Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental
O estudo objetiva investigar as competências que a Educação Física pode promover no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de conhecimentos sobre as características da Educação Física Escolar, verificação de conteúdos curriculares e identificação de competências que a disciplin...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54518 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-54518 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-545182023-08-17T16:22:36Z Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental Ribeiro, Keldery Francisco Souza Silva, Priscilla Pinto Costa da Silva, Priscila Pinto Costa da Aguiar, Milena de Oliveira Educação Física Escolar Competências Anos iniciais O estudo objetiva investigar as competências que a Educação Física pode promover no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de conhecimentos sobre as características da Educação Física Escolar, verificação de conteúdos curriculares e identificação de competências que a disciplina pode potencializar nos alunos nessa fase de escolarização. A metodologia estruturou-se em uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, com buscas no Scientific Electronic Library Online (SciELO), Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Google Acadêmico, com estudos dos últimos 10 anos, com filtragem dos principais achados. Nos resultados, Educação Física Escolar foi caracterizada como disciplina que enriquece as vivências de crianças, jovens e adultos, de saberes corporais, lúdicos, emocionais e estéticos, que são essenciais para a formação escolar do aluno. Os conteúdos estão dispostos em seis unidades temáticas, que são brincadeiras e jogos, esportes formais e informais, ginástica, dança, lutas e práticas corporais de aventura, que se inter- relacionam com as áreas de linguagens, artes, língua portuguesa e inglesa, constituindo a disciplina em sua função sociocultural, contextualizada e interativa. As competências que a Educação Física escolar pode trabalhar nos anos iniciais são compreensões, reflexões, aprendizagens e reconhecimento sobre origem da cultura, práticas e diversidade corporais, condições de saúde e doença, bem como sobre beleza e estética corporal na perspectiva de superar consumismo e preconceitos. Devem ser promovidas experiências autônomas, criativas, coletivas e democráticas, com base nas unidades temáticas e em espaços sociais, de diversão e de saúde. Essas competências precisam ser possibilitadas com mobilização de saberes, habilidades, atitudes e valores junto aos alunos, pois são essenciais para o desenvolvimento integral do aluno. Conclui-se que Educação Física inserida com conteúdos e práticas potenciais pode contribuir para um ensino-aprendizagem sobre a cultura corporal de maneira significativa. 2023-08-17T16:22:35Z 2023-08-17T16:22:35Z 2023-06 bachelorThesis RIBEIRO, Keldery Francisco Souza. Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Priscila Pinto Costa da Silva. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54518 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Educação Física Departamento de Educação Física |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Física Escolar Competências Anos iniciais |
spellingShingle |
Educação Física Escolar Competências Anos iniciais Ribeiro, Keldery Francisco Souza Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental |
description |
O estudo objetiva investigar as competências que a Educação Física pode promover
no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de conhecimentos
sobre as características da Educação Física Escolar, verificação de conteúdos
curriculares e identificação de competências que a disciplina pode potencializar nos
alunos nessa fase de escolarização. A metodologia estruturou-se em uma pesquisa
bibliográfica, exploratória e qualitativa, com buscas no Scientific Electronic Library
Online (SciELO), Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Google Acadêmico,
com estudos dos últimos 10 anos, com filtragem dos principais achados. Nos
resultados, Educação Física Escolar foi caracterizada como disciplina que enriquece
as vivências de crianças, jovens e adultos, de saberes corporais, lúdicos, emocionais
e estéticos, que são essenciais para a formação escolar do aluno. Os conteúdos estão
dispostos em seis unidades temáticas, que são brincadeiras e jogos, esportes formais
e informais, ginástica, dança, lutas e práticas corporais de aventura, que se inter-
relacionam com as áreas de linguagens, artes, língua portuguesa e inglesa,
constituindo a disciplina em sua função sociocultural, contextualizada e interativa. As
competências que a Educação Física escolar pode trabalhar nos anos iniciais são
compreensões, reflexões, aprendizagens e reconhecimento sobre origem da cultura,
práticas e diversidade corporais, condições de saúde e doença, bem como sobre
beleza e estética corporal na perspectiva de superar consumismo e preconceitos.
Devem ser promovidas experiências autônomas, criativas, coletivas e democráticas,
com base nas unidades temáticas e em espaços sociais, de diversão e de saúde.
Essas competências precisam ser possibilitadas com mobilização de saberes,
habilidades, atitudes e valores junto aos alunos, pois são essenciais para o
desenvolvimento integral do aluno. Conclui-se que Educação Física inserida com
conteúdos e práticas potenciais pode contribuir para um ensino-aprendizagem sobre
a cultura corporal de maneira significativa. |
author2 |
Silva, Priscilla Pinto Costa da |
author_facet |
Silva, Priscilla Pinto Costa da Ribeiro, Keldery Francisco Souza |
format |
bachelorThesis |
author |
Ribeiro, Keldery Francisco Souza |
author_sort |
Ribeiro, Keldery Francisco Souza |
title |
Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54518 |
work_keys_str_mv |
AT ribeirokelderyfranciscosouza educacaofisicanocontextoescolardesenvolvimentodecompetenciasnosanosiniciaisdoensinofundamental |
_version_ |
1774866522249887744 |