A formação em saúde coletiva sob o olhar docente
Introdução: O campo da Saúde Coletiva surgiu no Brasil na década de 1970, vinculado ao movimento sanitário, emergindo uma formação superior em saúde considerando os princípios do SUS. A formação deve proporcionar competências específicas, sobretudo, corroborar intervenções que visem as necessidad...
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54802 |
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ri-123456789-548022023-09-13T14:45:38Z A formação em saúde coletiva sob o olhar docente Nelo, Cecília Mayara Albino Lima, Jônia Cybele Santos Lima, Jônia Cybele Santos Soares, Ângela Maria de Medeiros Silveira, Natércia Janine Dantas da Docência Teaching Formação Universitária University education Saúde Coletiva Collective health Introdução: O campo da Saúde Coletiva surgiu no Brasil na década de 1970, vinculado ao movimento sanitário, emergindo uma formação superior em saúde considerando os princípios do SUS. A formação deve proporcionar competências específicas, sobretudo, corroborar intervenções que visem as necessidades da população e a realidade sanitária vivenciada. O ensino deve ser voltado às relações sociais, não deve ser visto apenas como transmissão de conteúdo. Objetivos: verificar a importância da formação em Saúde Coletiva na perspectiva do olhar docente, identificar as principais abordagens pedagógicas e averiguar a importância do estágio curricular nos cenários de práticas do SUS para a formação em Saúde Coletiva. Método: o estudo foi realizado com docentes efetivos e substitutos do curso de Saúde Coletiva da UFRN com aplicação de questionário semiestruturado, antecipadamente submetido ao CEP/HUOL. Os dados foram trabalhados com base na Análise de Conteúdo de Bardin, traçando categorias advindas dos enunciados contidos nos questionários, e as subcategorias, estabelecidas das respostas dos participantes. Resultados: A feminização da docência na área da saúde coletiva é uma realidade. Os docentes conheciam o Projeto Pedagógico do curso e sua importância. A maioria dos envolvidos possuem experiência profissional além docência. Constatou-se uma dicotomia entre a metodologia tradicional e a metodologia ativa utilizada pelos docentes em sala. Além disso, destacaram a qualificação docente, ótima estrutura curricular e eficiente interação ensino-serviço, porém a divergência de metodologias adotadas e o curso noturno são fragilidades existentes. Contudo, afirmam que o estágio supervisionado proporciona aos discentes excelentes vivências nos amplos cenários de práticas, além de ser uma janela para o mercado de trabalho. Conclusões: a experiência profissional antecedente à docência condiciona o docente a demonstrar na prática nos conteúdos trabalhados em aula, embora o ensino-aprendizagem em saúde ainda careça superar o modelo tradicional. A ação docente relacionada a formação profissional de universitários precisa ser uma demanda corresponsabilizada por todos. 2022-06-09T22:47:37Z 2023-09-13T14:45:38Z 2022-06-09T22:47:37Z 2023-09-13T14:45:38Z 2019-12-11 bachelorThesis 20160126902 NELO, Cecília Mayara Albino. A formação em saúde coletiva sob o olhar docente. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva), Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54802 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Saúde Coletiva |
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Docência Teaching Formação Universitária University education Saúde Coletiva Collective health |
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Introdução: O campo da Saúde Coletiva surgiu no Brasil na década de 1970, vinculado ao
movimento sanitário, emergindo uma formação superior em saúde considerando os princípios
do SUS. A formação deve proporcionar competências específicas, sobretudo, corroborar
intervenções que visem as necessidades da população e a realidade sanitária vivenciada. O
ensino deve ser voltado às relações sociais, não deve ser visto apenas como transmissão de
conteúdo. Objetivos: verificar a importância da formação em Saúde Coletiva na perspectiva
do olhar docente, identificar as principais abordagens pedagógicas e averiguar a importância
do estágio curricular nos cenários de práticas do SUS para a formação em Saúde Coletiva.
Método: o estudo foi realizado com docentes efetivos e substitutos do curso de Saúde
Coletiva da UFRN com aplicação de questionário semiestruturado, antecipadamente
submetido ao CEP/HUOL. Os dados foram trabalhados com base na Análise de Conteúdo de
Bardin, traçando categorias advindas dos enunciados contidos nos questionários, e as
subcategorias, estabelecidas das respostas dos participantes. Resultados: A feminização da
docência na área da saúde coletiva é uma realidade. Os docentes conheciam o Projeto
Pedagógico do curso e sua importância. A maioria dos envolvidos possuem experiência
profissional além docência. Constatou-se uma dicotomia entre a metodologia tradicional e a
metodologia ativa utilizada pelos docentes em sala. Além disso, destacaram a qualificação
docente, ótima estrutura curricular e eficiente interação ensino-serviço, porém a divergência
de metodologias adotadas e o curso noturno são fragilidades existentes. Contudo, afirmam
que o estágio supervisionado proporciona aos discentes excelentes vivências nos amplos
cenários de práticas, além de ser uma janela para o mercado de trabalho. Conclusões: a
experiência profissional antecedente à docência condiciona o docente a demonstrar na prática
nos conteúdos trabalhados em aula, embora o ensino-aprendizagem em saúde ainda careça
superar o modelo tradicional. A ação docente relacionada a formação profissional de
universitários precisa ser uma demanda corresponsabilizada por todos. |
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