O colégio do padre: experiências de religação de saberes entre os bramidos do mar e as batidas do coração
Cette thèse vise à étudier la contribution du Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório/CEIMH, ancien Ginásio Nossa Senhora da Conceição/GNSC, dans la formation socio-éducative des étudiants de la ville de Macau et de la région du Sel de l'État du Rio Grande do Norte . Fondée en 1956,...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54724 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-54724 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-547242023-09-06T19:54:25Z O colégio do padre: experiências de religação de saberes entre os bramidos do mar e as batidas do coração Nunes Filho, João Batista Oliveira, Josineide Silveira de http://lattes.cnpq.br/7011971543684048 Almeida, Maria da Conceição Xavier de http://lattes.cnpq.br/9961862139964562 Paiva, Marlucia Menezes de http://lattes.cnpq.br/2624591870785039 Azevedo, Márcio Adriano de Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório - CEIMH Religação de saberes Persistência Complexidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Cette thèse vise à étudier la contribution du Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório/CEIMH, ancien Ginásio Nossa Senhora da Conceição/GNSC, dans la formation socio-éducative des étudiants de la ville de Macau et de la région du Sel de l'État du Rio Grande do Norte . Fondée en 1956, basée sur une combinaison de bases communautaires et de principes chrétiens, elle s'impose comme un milieu de reconnexion des savoirs en vue de la formation intégrale des hommes et des femmes. L'étude a été élaborée à partir de la consultation des sources documentaires de l'école, de l'Église et de la législation pédagogique, en plus d'écouter les témoignages des collaborateurs de cette école à base catholique, sans être confessionnelle. Nous prenons comme référence théorique les Sciences de la Complexité et par interlocuteurs Edgar Morin, Giorgio Agamben, Paulo Freire et Jean-Philippe Pierron. Résistante au salpêtre du temps et aux aléas des tensions financières conjoncturelles, qui mettent parfois en péril le maintien des activités, cette école poursuit sa réflexion sur les enjeux sociaux et les principes éthiques qui ouvrent la voie à la transformation des structures inéquitables en apprentissage solidaire et engagé avec la formation pour la vie. A presente dissertação tem como objetivo investigar a contribuição do Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório/CEIMH, antigo Ginásio Nossa Senhora da Conceição/GNSC, na formação sócio/educacional dos estudantes da cidade de Macau e Região Salineira do Estado do Rio Grande do Norte. Fundado no ano de 1956, a partir da conjunção de bases comunitárias e princípios cristãos, destaca-se como um ambiente de religação de saberes em vista da formação integral de homens e mulheres. O estudo desenvolveu-se a partir da consulta a fontes documentais da escola, da Igreja e das legislações de ensino além da escuta de testemunhos dos colaboradores dessa escola de base católica, sem ser confessional. Tomamos como referência teórica as Ciências da Complexidade e por interlocutores Edgar Morin, Giorgio Agamben, Paulo Freire e Jean-Philippe Pierron. Resistente ao salitre do tempo e as incertezas das cíclicas tensões financeiras, que por vezes colocaram em risco a manutenção das atividades, essa escola segue refletindo sobre as questões sociais e princípios éticos propiciadores da abertura de caminhos para transformações das estruturas injustas em aprendizagens solidárias, comprometidas com a formação para a vida. 2023-09-06T19:53:43Z 2023-09-06T19:53:43Z 2023-07-31 masterThesis NUNES FILHO, João Batista. O colégio do padre: experiências de religação de saberes entre os bramidos do mar e as batidas do coração. Orientador: Josineide Silveira de Oliveira. 2023. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54724 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório - CEIMH Religação de saberes Persistência Complexidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório - CEIMH Religação de saberes Persistência Complexidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Nunes Filho, João Batista O colégio do padre: experiências de religação de saberes entre os bramidos do mar e as batidas do coração |
description |
Cette thèse vise à étudier la contribution du Centro de Educação Integrada
Monsenhor Honório/CEIMH, ancien Ginásio Nossa Senhora da
Conceição/GNSC, dans la formation socio-éducative des étudiants de la ville de
Macau et de la région du Sel de l'État du Rio Grande do Norte . Fondée en 1956,
basée sur une combinaison de bases communautaires et de principes chrétiens,
elle s'impose comme un milieu de reconnexion des savoirs en vue de la formation
intégrale des hommes et des femmes. L'étude a été élaborée à partir de la
consultation des sources documentaires de l'école, de l'Église et de la législation
pédagogique, en plus d'écouter les témoignages des collaborateurs de cette école
à base catholique, sans être confessionnelle. Nous prenons comme référence
théorique les Sciences de la Complexité et par interlocuteurs Edgar Morin,
Giorgio Agamben, Paulo Freire et Jean-Philippe Pierron. Résistante au salpêtre
du temps et aux aléas des tensions financières conjoncturelles, qui mettent parfois
en péril le maintien des activités, cette école poursuit sa réflexion sur les enjeux
sociaux et les principes éthiques qui ouvrent la voie à la transformation des
structures inéquitables en apprentissage solidaire et engagé avec la formation pour la vie. |
author2 |
Oliveira, Josineide Silveira de |
author_facet |
Oliveira, Josineide Silveira de Nunes Filho, João Batista |
format |
masterThesis |
author |
Nunes Filho, João Batista |
author_sort |
Nunes Filho, João Batista |
title |
O colégio do padre: experiências de religação de saberes entre os bramidos do mar e as batidas do coração |
title_short |
O colégio do padre: experiências de religação de saberes entre os bramidos do mar e as batidas do coração |
title_full |
O colégio do padre: experiências de religação de saberes entre os bramidos do mar e as batidas do coração |
title_fullStr |
O colégio do padre: experiências de religação de saberes entre os bramidos do mar e as batidas do coração |
title_full_unstemmed |
O colégio do padre: experiências de religação de saberes entre os bramidos do mar e as batidas do coração |
title_sort |
o colégio do padre: experiências de religação de saberes entre os bramidos do mar e as batidas do coração |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54724 |
work_keys_str_mv |
AT nunesfilhojoaobatista ocolegiodopadreexperienciasdereligacaodesaberesentreosbramidosdomareasbatidasdocoracao |
_version_ |
1777022353631346688 |