Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental

O estudo objetiva investigar as competências que a Educação Física pode promover no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de conhecimentos sobre as características da Educação Física Escolar, verificação de conteúdos curriculares e identificação de competências que a disciplin...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ribeiro, Keldery Francisco Souza
Outros Autores: Silva, Priscilla Pinto Costa da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54518
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-54518
record_format dspace
spelling ri-123456789-545182023-08-17T16:22:36Z Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental Ribeiro, Keldery Francisco Souza Silva, Priscilla Pinto Costa da Silva, Priscila Pinto Costa da Aguiar, Milena de Oliveira Educação Física Escolar Competências Anos iniciais O estudo objetiva investigar as competências que a Educação Física pode promover no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de conhecimentos sobre as características da Educação Física Escolar, verificação de conteúdos curriculares e identificação de competências que a disciplina pode potencializar nos alunos nessa fase de escolarização. A metodologia estruturou-se em uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, com buscas no Scientific Electronic Library Online (SciELO), Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Google Acadêmico, com estudos dos últimos 10 anos, com filtragem dos principais achados. Nos resultados, Educação Física Escolar foi caracterizada como disciplina que enriquece as vivências de crianças, jovens e adultos, de saberes corporais, lúdicos, emocionais e estéticos, que são essenciais para a formação escolar do aluno. Os conteúdos estão dispostos em seis unidades temáticas, que são brincadeiras e jogos, esportes formais e informais, ginástica, dança, lutas e práticas corporais de aventura, que se inter- relacionam com as áreas de linguagens, artes, língua portuguesa e inglesa, constituindo a disciplina em sua função sociocultural, contextualizada e interativa. As competências que a Educação Física escolar pode trabalhar nos anos iniciais são compreensões, reflexões, aprendizagens e reconhecimento sobre origem da cultura, práticas e diversidade corporais, condições de saúde e doença, bem como sobre beleza e estética corporal na perspectiva de superar consumismo e preconceitos. Devem ser promovidas experiências autônomas, criativas, coletivas e democráticas, com base nas unidades temáticas e em espaços sociais, de diversão e de saúde. Essas competências precisam ser possibilitadas com mobilização de saberes, habilidades, atitudes e valores junto aos alunos, pois são essenciais para o desenvolvimento integral do aluno. Conclui-se que Educação Física inserida com conteúdos e práticas potenciais pode contribuir para um ensino-aprendizagem sobre a cultura corporal de maneira significativa. 2023-08-17T16:22:35Z 2023-08-17T16:22:35Z 2023-06 bachelorThesis RIBEIRO, Keldery Francisco Souza. Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Priscila Pinto Costa da Silva. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54518 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Educação Física Departamento de Educação Física
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação Física Escolar
Competências
Anos iniciais
spellingShingle Educação Física Escolar
Competências
Anos iniciais
Ribeiro, Keldery Francisco Souza
Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental
description O estudo objetiva investigar as competências que a Educação Física pode promover no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de conhecimentos sobre as características da Educação Física Escolar, verificação de conteúdos curriculares e identificação de competências que a disciplina pode potencializar nos alunos nessa fase de escolarização. A metodologia estruturou-se em uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, com buscas no Scientific Electronic Library Online (SciELO), Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Google Acadêmico, com estudos dos últimos 10 anos, com filtragem dos principais achados. Nos resultados, Educação Física Escolar foi caracterizada como disciplina que enriquece as vivências de crianças, jovens e adultos, de saberes corporais, lúdicos, emocionais e estéticos, que são essenciais para a formação escolar do aluno. Os conteúdos estão dispostos em seis unidades temáticas, que são brincadeiras e jogos, esportes formais e informais, ginástica, dança, lutas e práticas corporais de aventura, que se inter- relacionam com as áreas de linguagens, artes, língua portuguesa e inglesa, constituindo a disciplina em sua função sociocultural, contextualizada e interativa. As competências que a Educação Física escolar pode trabalhar nos anos iniciais são compreensões, reflexões, aprendizagens e reconhecimento sobre origem da cultura, práticas e diversidade corporais, condições de saúde e doença, bem como sobre beleza e estética corporal na perspectiva de superar consumismo e preconceitos. Devem ser promovidas experiências autônomas, criativas, coletivas e democráticas, com base nas unidades temáticas e em espaços sociais, de diversão e de saúde. Essas competências precisam ser possibilitadas com mobilização de saberes, habilidades, atitudes e valores junto aos alunos, pois são essenciais para o desenvolvimento integral do aluno. Conclui-se que Educação Física inserida com conteúdos e práticas potenciais pode contribuir para um ensino-aprendizagem sobre a cultura corporal de maneira significativa.
author2 Silva, Priscilla Pinto Costa da
author_facet Silva, Priscilla Pinto Costa da
Ribeiro, Keldery Francisco Souza
format bachelorThesis
author Ribeiro, Keldery Francisco Souza
author_sort Ribeiro, Keldery Francisco Souza
title Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_short Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54518
work_keys_str_mv AT ribeirokelderyfranciscosouza educacaofisicanocontextoescolardesenvolvimentodecompetenciasnosanosiniciaisdoensinofundamental
_version_ 1774866522249887744