Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas

O contexto da pandemia ocasionada pelo vírus do Covid-19 trouxe ao ano de 2020 uma nova experiência na vida das pessoas, sobretudo em sua maneira de relacionar-se em diversos campos das atividades humanas, entre esses, damos destaque para o campo educacional. A condição de isolamento ocasionada pelo...

সম্পূর্ণ বিবরণ

সংরক্ষণ করুন:
গ্রন্থ-পঞ্জীর বিবরন
প্রধান লেখক: Silva, Edson Moura da
অন্যান্য লেখক: Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de
বিন্যাস: bachelorThesis
ভাষা:pt_BR
প্রকাশিত: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
বিষয়গুলি:
অনলাইন ব্যবহার করুন:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54309
ট্যাগগুলো: ট্যাগ যুক্ত করুন
কোনো ট্যাগ নেই, প্রথমজন হিসাবে ট্যাগ করুন!
id ri-123456789-54309
record_format dspace
spelling ri-123456789-543092024-03-19T04:01:58Z Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas Silva, Edson Moura da Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de Guedes, Gilmar Barbosa Melo, Arthur Beserra de Educação Tecnologias Ensino O contexto da pandemia ocasionada pelo vírus do Covid-19 trouxe ao ano de 2020 uma nova experiência na vida das pessoas, sobretudo em sua maneira de relacionar-se em diversos campos das atividades humanas, entre esses, damos destaque para o campo educacional. A condição de isolamento ocasionada pelo então desconhecido vírus que ceifou muitas vidas, desafiou a sociedade a encontrar modos de vida em isolamento social com consequentes desigualdades que impactaram suas classes, sobretudo as classes mais pobres e vulneráveis. Problemas socioeconômicos como o desemprego foram crescendo e a condição de vida dos cidadãos apresentou necessidades antes não observadas pelos sistemas de governo e seus governos. Este artigo objetiva, assim, fazer reflexões sobre a educação, à luz do contexto pandêmico, e seus modos de ensinar e aprender a partir da nossa prática docente nos anos de 2020 e 2021 e da inserção de tecnologias ao ensino. O campo dessas reflexões sobre tais práticas foi uma escola da rede privada do município de São Gonçalo do Amarante no Rio Grande do Norte. Metodologicamente este trabalho se desenvolveu a partir da organização dos momentos vivenciados no quotidiano do processo de implantação de tecnologias alternativas à instrução, chamado ensino remoto, e na sequência os desdobramentos como o conhecimento da nova realidade conjuntural, o conhecimento dos educandos, dos nossos pares profissionais na escola, dos espaços virtuais, e as desigualdades enaltecidas pelo acesso às redes e seus artefatos. Em diálogos com teóricos como Paulo Freire (1996), Viveiros(2019),Saviani (2017) e a legislação vigente no Brasil concluímos considerando as dificuldades impostas pelas desigualdades sociais, pelo novo modo de ensinar e aprender no desafio de planejar, buscar novos conhecimentos, adaptá-los às realidades de professores e seus alunos e compartilhar suas conquistas, frustrações e expectativas frente aos desafios impostos pelo isolamento e ausência de recursos disponíveis. 2023 2023-07-31T19:12:16Z 2023-07-13 bachelorThesis SILVA, Edson Moura da. Vivência em tempos de pandemia : apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas. Orientadora: Kilza Fernanda Moreira de Viveiros. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54309 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação
Tecnologias
Ensino
spellingShingle Educação
Tecnologias
Ensino
Silva, Edson Moura da
Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas
description O contexto da pandemia ocasionada pelo vírus do Covid-19 trouxe ao ano de 2020 uma nova experiência na vida das pessoas, sobretudo em sua maneira de relacionar-se em diversos campos das atividades humanas, entre esses, damos destaque para o campo educacional. A condição de isolamento ocasionada pelo então desconhecido vírus que ceifou muitas vidas, desafiou a sociedade a encontrar modos de vida em isolamento social com consequentes desigualdades que impactaram suas classes, sobretudo as classes mais pobres e vulneráveis. Problemas socioeconômicos como o desemprego foram crescendo e a condição de vida dos cidadãos apresentou necessidades antes não observadas pelos sistemas de governo e seus governos. Este artigo objetiva, assim, fazer reflexões sobre a educação, à luz do contexto pandêmico, e seus modos de ensinar e aprender a partir da nossa prática docente nos anos de 2020 e 2021 e da inserção de tecnologias ao ensino. O campo dessas reflexões sobre tais práticas foi uma escola da rede privada do município de São Gonçalo do Amarante no Rio Grande do Norte. Metodologicamente este trabalho se desenvolveu a partir da organização dos momentos vivenciados no quotidiano do processo de implantação de tecnologias alternativas à instrução, chamado ensino remoto, e na sequência os desdobramentos como o conhecimento da nova realidade conjuntural, o conhecimento dos educandos, dos nossos pares profissionais na escola, dos espaços virtuais, e as desigualdades enaltecidas pelo acesso às redes e seus artefatos. Em diálogos com teóricos como Paulo Freire (1996), Viveiros(2019),Saviani (2017) e a legislação vigente no Brasil concluímos considerando as dificuldades impostas pelas desigualdades sociais, pelo novo modo de ensinar e aprender no desafio de planejar, buscar novos conhecimentos, adaptá-los às realidades de professores e seus alunos e compartilhar suas conquistas, frustrações e expectativas frente aos desafios impostos pelo isolamento e ausência de recursos disponíveis.
author2 Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de
author_facet Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de
Silva, Edson Moura da
format bachelorThesis
author Silva, Edson Moura da
author_sort Silva, Edson Moura da
title Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas
title_short Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas
title_full Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas
title_fullStr Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas
title_full_unstemmed Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas
title_sort vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2023
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54309
work_keys_str_mv AT silvaedsonmourada vivenciadocenteemtemposdepandemiaapontamentosdotrabalhodocenteapartirdainsercaodetecnologiasalternativas
_version_ 1797696439492542464