RPG e ensino de química: proposta de um recurso didático para a abordagem do modelo atômico de Thomson

This paper presents a proposal for an educational resource in the form of a 2D digital RPG game for the approach of Thomson's atomic model. The game, developed using RPG Maker MV software, is titled "O modelo atômico de Thomson" and features a variety of scenarios and experiences i...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Jadson Borges de
Outros Autores: Silva Júnior, Carlos Neco da
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
RPG
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54711
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-54711
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ensino de química
Educação lúdica
TICs
Jogos
RPG
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Ensino de química
Educação lúdica
TICs
Jogos
RPG
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Oliveira, Jadson Borges de
RPG e ensino de química: proposta de um recurso didático para a abordagem do modelo atômico de Thomson
description This paper presents a proposal for an educational resource in the form of a 2D digital RPG game for the approach of Thomson's atomic model. The game, developed using RPG Maker MV software, is titled "O modelo atômico de Thomson" and features a variety of scenarios and experiences involving theThis paper presents a proposal for an educational resource in the form of a 2D digital RPG game for the approach of Thomson's atomic model. The game, developed using RPG Maker MV software, is titled "Thomson's Atomic Model" and features a variety of scenarios and experiences involving the discussion of chemical content related to the theme. In order to enable the application of the resource and obtain information about its didactic-pedagogical potential, a sequence of activities was planned and carried out with students from a public school in the interior of RN (EscEstRN), in a regular first-year high school class. The sequence of activities was designed to consider the use of various resources, such as demonstrative experimental activities, audiovisual tools, didactic texts originally written by Thomson, and finally, the digital game proposed in this work. In order to gather information about the students' impressions of the experience with the game, a questionnaire with multiple-choice questions was administered, allowing students to rate aspects of the game. The data were computed and organized in graphs for a better visualization of the aspects predominantly recognized by the participants regarding the resource. The results indicate a great acceptance by the target audience, highlighting criteria such as the game's storyline, graphic resolution, level of difficulty, and the importance of the resource for studying the content covered. Based on the analysis/appreciation of the results obtained in this dissertation, it is intended to develop a reformulated/updated version 2.0 of the game.
author2 Silva Júnior, Carlos Neco da
author_facet Silva Júnior, Carlos Neco da
Oliveira, Jadson Borges de
format masterThesis
author Oliveira, Jadson Borges de
author_sort Oliveira, Jadson Borges de
title RPG e ensino de química: proposta de um recurso didático para a abordagem do modelo atômico de Thomson
title_short RPG e ensino de química: proposta de um recurso didático para a abordagem do modelo atômico de Thomson
title_full RPG e ensino de química: proposta de um recurso didático para a abordagem do modelo atômico de Thomson
title_fullStr RPG e ensino de química: proposta de um recurso didático para a abordagem do modelo atômico de Thomson
title_full_unstemmed RPG e ensino de química: proposta de um recurso didático para a abordagem do modelo atômico de Thomson
title_sort rpg e ensino de química: proposta de um recurso didático para a abordagem do modelo atômico de thomson
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54711
work_keys_str_mv AT oliveirajadsonborgesde rpgeensinodequimicapropostadeumrecursodidaticoparaaabordagemdomodeloatomicodethomson
_version_ 1784351448157388800
spelling ri-123456789-547112023-11-22T17:15:50Z RPG e ensino de química: proposta de um recurso didático para a abordagem do modelo atômico de Thomson Oliveira, Jadson Borges de Silva Júnior, Carlos Neco da http://lattes.cnpq.br/9487496504166485 https://orcid.org/0000-0001-9015-1934 http://lattes.cnpq.br/0917006004895117 Freire, Melquesedeque da Silva https://orcid.org/0000-0003-2693-877X http://lattes.cnpq.br/0358064729580858 Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Silva Júnior, Luiz Alberto da Ensino de química Educação lúdica TICs Jogos RPG CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This paper presents a proposal for an educational resource in the form of a 2D digital RPG game for the approach of Thomson's atomic model. The game, developed using RPG Maker MV software, is titled "O modelo atômico de Thomson" and features a variety of scenarios and experiences involving theThis paper presents a proposal for an educational resource in the form of a 2D digital RPG game for the approach of Thomson's atomic model. The game, developed using RPG Maker MV software, is titled "Thomson's Atomic Model" and features a variety of scenarios and experiences involving the discussion of chemical content related to the theme. In order to enable the application of the resource and obtain information about its didactic-pedagogical potential, a sequence of activities was planned and carried out with students from a public school in the interior of RN (EscEstRN), in a regular first-year high school class. The sequence of activities was designed to consider the use of various resources, such as demonstrative experimental activities, audiovisual tools, didactic texts originally written by Thomson, and finally, the digital game proposed in this work. In order to gather information about the students' impressions of the experience with the game, a questionnaire with multiple-choice questions was administered, allowing students to rate aspects of the game. The data were computed and organized in graphs for a better visualization of the aspects predominantly recognized by the participants regarding the resource. The results indicate a great acceptance by the target audience, highlighting criteria such as the game's storyline, graphic resolution, level of difficulty, and the importance of the resource for studying the content covered. Based on the analysis/appreciation of the results obtained in this dissertation, it is intended to develop a reformulated/updated version 2.0 of the game. Este trabalho apresenta uma proposta de um recurso didático, no formato de jogo tipo RPG 2D digital, para a abordagem do modelo atômico de Thomson. O jogo, elaborado por meio do software RPG Maker MV, intitula-se “O modelo atômico de Thomson” e apresenta uma diversidade de cenários e experiências envolvendo a discussão sobre conteúdos químicos relacionados ao tema. Para viabilizar a aplicação do recurso e obter informações sobre o seu potencial didático-pedagógico foi planejada uma sequência de atividades que foi desenvolvida com estudantes de uma escola estadual do interior do RN (EscEstRN), em uma turma da primeira série do ensino médio regular. A sequência de atividades foi desenhada de modo a considerar a utilização de recursos variados, como o uso de atividades experimentais demonstrativas, ferramentas audiovisuais, textos didáticos escritos originalmente por Thomson e, por fim, o jogo digital proposto nesse trabalho. A fim de reunir informações sobre a impressão dos estudantes acerca da experiência vivenciada com o jogo, foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha, no qual os estudantes puderam atribuir um grau de satisfação a aspectos do jogo. Os dados foram computados e organizados em gráficos para melhor visualização dos aspectos preferencialmente reconhecidos pelos participantes sobre o recurso. Os resultados indicam grande aceitação pelo público-alvo, destacando-se, principalmente, critérios como o roteiro do jogo, a resolução gráfica, o nível de dificuldade, e a importância do recurso para o estudo do conteúdo abordado. A partir da análise/apreciação dos resultados obtidos nesta dissertação, pretende-se elaborar uma versão 2.0 reformulada/atualizada do jogo. 2023-09-05T23:23:41Z 2023-09-05T23:23:41Z 2023-02-28 masterThesis OLIVEIRA, Jadson Borges de. RPG e ensino de química: proposta de um recurso didático para a abordagem do modelo atômico de Thomson. Orientador: Carlos Neco da Silva Júnior. 2023. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54711 pt_BR https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55412 Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA