Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review

Objetivo: Identificar e mapear as ferramentas tecnológicas da informação e comunicação para apoio ao processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Métodos: Trata-se de uma scoping review, cuja busca foi realizada em sete bases de dados e na literatura cinzenta. Após a análise...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira, Barbosa, Mayara Lima, Atanasio, Lhana Lorena de Melo, Medeiros, Suzane Gomes de, Santos, Viviane Euzébia Pereira
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0003-4225-5194
Formato: article
Idioma:English
Publicado em: Revista Brasileira de Enfermagem
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54640
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0422
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-54640
record_format dspace
spelling ri-123456789-546402023-08-30T19:12:37Z Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review Evolution of nursing teaching in the use of education technology: a scoping review Evolución de la enseñanza de enfermería en el uso de la tecnología educacional: una revisión sistemática Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira Barbosa, Mayara Lima Atanasio, Lhana Lorena de Melo Medeiros, Suzane Gomes de Santos, Viviane Euzébia Pereira https://orcid.org/0000-0003-4225-5194 information technology educational technology education nursing tecnologia educacional tecnologia da informação educação em enfermagem enfermagem tecnología de la información enfermería enseñanza educación en enfermería Objetivo: Identificar e mapear as ferramentas tecnológicas da informação e comunicação para apoio ao processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Métodos: Trata-se de uma scoping review, cuja busca foi realizada em sete bases de dados e na literatura cinzenta. Após a análise da seleção inicial, 88 textos foram lidos na íntegra e 29 compuseram a amostra final. Resultados: O ambiente e objeto virtual de aprendizagem, simulação, hipermídia e software ou aplicativos para celular foram as ferramentas utilizadas pelos docentes de Enfermagem. Os estudos destacam que a aplicação da tecnologia foi importante no processo de ensino-aprendizagem, pois estimulou o ensino baseado no cuidado seguro, motivou e desenvolveu habilidades/competências, apoiando-se na aprendizagem significativa, efetiva, flexível e autônoma. Conclusão: Destaca-se a contribuição da tecnologia para a formação de enfermagem, mas é salutar ressaltar que seu emprego seja crítico, reflexivo, embasado em teorias pedagógicas e desenvolvido por docentes capacitados Objective: To identify and map the technological tools of information and communication to support the teaching learning process in Nursing teaching courses. Methods: This is a scoping review whose search was carried out in seven databases and in grey literature. After an initial analysis of the selection, 88 texts were read integrally, and 29 made up the final sample. Results: Virtual learning environment and object, simulation, hypermedia, and software or cellphone applications were the tools the nursing professors used the most. Studies highlight that the application of technology was important in the teaching-learning process, since it encouraged teaching based on safe care, motivating and developing abilities/competences, supported on significant, effective, flexible, and autonomous learning. Conclusion: The contribution of the technology for nursing formation stands out, but it should be highlighted that its employment must be critical, reflective, based on pedagogical theories and developed by trained professors 2023-08-30T19:12:36Z 2023-08-30T19:12:36Z 2021 article SARAIVA, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira; BARBOSA, Mayara Lima; ATANASIO, Lhana Lorena de Melo; MEDEIROS, Suzane Gomes de; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira. Evolution of nursing teaching in the use of education technology: a scoping review. Revista Brasileira de Enfermagem, [S.L.], v. 74, n. 5, p. 1, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0422. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/wc9F9mk8pggVhT3vqWvL4Mh/?lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2023. e1984-0446 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54640 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0422 en Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Revista Brasileira de Enfermagem
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language English
