A competência crítica em informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática

As bibliotecas escolares são um direito assegurado por lei a todos da comunidade escolar, contudo, passados mais de dez anos da publicação da lei 12.244/2010, elas ainda não foram universalizadas. A existência física da biblioteca não garante que ela se manifeste em toda a sua potência, fazendo impr...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fonseca, Amanda Vieira da, Medeiros, Brenda Larissa da Silva, Fernandes, Deise Varela, Oliveira, Nathalia Danielle Fernandes de, Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Revista Informação em Pauta
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54593
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:As bibliotecas escolares são um direito assegurado por lei a todos da comunidade escolar, contudo, passados mais de dez anos da publicação da lei 12.244/2010, elas ainda não foram universalizadas. A existência física da biblioteca não garante que ela se manifeste em toda a sua potência, fazendo imprescindível a presença ativa do bibliotecário escolar. Diante disso, esta pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo discutir a importância da biblioteca e do bibliotecário escolar, destacando a dimensão da competência crítica em informação. É evidenciado, portanto, que a construção de uma sociedade mais justa e democrática requer a aplicação efetiva da lei, contando, inclusive, com um programa de desenvolvimento de competência crítica em informação. É de grande responsabilidade o papel do bibliotecário neste ambiente, pois dependerá dele as proposições de ações produzidas dentro da biblioteca que perpassam as atividades de leitura, literatura, pesquisa e desenvolvimento de competências críticas em informação. Os estudantes precisam compreender tanto como lidar com a informação e suas tarefas de buscar, localizar, avaliar, usar, quanto compreender de modo contextualizado e crítico as produções e os efeitos gerados pela informação na sociedade contemporânea. A articulação da biblioteca escolar com a competência crítica em informação potencializa também a dimensão da Biblioteconomia Social que se faz com a presença de bibliotecários ativos, críticos e conscientes do seu papel social