A formação em saúde coletiva sob o olhar docente

Introdução: O campo da Saúde Coletiva surgiu no Brasil na década de 1970, vinculado ao movimento sanitário, emergindo uma formação superior em saúde considerando os princípios do SUS. A formação deve proporcionar competências específicas, sobretudo, corroborar intervenções que visem as necessidad...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nelo, Cecília Mayara Albino
Outros Autores: Lima, Jônia Cybele Santos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54802
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-54802
record_format dspace
spelling ri-123456789-548022023-09-13T14:45:38Z A formação em saúde coletiva sob o olhar docente Nelo, Cecília Mayara Albino Lima, Jônia Cybele Santos Lima, Jônia Cybele Santos Soares, Ângela Maria de Medeiros Silveira, Natércia Janine Dantas da Docência Teaching Formação Universitária University education Saúde Coletiva Collective health Introdução: O campo da Saúde Coletiva surgiu no Brasil na década de 1970, vinculado ao movimento sanitário, emergindo uma formação superior em saúde considerando os princípios do SUS. A formação deve proporcionar competências específicas, sobretudo, corroborar intervenções que visem as necessidades da população e a realidade sanitária vivenciada. O ensino deve ser voltado às relações sociais, não deve ser visto apenas como transmissão de conteúdo. Objetivos: verificar a importância da formação em Saúde Coletiva na perspectiva do olhar docente, identificar as principais abordagens pedagógicas e averiguar a importância do estágio curricular nos cenários de práticas do SUS para a formação em Saúde Coletiva. Método: o estudo foi realizado com docentes efetivos e substitutos do curso de Saúde Coletiva da UFRN com aplicação de questionário semiestruturado, antecipadamente submetido ao CEP/HUOL. Os dados foram trabalhados com base na Análise de Conteúdo de Bardin, traçando categorias advindas dos enunciados contidos nos questionários, e as subcategorias, estabelecidas das respostas dos participantes. Resultados: A feminização da docência na área da saúde coletiva é uma realidade. Os docentes conheciam o Projeto Pedagógico do curso e sua importância. A maioria dos envolvidos possuem experiência profissional além docência. Constatou-se uma dicotomia entre a metodologia tradicional e a metodologia ativa utilizada pelos docentes em sala. Além disso, destacaram a qualificação docente, ótima estrutura curricular e eficiente interação ensino-serviço, porém a divergência de metodologias adotadas e o curso noturno são fragilidades existentes. Contudo, afirmam que o estágio supervisionado proporciona aos discentes excelentes vivências nos amplos cenários de práticas, além de ser uma janela para o mercado de trabalho. Conclusões: a experiência profissional antecedente à docência condiciona o docente a demonstrar na prática nos conteúdos trabalhados em aula, embora o ensino-aprendizagem em saúde ainda careça superar o modelo tradicional. A ação docente relacionada a formação profissional de universitários precisa ser uma demanda corresponsabilizada por todos. 2022-06-09T22:47:37Z 2023-09-13T14:45:38Z 2022-06-09T22:47:37Z 2023-09-13T14:45:38Z 2019-12-11 bachelorThesis 20160126902 NELO, Cecília Mayara Albino. A formação em saúde coletiva sob o olhar docente. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva), Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54802 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Saúde Coletiva
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Docência
Teaching
Formação Universitária
University education
Saúde Coletiva
Collective health
spellingShingle Docência
Teaching
Formação Universitária
University education
Saúde Coletiva
Collective health
Nelo, Cecília Mayara Albino
A formação em saúde coletiva sob o olhar docente
description Introdução: O campo da Saúde Coletiva surgiu no Brasil na década de 1970, vinculado ao movimento sanitário, emergindo uma formação superior em saúde considerando os princípios do SUS. A formação deve proporcionar competências específicas, sobretudo, corroborar intervenções que visem as necessidades da população e a realidade sanitária vivenciada. O ensino deve ser voltado às relações sociais, não deve ser visto apenas como transmissão de conteúdo. Objetivos: verificar a importância da formação em Saúde Coletiva na perspectiva do olhar docente, identificar as principais abordagens pedagógicas e averiguar a importância do estágio curricular nos cenários de práticas do SUS para a formação em Saúde Coletiva. Método: o estudo foi realizado com docentes efetivos e substitutos do curso de Saúde Coletiva da UFRN com aplicação de questionário semiestruturado, antecipadamente submetido ao CEP/HUOL. Os dados foram trabalhados com base na Análise de Conteúdo de Bardin, traçando categorias advindas dos enunciados contidos nos questionários, e as subcategorias, estabelecidas das respostas dos participantes. Resultados: A feminização da docência na área da saúde coletiva é uma realidade. Os docentes conheciam o Projeto Pedagógico do curso e sua importância. A maioria dos envolvidos possuem experiência profissional além docência. Constatou-se uma dicotomia entre a metodologia tradicional e a metodologia ativa utilizada pelos docentes em sala. Além disso, destacaram a qualificação docente, ótima estrutura curricular e eficiente interação ensino-serviço, porém a divergência de metodologias adotadas e o curso noturno são fragilidades existentes. Contudo, afirmam que o estágio supervisionado proporciona aos discentes excelentes vivências nos amplos cenários de práticas, além de ser uma janela para o mercado de trabalho. Conclusões: a experiência profissional antecedente à docência condiciona o docente a demonstrar na prática nos conteúdos trabalhados em aula, embora o ensino-aprendizagem em saúde ainda careça superar o modelo tradicional. A ação docente relacionada a formação profissional de universitários precisa ser uma demanda corresponsabilizada por todos.
author2 Lima, Jônia Cybele Santos
author_facet Lima, Jônia Cybele Santos
Nelo, Cecília Mayara Albino
format bachelorThesis
author Nelo, Cecília Mayara Albino
author_sort Nelo, Cecília Mayara Albino
title A formação em saúde coletiva sob o olhar docente
title_short A formação em saúde coletiva sob o olhar docente
title_full A formação em saúde coletiva sob o olhar docente
title_fullStr A formação em saúde coletiva sob o olhar docente
title_full_unstemmed A formação em saúde coletiva sob o olhar docente
title_sort formação em saúde coletiva sob o olhar docente
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54802
work_keys_str_mv AT neloceciliamayaraalbino aformacaoemsaudecoletivasoboolhardocente
AT neloceciliamayaraalbino formacaoemsaudecoletivasoboolhardocente
_version_ 1777022225176592384