Vivência docente em tempos de pandemia: apontamentos do trabalho docente a partir da inserção de tecnologias alternativas

O contexto da pandemia ocasionada pelo vírus do Covid-19 trouxe ao ano de 2020 uma nova experiência na vida das pessoas, sobretudo em sua maneira de relacionar-se em diversos campos das atividades humanas, entre esses, damos destaque para o campo educacional. A condição de isolamento ocasionada pelo...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Edson Moura da
Outros Autores: Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54309
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Descrição
Resumo:O contexto da pandemia ocasionada pelo vírus do Covid-19 trouxe ao ano de 2020 uma nova experiência na vida das pessoas, sobretudo em sua maneira de relacionar-se em diversos campos das atividades humanas, entre esses, damos destaque para o campo educacional. A condição de isolamento ocasionada pelo então desconhecido vírus que ceifou muitas vidas, desafiou a sociedade a encontrar modos de vida em isolamento social com consequentes desigualdades que impactaram suas classes, sobretudo as classes mais pobres e vulneráveis. Problemas socioeconômicos como o desemprego foram crescendo e a condição de vida dos cidadãos apresentou necessidades antes não observadas pelos sistemas de governo e seus governos. Este artigo objetiva, assim, fazer reflexões sobre a educação, à luz do contexto pandêmico, e seus modos de ensinar e aprender a partir da nossa prática docente nos anos de 2020 e 2021 e da inserção de tecnologias ao ensino. O campo dessas reflexões sobre tais práticas foi uma escola da rede privada do município de São Gonçalo do Amarante no Rio Grande do Norte. Metodologicamente este trabalho se desenvolveu a partir da organização dos momentos vivenciados no quotidiano do processo de implantação de tecnologias alternativas à instrução, chamado ensino remoto, e na sequência os desdobramentos como o conhecimento da nova realidade conjuntural, o conhecimento dos educandos, dos nossos pares profissionais na escola, dos espaços virtuais, e as desigualdades enaltecidas pelo acesso às redes e seus artefatos. Em diálogos com teóricos como Paulo Freire (1996), Viveiros(2019),Saviani (2017) e a legislação vigente no Brasil concluímos considerando as dificuldades impostas pelas desigualdades sociais, pelo novo modo de ensinar e aprender no desafio de planejar, buscar novos conhecimentos, adaptá-los às realidades de professores e seus alunos e compartilhar suas conquistas, frustrações e expectativas frente aos desafios impostos pelo isolamento e ausência de recursos disponíveis.