Novo rural na região imediata de Patos - PB: a construção de um livro paradidático para o 7º ano do ensino fundamental de geografia

Among the teaching resources to facilitate the teaching and learning process of basic education, the textbook stands out, which, through the National Textbook Program (NTP), are made available by the Ministry of Education (MEC). Despite being the main didactic resource used by teachers and studen...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Patrícia Campina de
Outros Autores: Albano, Gleydson Pinheiro
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54504
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-54504
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Sertão nordestino
Novo rural
Material paradidático
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
spellingShingle Sertão nordestino
Novo rural
Material paradidático
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Lima, Patrícia Campina de
Novo rural na região imediata de Patos - PB: a construção de um livro paradidático para o 7º ano do ensino fundamental de geografia
description Among the teaching resources to facilitate the teaching and learning process of basic education, the textbook stands out, which, through the National Textbook Program (NTP), are made available by the Ministry of Education (MEC). Despite being the main didactic resource used by teachers and students of the public education network in Brazil, these books are produced on a national scale, so they cannot cover all the contents in a dense and adequate way to regional realities, especially when it comes to the Sertão northeastern. In this way, the present research aims to produce a paradidactic material about the Novo Rural in the Immediate Region of Patos - PB, aimed at the 7th year of Elementary School. The methodological course initially took place with the bibliographic survey of classic and also current works on the teaching of Geography, paradidactic books and the Novo Rural. Then, there was an analysis of the content present in textbooks and later the analysis of the questionnaire applied to Geography teachers in the municipal public network of the Immediate Region of Patos - PB. As the main result of the research, a textual material entitled O Novo Rural na Região Imediata de Patos - PB was produced. This material can be used as a complement to the 7th grade textbook adopted in public schools, as it will also be available in the virtual version for consultation by the general population. It is expected that this production will contribute to teaching from the perspective of Geographic Education and School Geography, that is, content that has meaning for the student, as it deals with the local reality where their experiences occur, and for the improvement of pedagogical practices.
author2 Albano, Gleydson Pinheiro
author_facet Albano, Gleydson Pinheiro
Lima, Patrícia Campina de
format masterThesis
author Lima, Patrícia Campina de
author_sort Lima, Patrícia Campina de
title Novo rural na região imediata de Patos - PB: a construção de um livro paradidático para o 7º ano do ensino fundamental de geografia
title_short Novo rural na região imediata de Patos - PB: a construção de um livro paradidático para o 7º ano do ensino fundamental de geografia
title_full Novo rural na região imediata de Patos - PB: a construção de um livro paradidático para o 7º ano do ensino fundamental de geografia
title_fullStr Novo rural na região imediata de Patos - PB: a construção de um livro paradidático para o 7º ano do ensino fundamental de geografia
title_full_unstemmed Novo rural na região imediata de Patos - PB: a construção de um livro paradidático para o 7º ano do ensino fundamental de geografia
title_sort novo rural na região imediata de patos - pb: a construção de um livro paradidático para o 7º ano do ensino fundamental de geografia
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54504
work_keys_str_mv AT limapatriciacampinade novoruralnaregiaoimediatadepatospbaconstrucaodeumlivroparadidaticoparao7oanodoensinofundamentaldegeografia
_version_ 1774866338172370944
spelling ri-123456789-545042023-08-16T19:42:27Z Novo rural na região imediata de Patos - PB: a construção de um livro paradidático para o 7º ano do ensino fundamental de geografia Lima, Patrícia Campina de Albano, Gleydson Pinheiro http://lattes.cnpq.br/3433630253012397 https://orcid.org/0000-0001-9306-9258 http://lattes.cnpq.br/1795075641767009 Silva, Jeane Medeiros Farias, Paulo Sérgio Cunha Sertão nordestino Novo rural Material paradidático CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Among the teaching resources to facilitate the teaching and learning process of basic education, the textbook stands out, which, through the National Textbook Program (NTP), are made available by the Ministry of Education (MEC). Despite being the main didactic resource used by teachers and students of the public education network in Brazil, these books are produced on a national scale, so they cannot cover all the contents in a dense and adequate way to regional realities, especially when it comes to the Sertão northeastern. In this way, the present research aims to produce a paradidactic material about the Novo Rural in the Immediate Region of Patos - PB, aimed at the 7th year of Elementary School. The methodological course initially took place with the bibliographic survey of classic and also current works on the teaching of Geography, paradidactic books and the Novo Rural. Then, there was an analysis of the content present in textbooks and later the analysis of the questionnaire applied to Geography teachers in the municipal public network of the Immediate Region of Patos - PB. As the main result of the research, a textual material entitled O Novo Rural na Região Imediata de Patos - PB was produced. This material can be used as a complement to the 7th grade textbook adopted in public schools, as it will also be available in the virtual version for consultation by the general population. It is expected that this production will contribute to teaching from the perspective of Geographic Education and School Geography, that is, content that has meaning for the student, as it deals with the local reality where their experiences occur, and for the improvement of pedagogical practices. Entre os recursos didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem da educação básica destaca-se o livro didático, que por meio do Programa Nacional do Livro Didático PNLD, são disponibilizados pelo Ministério da Educação MEC. Apesar de ser o principal recurso didático utilizado pelos docentes e discentes da rede pública de ensino no Brasil, esses livros são produzidos em escala nacional, assim não conseguem abordar todos os conteúdos de maneira densa e adequados às realidades regionais, especialmente quando se trata do Sertão nordestino. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo produzir um material paradidático sobre o Novo Rural na Região Imediata de Patos - PB, voltado para o 7º ano do Ensino Fundamental. O percurso metodológico deu-se inicialmente com o levantamento bibliográfico das obras clássicas e também atuais sobre o ensino de Geografia, livros paradidáticos e o Novo Rural. Seguido, fez-se a análise do conteúdo presente nos livros didáticos e posteriormente a análise do questionário aplicado aos professores de Geografia da rede pública municipal da Região Imediata de Patos - PB. Como resultado principal da pesquisa, foi produzido um material textual intitulado O Novo Rural na Região Imediata de Patos - PB. Este material poderá ser utilizado como complemento ao livro didático do 7º ano adotado nas escolas públicas, como também estará disponível na versão virtual para consulta da população em geral. Espera-se que essa produção contribua com o ensino na perspectiva da Educação Geográfica e da Geografia Escolar, ou seja, de um conteúdo que tenha significado para o aluno, por tratar da realidade local onde ocorrem suas vivências, e para o aprimoramento das práticas pedagógicas. 2023-08-16T19:41:50Z 2023-08-16T19:41:50Z 2023-05-19 masterThesis LIMA, Patrícia Campina de. Novo rural na região imediata de Patos - PB: a construção de um livro paradidático para o 7º ano do ensino fundamental de geografia. Orientador: Gleydson Pinheiro Albano. 2023. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54504 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES