Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review
Objetivo: Identificar e mapear as ferramentas tecnológicas da informação e comunicação para apoio ao processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Métodos: Trata-se de uma scoping review, cuja busca foi realizada em sete bases de dados e na literatura cinzenta. Após a análise...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | article |
Idioma: | English |
Publicado em: |
Revista Brasileira de Enfermagem
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54640 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0422 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-54640 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-546402023-08-30T19:12:37Z Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review Evolution of nursing teaching in the use of education technology: a scoping review Evolución de la enseñanza de enfermería en el uso de la tecnología educacional: una revisión sistemática Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira Barbosa, Mayara Lima Atanasio, Lhana Lorena de Melo Medeiros, Suzane Gomes de Santos, Viviane Euzébia Pereira https://orcid.org/0000-0003-4225-5194 information technology educational technology education nursing tecnologia educacional tecnologia da informação educação em enfermagem enfermagem tecnología de la información enfermería enseñanza educación en enfermería Objetivo: Identificar e mapear as ferramentas tecnológicas da informação e comunicação para apoio ao processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Métodos: Trata-se de uma scoping review, cuja busca foi realizada em sete bases de dados e na literatura cinzenta. Após a análise da seleção inicial, 88 textos foram lidos na íntegra e 29 compuseram a amostra final. Resultados: O ambiente e objeto virtual de aprendizagem, simulação, hipermídia e software ou aplicativos para celular foram as ferramentas utilizadas pelos docentes de Enfermagem. Os estudos destacam que a aplicação da tecnologia foi importante no processo de ensino-aprendizagem, pois estimulou o ensino baseado no cuidado seguro, motivou e desenvolveu habilidades/competências, apoiando-se na aprendizagem significativa, efetiva, flexível e autônoma. Conclusão: Destaca-se a contribuição da tecnologia para a formação de enfermagem, mas é salutar ressaltar que seu emprego seja crítico, reflexivo, embasado em teorias pedagógicas e desenvolvido por docentes capacitados Objective: To identify and map the technological tools of information and communication to support the teaching learning process in Nursing teaching courses. Methods: This is a scoping review whose search was carried out in seven databases and in grey literature. After an initial analysis of the selection, 88 texts were read integrally, and 29 made up the final sample. Results: Virtual learning environment and object, simulation, hypermedia, and software or cellphone applications were the tools the nursing professors used the most. Studies highlight that the application of technology was important in the teaching-learning process, since it encouraged teaching based on safe care, motivating and developing abilities/competences, supported on significant, effective, flexible, and autonomous learning. Conclusion: The contribution of the technology for nursing formation stands out, but it should be highlighted that its employment must be critical, reflective, based on pedagogical theories and developed by trained professors 2023-08-30T19:12:36Z 2023-08-30T19:12:36Z 2021 article SARAIVA, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira; BARBOSA, Mayara Lima; ATANASIO, Lhana Lorena de Melo; MEDEIROS, Suzane Gomes de; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira. Evolution of nursing teaching in the use of education technology: a scoping review. Revista Brasileira de Enfermagem, [S.L.], v. 74, n. 5, p. 1, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0422. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/wc9F9mk8pggVhT3vqWvL4Mh/?lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2023. e1984-0446 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54640 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0422 en Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Revista Brasileira de Enfermagem |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
English |
topic |
information technology educational technology education nursing tecnologia educacional tecnologia da informação educação em enfermagem enfermagem tecnología de la información enfermería enseñanza educación en enfermería |
spellingShingle |
information technology educational technology education nursing tecnologia educacional tecnologia da informação educação em enfermagem enfermagem tecnología de la información enfermería enseñanza educación en enfermería Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira Barbosa, Mayara Lima Atanasio, Lhana Lorena de Melo Medeiros, Suzane Gomes de Santos, Viviane Euzébia Pereira Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review |
description |
Objetivo: Identificar e mapear as ferramentas tecnológicas da informação e comunicação para apoio ao processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Métodos: Trata-se de uma scoping review, cuja busca foi realizada em sete bases de dados e na literatura cinzenta. Após a análise da seleção inicial, 88 textos foram lidos na íntegra e 29 compuseram a amostra final. Resultados: O ambiente e objeto virtual de aprendizagem, simulação, hipermídia e software ou aplicativos para celular foram as ferramentas utilizadas pelos docentes de Enfermagem. Os estudos destacam que a aplicação da tecnologia foi
importante no processo de ensino-aprendizagem, pois estimulou o ensino baseado no cuidado seguro, motivou e desenvolveu habilidades/competências, apoiando-se na aprendizagem significativa, efetiva, flexível e autônoma. Conclusão: Destaca-se a contribuição da tecnologia para a formação de enfermagem, mas é salutar ressaltar que seu emprego seja crítico, reflexivo, embasado em teorias pedagógicas e desenvolvido por docentes capacitados |
author2 |
https://orcid.org/0000-0003-4225-5194 |
author_facet |
https://orcid.org/0000-0003-4225-5194 Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira Barbosa, Mayara Lima Atanasio, Lhana Lorena de Melo Medeiros, Suzane Gomes de Santos, Viviane Euzébia Pereira |
format |
article |
author |
Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira Barbosa, Mayara Lima Atanasio, Lhana Lorena de Melo Medeiros, Suzane Gomes de Santos, Viviane Euzébia Pereira |
author_sort |
Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira |
title |
Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review |
title_short |
Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review |
title_full |
Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review |
title_fullStr |
Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review |
title_full_unstemmed |
Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review |
title_sort |
evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review |
publisher |
Revista Brasileira de Enfermagem |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54640 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0422 |
work_keys_str_mv |
AT saraivaceciliaoliviaparaguaideoliveira evolucaodoensinodeenfermagemnousodatecnologiaeducacionalumascopingreview AT barbosamayaralima evolucaodoensinodeenfermagemnousodatecnologiaeducacionalumascopingreview AT atanasiolhanalorenademelo evolucaodoensinodeenfermagemnousodatecnologiaeducacionalumascopingreview AT medeirossuzanegomesde evolucaodoensinodeenfermagemnousodatecnologiaeducacionalumascopingreview AT santosvivianeeuzebiapereira evolucaodoensinodeenfermagemnousodatecnologiaeducacionalumascopingreview AT saraivaceciliaoliviaparaguaideoliveira evolutionofnursingteachingintheuseofeducationtechnologyascopingreview AT barbosamayaralima evolutionofnursingteachingintheuseofeducationtechnologyascopingreview AT atanasiolhanalorenademelo evolutionofnursingteachingintheuseofeducationtechnologyascopingreview AT medeirossuzanegomesde evolutionofnursingteachingintheuseofeducationtechnologyascopingreview AT santosvivianeeuzebiapereira evolutionofnursingteachingintheuseofeducationtechnologyascopingreview AT saraivaceciliaoliviaparaguaideoliveira evoluciondelaensenanzadeenfermeriaenelusodelatecnologiaeducacionalunarevisionsistematica AT barbosamayaralima evoluciondelaensenanzadeenfermeriaenelusodelatecnologiaeducacionalunarevisionsistematica AT atanasiolhanalorenademelo evoluciondelaensenanzadeenfermeriaenelusodelatecnologiaeducacionalunarevisionsistematica AT medeirossuzanegomesde evoluciondelaensenanzadeenfermeriaenelusodelatecnologiaeducacionalunarevisionsistematica AT santosvivianeeuzebiapereira evoluciondelaensenanzadeenfermeriaenelusodelatecnologiaeducacionalunarevisionsistematica |
_version_ |
1777022352113008640 |