Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas
O contexto da pandemia ocasionada pelo vírus do Covid-19 trouxe ao ano de 2020 uma nova experiência na vida das pessoas, sobretudo em sua maneira de relacionar-se em diversos campos das atividades humanas, entre esses, damos destaque para o campo educacional. A condição de isolamento ocasionada pelo...
সংরক্ষণ করুন:
প্রধান লেখক: | |
---|---|
অন্যান্য লেখক: | |
বিন্যাস: | bachelorThesis |
ভাষা: | pt_BR |
প্রকাশিত: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
বিষয়গুলি: | |
অনলাইন ব্যবহার করুন: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54309 |
ট্যাগগুলো: |
ট্যাগ যুক্ত করুন
কোনো ট্যাগ নেই, প্রথমজন হিসাবে ট্যাগ করুন!
|
id |
ri-123456789-54309 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-543092024-03-19T04:01:58Z Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas Silva, Edson Moura da Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de Guedes, Gilmar Barbosa Melo, Arthur Beserra de Educação Tecnologias Ensino O contexto da pandemia ocasionada pelo vírus do Covid-19 trouxe ao ano de 2020 uma nova experiência na vida das pessoas, sobretudo em sua maneira de relacionar-se em diversos campos das atividades humanas, entre esses, damos destaque para o campo educacional. A condição de isolamento ocasionada pelo então desconhecido vírus que ceifou muitas vidas, desafiou a sociedade a encontrar modos de vida em isolamento social com consequentes desigualdades que impactaram suas classes, sobretudo as classes mais pobres e vulneráveis. Problemas socioeconômicos como o desemprego foram crescendo e a condição de vida dos cidadãos apresentou necessidades antes não observadas pelos sistemas de governo e seus governos. Este artigo objetiva, assim, fazer reflexões sobre a educação, à luz do contexto pandêmico, e seus modos de ensinar e aprender a partir da nossa prática docente nos anos de 2020 e 2021 e da inserção de tecnologias ao ensino. O campo dessas reflexões sobre tais práticas foi uma escola da rede privada do município de São Gonçalo do Amarante no Rio Grande do Norte. Metodologicamente este trabalho se desenvolveu a partir da organização dos momentos vivenciados no quotidiano do processo de implantação de tecnologias alternativas à instrução, chamado ensino remoto, e na sequência os desdobramentos como o conhecimento da nova realidade conjuntural, o conhecimento dos educandos, dos nossos pares profissionais na escola, dos espaços virtuais, e as desigualdades enaltecidas pelo acesso às redes e seus artefatos. Em diálogos com teóricos como Paulo Freire (1996), Viveiros(2019),Saviani (2017) e a legislação vigente no Brasil concluímos considerando as dificuldades impostas pelas desigualdades sociais, pelo novo modo de ensinar e aprender no desafio de planejar, buscar novos conhecimentos, adaptá-los às realidades de professores e seus alunos e compartilhar suas conquistas, frustrações e expectativas frente aos desafios impostos pelo isolamento e ausência de recursos disponíveis. 2023 2023-07-31T19:12:16Z 2023-07-13 bachelorThesis SILVA, Edson Moura da. Vivência em tempos de pandemia : apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas. Orientadora: Kilza Fernanda Moreira de Viveiros. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54309 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Tecnologias Ensino |
spellingShingle |
Educação Tecnologias Ensino Silva, Edson Moura da Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas |
description |
O contexto da pandemia ocasionada pelo vírus do Covid-19 trouxe ao ano de 2020 uma nova experiência na vida das pessoas, sobretudo em sua maneira de relacionar-se em diversos campos das atividades humanas, entre esses, damos destaque para o campo educacional. A condição de isolamento ocasionada pelo então desconhecido vírus que ceifou muitas vidas, desafiou a sociedade a encontrar modos de vida em isolamento social com consequentes desigualdades que impactaram suas classes, sobretudo as classes mais pobres e vulneráveis. Problemas socioeconômicos como o desemprego foram crescendo e a condição de vida dos cidadãos apresentou necessidades antes não observadas pelos sistemas de governo e seus governos. Este artigo objetiva, assim, fazer reflexões sobre a educação, à luz do contexto pandêmico, e seus modos de ensinar e aprender a partir da nossa prática docente nos anos de 2020 e 2021 e da inserção de tecnologias ao ensino. O campo dessas reflexões sobre tais práticas foi uma escola da rede privada do município de São Gonçalo do Amarante no Rio Grande do Norte. Metodologicamente este trabalho se desenvolveu a partir da organização dos momentos vivenciados no quotidiano do processo de implantação de tecnologias alternativas à instrução, chamado ensino remoto, e na sequência os desdobramentos como o conhecimento da nova realidade conjuntural, o conhecimento dos educandos, dos nossos pares profissionais na escola, dos espaços virtuais, e as desigualdades enaltecidas pelo acesso às redes e seus artefatos. Em diálogos com teóricos como Paulo Freire (1996), Viveiros(2019),Saviani (2017) e a legislação vigente no Brasil concluímos considerando as dificuldades impostas pelas desigualdades sociais, pelo novo modo de ensinar e aprender no desafio de planejar, buscar novos conhecimentos, adaptá-los às realidades de professores e seus alunos e compartilhar suas conquistas, frustrações e expectativas frente aos desafios impostos pelo isolamento e ausência de recursos disponíveis. |
author2 |
Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de |
author_facet |
Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de Silva, Edson Moura da |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Edson Moura da |
author_sort |
Silva, Edson Moura da |
title |
Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas |
title_short |
Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas |
title_full |
Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas |
title_fullStr |
Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas |
title_full_unstemmed |
Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas |
title_sort |
vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54309 |
work_keys_str_mv |
AT silvaedsonmourada vivenciadocenteemtemposdepandemiaapontamentosdotrabalhodocenteapartirdainsercaodetecnologiasalternativas |
_version_ |
1797696439492542464 |