges reported, the most frequent ones in the different studies were the lack of physical and material infrastructure, the distance between academic formation and the collective health area, and also professional instability. Conclusion: Although some of the challenges reported do not depend solely on the physical education professional to be solved, the findings of this review already provide important information for future professionals who wish to work in NASF-AB to prepare themselves more objectively and perform an efficient and quality work Introdução: A inserção dos profissionais de educação física na atenção básica tem relevância devido aos trabalhos relacionados à promoção da saúde, porém alguns desafios são apresentados na literatura como barreiras para a atuação profissional. Objetivo: Revisar na literatura os desafios encontrados por profissionais de educação física que atuam nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Método: Uma busca utilizando os termos “educação física” e “Núcleo de Apoio à Saúde da Família” foi realizada na base de dados LILACS e no portal SciELO. Os critérios de inclusão foram: ser artigo original, estar publicado no idioma português, ter sido publicado a partir do ano de 2008 e ter avaliado a atuação de profissionais de educação física no NASF-AB. Resultados: Dos 45 estudos encontrados na busca inicial, seis atenderam os critérios de inclusão. Além desses, outros dois artigos foram identificados nas referências, resultando em oito artigos incluídos na revisão. Entre os vários desafios relatados, os mais frequentes encontrados nos estudos foram a falta de infraestrutura física e material, a distância entre a formação acadêmica e a área de saúde coletiva e a instabilidade profissional. Conclusão: Embora alguns desafios relatados não dependam apenas do profissional de educação física para serem resolvidos, os achados dessa revisão fornecem importantes informações para que futuros profissionais que desejam atuar no NASF-AB possam se preparar de forma mais objetiva e consigam realizar um trabalho com eficiência e qualidade 2023-11-10T19:26:36Z 2023-11-10T19:26:36Z 2022 article PIUVEZAM, Grasiela; OLIVEIRA, Victor Hugo de; AZEVEDO, Kesley Pablo Morais de; MEDEIROS, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; KNACKFUSS, Maria Irany. Desafios do profissional de educação física nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica: uma revisão sistemática da literatura brasileira. Cadernos Saúde Coletiva, [S.l.], v. 30, n. 1, p. 108-114, mar. 2022. FapUNIFESP (SciELO). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x202230010340. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/KfQWqXPQjKKh4QdtkpHPDxJ/?lang=pt#. Acesso em: 06 nov. 2023 e2358-291X https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55278 https://doi.org/10.1590/1414-462X202230010340 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf FapUNIFESP (SciELO)