Educação física no contexto escolar: desenvolvimento de competências nos anos iniciais do ensino fundamental

O estudo objetiva investigar as competências que a Educação Física pode promover no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de conhecimentos sobre as características da Educação Física Escolar, verificação de conteúdos curriculares e identificação de competências que a disciplin...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ribeiro, Keldery Francisco Souza
Outros Autores: Silva, Priscilla Pinto Costa da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54518
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Descrição
Resumo:O estudo objetiva investigar as competências que a Educação Física pode promover no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de conhecimentos sobre as características da Educação Física Escolar, verificação de conteúdos curriculares e identificação de competências que a disciplina pode potencializar nos alunos nessa fase de escolarização. A metodologia estruturou-se em uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, com buscas no Scientific Electronic Library Online (SciELO), Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Google Acadêmico, com estudos dos últimos 10 anos, com filtragem dos principais achados. Nos resultados, Educação Física Escolar foi caracterizada como disciplina que enriquece as vivências de crianças, jovens e adultos, de saberes corporais, lúdicos, emocionais e estéticos, que são essenciais para a formação escolar do aluno. Os conteúdos estão dispostos em seis unidades temáticas, que são brincadeiras e jogos, esportes formais e informais, ginástica, dança, lutas e práticas corporais de aventura, que se inter- relacionam com as áreas de linguagens, artes, língua portuguesa e inglesa, constituindo a disciplina em sua função sociocultural, contextualizada e interativa. As competências que a Educação Física escolar pode trabalhar nos anos iniciais são compreensões, reflexões, aprendizagens e reconhecimento sobre origem da cultura, práticas e diversidade corporais, condições de saúde e doença, bem como sobre beleza e estética corporal na perspectiva de superar consumismo e preconceitos. Devem ser promovidas experiências autônomas, criativas, coletivas e democráticas, com base nas unidades temáticas e em espaços sociais, de diversão e de saúde. Essas competências precisam ser possibilitadas com mobilização de saberes, habilidades, atitudes e valores junto aos alunos, pois são essenciais para o desenvolvimento integral do aluno. Conclui-se que Educação Física inserida com conteúdos e práticas potenciais pode contribuir para um ensino-aprendizagem sobre a cultura corporal de maneira significativa.