As contribuições dos componentes do curso de pedagogia da UFRN UFRN PARA A FORMAÇÃO DO(A) MEDIADOR(A) DE LEITURA LITERÁRIA
A monografia trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso cujo problema de pesquisa é: Quais as contribuições que os componentes curriculares do curso de pedagogia da UFRN trazem para a formação do(a) mediador(a) de leitura literária? Objetivamos investigar as contribuições que os componentes curri...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54277 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-54277 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-542772024-03-19T04:04:28Z As contribuições dos componentes do curso de pedagogia da UFRN UFRN PARA A FORMAÇÃO DO(A) MEDIADOR(A) DE LEITURA LITERÁRIA Oliveira, Katiane Lima de Lima, Juliana de Melo 0009-0002-8414-3764 http://lattes.cnpq.br/4673843422916638 http://lattes.cnpq.br/6338434855229996 Lima, Juliana de Melo http://lattes.cnpq.br/6338434855229996 Freitas, Alessandra Cardozo de http://lattes.cnpq.br/4424220937257634 Oliveira, Manoilly Dantas de http://lattes.cnpq.br/3993334943219574 mediação de leitura literatura formação inicial de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A monografia trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso cujo problema de pesquisa é: Quais as contribuições que os componentes curriculares do curso de pedagogia da UFRN trazem para a formação do(a) mediador(a) de leitura literária? Objetivamos investigar as contribuições que os componentes curriculares do curso de pedagogia da UFRN trazem para a formação do(a) mediador(a) de leitura literária. Para o alcance do objetivo, tem-se como metodologia uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, na qual ocorrerá o estudo por meio de dados obtidos via formulário eletrônico, a fim de permitir o levantamento dos dados da pesquisa. A amostra corresponde a um total de dezoito discentes do curso presencial de Pedagogia da UFRN, cursando a partir do 8º período no semestre letivo de 2023.1, os quais se voluntariam a responder o formulário eletrônico. Os fundamentos teóricos são desenvolvidos por meio de Martins (1994), quanto à concepção de leitura; reflexão acerca da formação leitora e literatura a partir de autores como Aguiar (2011); mediação a partir de Vygotsky (2007), Corsino (2010), Oliveira (2010) e Fernandes (2015); e acerca da formação do(a) mediador(a) de leitura de literatura a partir de Stephani e Tinoco (2014) e Magalhães (2013). Quanto aos resultados obtidos, estes permitiram identificar as contribuições de dez componentes curriculares, exclusivamente pertencentes à área da linguagem e ensino de língua portuguesa, os quais apresentaram contribuições no campo teórico e prático, entre elas a abordagem metodológica de leitura por Andaimagem, o conhecimento dos gêneros textuais, concepção de criança e infância; a abordagem da linguagem, o planejamento da mediação, os modos como se lê e se apresentam uma obra literária. Contribuições de atividade complementares também foram mencionadas para a formação do(a) mediador(a) de leitura de literatura. 2023 2023-07-28T19:18:40Z 2023-07-12 bachelorThesis OLIVEIRA, Katiane Lima de. As contribuições dos componentes do curso de pedagogia da UFRN para a formação do(a) mediador(a) de leitura literária. Orientadora: Juliana de Melo Lima. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54277 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Centro de Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
mediação de leitura literatura formação inicial de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
mediação de leitura literatura formação inicial de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Oliveira, Katiane Lima de As contribuições dos componentes do curso de pedagogia da UFRN UFRN PARA A FORMAÇÃO DO(A) MEDIADOR(A) DE LEITURA LITERÁRIA |
description |
A monografia trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso cujo problema de pesquisa é: Quais as contribuições que os componentes curriculares do curso de pedagogia da UFRN trazem para a formação do(a) mediador(a) de leitura literária? Objetivamos investigar as contribuições que os componentes curriculares do curso de pedagogia da UFRN trazem para a formação do(a) mediador(a) de leitura literária. Para o alcance do objetivo, tem-se como metodologia uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, na qual ocorrerá o estudo por meio de dados obtidos via formulário eletrônico, a fim de permitir o levantamento dos dados da pesquisa. A amostra corresponde a um total de dezoito discentes do curso presencial de Pedagogia da UFRN, cursando a partir do 8º período no semestre letivo de 2023.1, os quais se voluntariam a responder o formulário eletrônico. Os fundamentos teóricos são desenvolvidos por meio de Martins (1994), quanto à concepção de leitura; reflexão acerca da formação leitora e literatura a partir de autores como Aguiar (2011); mediação a partir de Vygotsky (2007), Corsino (2010), Oliveira (2010) e Fernandes (2015); e acerca da formação do(a) mediador(a) de leitura de literatura a partir de Stephani e Tinoco (2014) e Magalhães (2013). Quanto aos resultados obtidos, estes permitiram identificar as contribuições de dez componentes curriculares, exclusivamente pertencentes à área da linguagem e ensino de língua portuguesa, os quais apresentaram contribuições no campo teórico e prático, entre elas a abordagem metodológica de leitura por Andaimagem, o conhecimento dos gêneros textuais, concepção de criança e infância; a abordagem da linguagem, o planejamento da mediação, os modos como se lê e se apresentam uma obra literária. Contribuições de atividade complementares também foram mencionadas para a formação do(a) mediador(a) de leitura de literatura. |
author2 |
Lima, Juliana de Melo |
author_facet |
Lima, Juliana de Melo Oliveira, Katiane Lima de |
format |
bachelorThesis |
author |
Oliveira, Katiane Lima de |
author_sort |
Oliveira, Katiane Lima de |
title |
As contribuições dos componentes do curso de pedagogia da UFRN UFRN PARA A FORMAÇÃO DO(A) MEDIADOR(A) DE LEITURA LITERÁRIA |
title_short |
As contribuições dos componentes do curso de pedagogia da UFRN UFRN PARA A FORMAÇÃO DO(A) MEDIADOR(A) DE LEITURA LITERÁRIA |
title_full |
As contribuições dos componentes do curso de pedagogia da UFRN UFRN PARA A FORMAÇÃO DO(A) MEDIADOR(A) DE LEITURA LITERÁRIA |
title_fullStr |
As contribuições dos componentes do curso de pedagogia da UFRN UFRN PARA A FORMAÇÃO DO(A) MEDIADOR(A) DE LEITURA LITERÁRIA |
title_full_unstemmed |
As contribuições dos componentes do curso de pedagogia da UFRN UFRN PARA A FORMAÇÃO DO(A) MEDIADOR(A) DE LEITURA LITERÁRIA |
title_sort |
as contribuições dos componentes do curso de pedagogia da ufrn ufrn para a formação do(a) mediador(a) de leitura literária |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54277 |
work_keys_str_mv |
AT oliveirakatianelimade ascontribuicoesdoscomponentesdocursodepedagogiadaufrnufrnparaaformacaodoamediadoradeleituraliteraria |
_version_ |
1797696606166843392 |