A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática

As bibliotecas escolares são um direito assegurado por lei a todos da comunidade escolar, contudo, passados mais de dez anos da publicação da lei 12.244/2010, elas ainda não foram universalizadas. A existência física da biblioteca não garante que ela se manifeste em toda a sua potência, fazendo impr...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fonseca, Amanda Vieira da, Medeiros, Brenda Larissa da Silva, Fernandes, Deise Varela, Oliveira, Nathalia Danielle Fernandes de, Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Revista Informação em Pauta
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54593
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-54593
record_format dspace
spelling ri-123456789-545932023-08-23T16:05:58Z A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática The critical information literacy in the school library for the Construction of a democratic society Fonseca, Amanda Vieira da Medeiros, Brenda Larissa da Silva Fernandes, Deise Varela Oliveira, Nathalia Danielle Fernandes de Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho biblioteca escolar Lei 12.244/2010 bibliotecário escolar competência crítica em informação biblioteconomia social school library Law 12.244/2010 social library science school librarian critical information literacy As bibliotecas escolares são um direito assegurado por lei a todos da comunidade escolar, contudo, passados mais de dez anos da publicação da lei 12.244/2010, elas ainda não foram universalizadas. A existência física da biblioteca não garante que ela se manifeste em toda a sua potência, fazendo imprescindível a presença ativa do bibliotecário escolar. Diante disso, esta pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo discutir a importância da biblioteca e do bibliotecário escolar, destacando a dimensão da competência crítica em informação. É evidenciado, portanto, que a construção de uma sociedade mais justa e democrática requer a aplicação efetiva da lei, contando, inclusive, com um programa de desenvolvimento de competência crítica em informação. É de grande responsabilidade o papel do bibliotecário neste ambiente, pois dependerá dele as proposições de ações produzidas dentro da biblioteca que perpassam as atividades de leitura, literatura, pesquisa e desenvolvimento de competências críticas em informação. Os estudantes precisam compreender tanto como lidar com a informação e suas tarefas de buscar, localizar, avaliar, usar, quanto compreender de modo contextualizado e crítico as produções e os efeitos gerados pela informação na sociedade contemporânea. A articulação da biblioteca escolar com a competência crítica em informação potencializa também a dimensão da Biblioteconomia Social que se faz com a presença de bibliotecários ativos, críticos e conscientes do seu papel social 2023-08-23T16:05:57Z 2023-08-23T16:05:57Z 2022-06-03 article FONSECA, Amanda Vieira da; MEDEIROS, Brenda Larissa da Silva; FERNANDES, Deise Varela; OLIVEIRA, Nathalia Danielle Fernandes de; TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho. A Competência Crítica em Informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática. Informação em Pauta, [S.l.], v. 7, n. 00, p. 1-19, 3 jun. 2022. Disponível em: DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78216.1-19. Avesso em: 16 ago. 2023. 2525-3468 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54593 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78216.1-19 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Revista Informação em Pauta
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic biblioteca escolar
Lei 12.244/2010
bibliotecário escolar
competência crítica em informação
biblioteconomia social
school library
Law 12.244/2010
social library science
school librarian
critical information literacy
spellingShingle biblioteca escolar
Lei 12.244/2010
bibliotecário escolar
competência crítica em informação
biblioteconomia social
school library
Law 12.244/2010
social library science
school librarian
critical information literacy
Fonseca, Amanda Vieira da
Medeiros, Brenda Larissa da Silva
Fernandes, Deise Varela
Oliveira, Nathalia Danielle Fernandes de
Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho
A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática
description As bibliotecas escolares são um direito assegurado por lei a todos da comunidade escolar, contudo, passados mais de dez anos da publicação da lei 12.244/2010, elas ainda não foram universalizadas. A existência física da biblioteca não garante que ela se manifeste em toda a sua potência, fazendo imprescindível a presença ativa do bibliotecário escolar. Diante disso, esta pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo discutir a importância da biblioteca e do bibliotecário escolar, destacando a dimensão da competência crítica em informação. É evidenciado, portanto, que a construção de uma sociedade mais justa e democrática requer a aplicação efetiva da lei, contando, inclusive, com um programa de desenvolvimento de competência crítica em informação. É de grande responsabilidade o papel do bibliotecário neste ambiente, pois dependerá dele as proposições de ações produzidas dentro da biblioteca que perpassam as atividades de leitura, literatura, pesquisa e desenvolvimento de competências críticas em informação. Os estudantes precisam compreender tanto como lidar com a informação e suas tarefas de buscar, localizar, avaliar, usar, quanto compreender de modo contextualizado e crítico as produções e os efeitos gerados pela informação na sociedade contemporânea. A articulação da biblioteca escolar com a competência crítica em informação potencializa também a dimensão da Biblioteconomia Social que se faz com a presença de bibliotecários ativos, críticos e conscientes do seu papel social
format article
author Fonseca, Amanda Vieira da
Medeiros, Brenda Larissa da Silva
Fernandes, Deise Varela
Oliveira, Nathalia Danielle Fernandes de
Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho
author_facet Fonseca, Amanda Vieira da
Medeiros, Brenda Larissa da Silva
Fernandes, Deise Varela
Oliveira, Nathalia Danielle Fernandes de
Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho
author_sort Fonseca, Amanda Vieira da
title A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática
title_short A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática
title_full A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática
title_fullStr A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática
title_full_unstemmed A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática
title_sort competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática
publisher Revista Informação em Pauta
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54593
work_keys_str_mv AT fonsecaamandavieirada acompetenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica
AT medeirosbrendalarissadasilva acompetenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica
AT fernandesdeisevarela acompetenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica
AT oliveiranathaliadaniellefernandesde acompetenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica
AT tanusgabriellefrancinnedesouzacarvalho acompetenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica
AT fonsecaamandavieirada thecriticalinformationliteracyintheschoollibraryfortheconstructionofademocraticsociety
AT medeirosbrendalarissadasilva thecriticalinformationliteracyintheschoollibraryfortheconstructionofademocraticsociety
AT fernandesdeisevarela thecriticalinformationliteracyintheschoollibraryfortheconstructionofademocraticsociety
AT oliveiranathaliadaniellefernandesde thecriticalinformationliteracyintheschoollibraryfortheconstructionofademocraticsociety
AT tanusgabriellefrancinnedesouzacarvalho thecriticalinformationliteracyintheschoollibraryfortheconstructionofademocraticsociety
AT fonsecaamandavieirada competenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica
AT medeirosbrendalarissadasilva competenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica
AT fernandesdeisevarela competenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica
AT oliveiranathaliadaniellefernandesde competenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica
AT tanusgabriellefrancinnedesouzacarvalho competenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica
_version_ 1775650759606534144