A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática
As bibliotecas escolares são um direito assegurado por lei a todos da comunidade escolar, contudo, passados mais de dez anos da publicação da lei 12.244/2010, elas ainda não foram universalizadas. A existência física da biblioteca não garante que ela se manifeste em toda a sua potência, fazendo impr...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , |
---|---|
Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Revista Informação em Pauta
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54593 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-54593 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-545932023-08-23T16:05:58Z A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática The critical information literacy in the school library for the Construction of a democratic society Fonseca, Amanda Vieira da Medeiros, Brenda Larissa da Silva Fernandes, Deise Varela Oliveira, Nathalia Danielle Fernandes de Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho biblioteca escolar Lei 12.244/2010 bibliotecário escolar competência crítica em informação biblioteconomia social school library Law 12.244/2010 social library science school librarian critical information literacy As bibliotecas escolares são um direito assegurado por lei a todos da comunidade escolar, contudo, passados mais de dez anos da publicação da lei 12.244/2010, elas ainda não foram universalizadas. A existência física da biblioteca não garante que ela se manifeste em toda a sua potência, fazendo imprescindível a presença ativa do bibliotecário escolar. Diante disso, esta pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo discutir a importância da biblioteca e do bibliotecário escolar, destacando a dimensão da competência crítica em informação. É evidenciado, portanto, que a construção de uma sociedade mais justa e democrática requer a aplicação efetiva da lei, contando, inclusive, com um programa de desenvolvimento de competência crítica em informação. É de grande responsabilidade o papel do bibliotecário neste ambiente, pois dependerá dele as proposições de ações produzidas dentro da biblioteca que perpassam as atividades de leitura, literatura, pesquisa e desenvolvimento de competências críticas em informação. Os estudantes precisam compreender tanto como lidar com a informação e suas tarefas de buscar, localizar, avaliar, usar, quanto compreender de modo contextualizado e crítico as produções e os efeitos gerados pela informação na sociedade contemporânea. A articulação da biblioteca escolar com a competência crítica em informação potencializa também a dimensão da Biblioteconomia Social que se faz com a presença de bibliotecários ativos, críticos e conscientes do seu papel social 2023-08-23T16:05:57Z 2023-08-23T16:05:57Z 2022-06-03 article FONSECA, Amanda Vieira da; MEDEIROS, Brenda Larissa da Silva; FERNANDES, Deise Varela; OLIVEIRA, Nathalia Danielle Fernandes de; TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho. A Competência Crítica em Informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática. Informação em Pauta, [S.l.], v. 7, n. 00, p. 1-19, 3 jun. 2022. Disponível em: DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78216.1-19. Avesso em: 16 ago. 2023. 2525-3468 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54593 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78216.1-19 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Revista Informação em Pauta |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
biblioteca escolar Lei 12.244/2010 bibliotecário escolar competência crítica em informação biblioteconomia social school library Law 12.244/2010 social library science school librarian critical information literacy |
spellingShingle |
biblioteca escolar Lei 12.244/2010 bibliotecário escolar competência crítica em informação biblioteconomia social school library Law 12.244/2010 social library science school librarian critical information literacy Fonseca, Amanda Vieira da Medeiros, Brenda Larissa da Silva Fernandes, Deise Varela Oliveira, Nathalia Danielle Fernandes de Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática |
description |
As bibliotecas escolares são um direito assegurado por lei a todos da comunidade escolar, contudo, passados mais de dez anos da publicação da lei 12.244/2010, elas ainda não foram universalizadas. A existência física da biblioteca não garante que ela se manifeste em toda a sua potência, fazendo imprescindível a presença ativa do bibliotecário escolar. Diante disso, esta pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo discutir a importância da biblioteca e do bibliotecário escolar, destacando a dimensão da competência crítica em informação. É evidenciado, portanto, que a construção de uma sociedade mais justa e democrática requer a aplicação efetiva da lei, contando, inclusive, com um programa de desenvolvimento de competência crítica em informação. É de grande responsabilidade o papel do bibliotecário neste ambiente, pois dependerá dele as proposições de ações produzidas dentro da biblioteca que perpassam as atividades de leitura, literatura, pesquisa e desenvolvimento de competências críticas em informação. Os estudantes precisam compreender tanto como lidar com a informação e suas tarefas de buscar, localizar, avaliar, usar, quanto compreender de modo contextualizado e crítico as produções e os efeitos gerados pela informação na sociedade contemporânea. A articulação da biblioteca escolar com a competência crítica em informação potencializa também a dimensão da Biblioteconomia Social que se faz com a presença de bibliotecários ativos, críticos e conscientes do seu papel social |
format |
article |
author |
Fonseca, Amanda Vieira da Medeiros, Brenda Larissa da Silva Fernandes, Deise Varela Oliveira, Nathalia Danielle Fernandes de Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho |
author_facet |
Fonseca, Amanda Vieira da Medeiros, Brenda Larissa da Silva Fernandes, Deise Varela Oliveira, Nathalia Danielle Fernandes de Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho |
author_sort |
Fonseca, Amanda Vieira da |
title |
A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática |
title_short |
A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática |
title_full |
A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática |
title_fullStr |
A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática |
title_full_unstemmed |
A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática |
title_sort |
competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática |
publisher |
Revista Informação em Pauta |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54593 |
work_keys_str_mv |
AT fonsecaamandavieirada acompetenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica AT medeirosbrendalarissadasilva acompetenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica AT fernandesdeisevarela acompetenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica AT oliveiranathaliadaniellefernandesde acompetenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica AT tanusgabriellefrancinnedesouzacarvalho acompetenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica AT fonsecaamandavieirada thecriticalinformationliteracyintheschoollibraryfortheconstructionofademocraticsociety AT medeirosbrendalarissadasilva thecriticalinformationliteracyintheschoollibraryfortheconstructionofademocraticsociety AT fernandesdeisevarela thecriticalinformationliteracyintheschoollibraryfortheconstructionofademocraticsociety AT oliveiranathaliadaniellefernandesde thecriticalinformationliteracyintheschoollibraryfortheconstructionofademocraticsociety AT tanusgabriellefrancinnedesouzacarvalho thecriticalinformationliteracyintheschoollibraryfortheconstructionofademocraticsociety AT fonsecaamandavieirada competenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica AT medeirosbrendalarissadasilva competenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica AT fernandesdeisevarela competenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica AT oliveiranathaliadaniellefernandesde competenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica AT tanusgabriellefrancinnedesouzacarvalho competenciacriticaeminformacaonabibliotecaescolarparaaconstrucaodeumasociedadedemocratica |
_version_ |
1775650759606534144 |