topic information technology
educational technology
education
nursing
tecnologia educacional
tecnologia da informação
educação em enfermagem
enfermagem
tecnología de la información
enfermería
enseñanza
educación en enfermería
spellingShingle information technology
educational technology
education
nursing
tecnologia educacional
tecnologia da informação
educação em enfermagem
enfermagem
tecnología de la información
enfermería
enseñanza
educación en enfermería
Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira
Barbosa, Mayara Lima
Atanasio, Lhana Lorena de Melo
Medeiros, Suzane Gomes de
Santos, Viviane Euzébia Pereira
Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review
description Objetivo: Identificar e mapear as ferramentas tecnológicas da informação e comunicação para apoio ao processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Métodos: Trata-se de uma scoping review, cuja busca foi realizada em sete bases de dados e na literatura cinzenta. Após a análise da seleção inicial, 88 textos foram lidos na íntegra e 29 compuseram a amostra final. Resultados: O ambiente e objeto virtual de aprendizagem, simulação, hipermídia e software ou aplicativos para celular foram as ferramentas utilizadas pelos docentes de Enfermagem. Os estudos destacam que a aplicação da tecnologia foi importante no processo de ensino-aprendizagem, pois estimulou o ensino baseado no cuidado seguro, motivou e desenvolveu habilidades/competências, apoiando-se na aprendizagem significativa, efetiva, flexível e autônoma. Conclusão: Destaca-se a contribuição da tecnologia para a formação de enfermagem, mas é salutar ressaltar que seu emprego seja crítico, reflexivo, embasado em teorias pedagógicas e desenvolvido por docentes capacitados
author2 https://orcid.org/0000-0003-4225-5194
author_facet https://orcid.org/0000-0003-4225-5194
Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira
Barbosa, Mayara Lima
Atanasio, Lhana Lorena de Melo
Medeiros, Suzane Gomes de
Santos, Viviane Euzébia Pereira
format article
author Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira
Barbosa, Mayara Lima
Atanasio, Lhana Lorena de Melo
Medeiros, Suzane Gomes de
Santos, Viviane Euzébia Pereira
author_sort Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira
title Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review
title_short Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review
title_full Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review
title_fullStr Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review
title_full_unstemmed Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review
title_sort evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review
publisher Revista Brasileira de Enfermagem
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54640
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0422
work_keys_str_mv AT saraivaceciliaoliviaparaguaideoliveira evolucaodoensinodeenfermagemnousodatecnologiaeducacionalumascopingreview
AT barbosamayaralima evolucaodoensinodeenfermagemnousodatecnologiaeducacionalumascopingreview
AT atanasiolhanalorenademelo evolucaodoensinodeenfermagemnousodatecnologiaeducacionalumascopingreview
AT medeirossuzanegomesde evolucaodoensinodeenfermagemnousodatecnologiaeducacionalumascopingreview
AT santosvivianeeuzebiapereira evolucaodoensinodeenfermagemnousodatecnologiaeducacionalumascopingreview
AT saraivaceciliaoliviaparaguaideoliveira evolutionofnursingteachingintheuseofeducationtechnologyascopingreview
AT barbosamayaralima evolutionofnursingteachingintheuseofeducationtechnologyascopingreview
AT atanasiolhanalorenademelo evolutionofnursingteachingintheuseofeducationtechnologyascopingreview
AT medeirossuzanegomesde evolutionofnursingteachingintheuseofeducationtechnologyascopingreview
AT santosvivianeeuzebiapereira evolutionofnursingteachingintheuseofeducationtechnologyascopingreview
AT saraivaceciliaoliviaparaguaideoliveira evoluciondelaensenanzadeenfermeriaenelusodelatecnologiaeducacionalunarevisionsistematica
AT barbosamayaralima evoluciondelaensenanzadeenfermeriaenelusodelatecnologiaeducacionalunarevisionsistematica
AT atanasiolhanalorenademelo evoluciondelaensenanzadeenfermeriaenelusodelatecnologiaeducacionalunarevisionsistematica
AT medeirossuzanegomesde evoluciondelaensenanzadeenfermeriaenelusodelatecnologiaeducacionalunarevisionsistematica
AT santosvivianeeuzebiapereira evoluciondelaensenanzadeenfermeriaenelusodelatecnologiaeducacionalunarevisionsistematica
_version_ 1777022352113008640