Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review

Objetivo: Identificar e mapear as ferramentas tecnológicas da informação e comunicação para apoio ao processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Métodos: Trata-se de uma scoping review, cuja busca foi realizada em sete bases de dados e na literatura cinzenta. Após a análise...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira, Barbosa, Mayara Lima, Atanasio, Lhana Lorena de Melo, Medeiros, Suzane Gomes de, Santos, Viviane Euzébia Pereira
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0003-4225-5194
Formato: article
Idioma:English
Publicado em: Revista Brasileira de Enfermagem
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54640
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0422
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Objetivo: Identificar e mapear as ferramentas tecnológicas da informação e comunicação para apoio ao processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Métodos: Trata-se de uma scoping review, cuja busca foi realizada em sete bases de dados e na literatura cinzenta. Após a análise da seleção inicial, 88 textos foram lidos na íntegra e 29 compuseram a amostra final. Resultados: O ambiente e objeto virtual de aprendizagem, simulação, hipermídia e software ou aplicativos para celular foram as ferramentas utilizadas pelos docentes de Enfermagem. Os estudos destacam que a aplicação da tecnologia foi importante no processo de ensino-aprendizagem, pois estimulou o ensino baseado no cuidado seguro, motivou e desenvolveu habilidades/competências, apoiando-se na aprendizagem significativa, efetiva, flexível e autônoma. Conclusão: Destaca-se a contribuição da tecnologia para a formação de enfermagem, mas é salutar ressaltar que seu emprego seja crítico, reflexivo, embasado em teorias pedagógicas e desenvolvido por docentes capacitados