As contribuições dos componentes do curso de pedagogia da UFRN UFRN PARA A FORMAÇÃO DO(A) MEDIADOR(A) DE LEITURA LITERÁRIA

A monografia trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso cujo problema de pesquisa é: Quais as contribuições que os componentes curriculares do curso de pedagogia da UFRN trazem para a formação do(a) mediador(a) de leitura literária? Objetivamos investigar as contribuições que os componentes curri...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Katiane Lima de
Outros Autores: Lima, Juliana de Melo
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54277
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Descrição
Resumo:A monografia trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso cujo problema de pesquisa é: Quais as contribuições que os componentes curriculares do curso de pedagogia da UFRN trazem para a formação do(a) mediador(a) de leitura literária? Objetivamos investigar as contribuições que os componentes curriculares do curso de pedagogia da UFRN trazem para a formação do(a) mediador(a) de leitura literária. Para o alcance do objetivo, tem-se como metodologia uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, na qual ocorrerá o estudo por meio de dados obtidos via formulário eletrônico, a fim de permitir o levantamento dos dados da pesquisa. A amostra corresponde a um total de dezoito discentes do curso presencial de Pedagogia da UFRN, cursando a partir do 8º período no semestre letivo de 2023.1, os quais se voluntariam a responder o formulário eletrônico. Os fundamentos teóricos são desenvolvidos por meio de Martins (1994), quanto à concepção de leitura; reflexão acerca da formação leitora e literatura a partir de autores como Aguiar (2011); mediação a partir de Vygotsky (2007), Corsino (2010), Oliveira (2010) e Fernandes (2015); e acerca da formação do(a) mediador(a) de leitura de literatura a partir de Stephani e Tinoco (2014) e Magalhães (2013). Quanto aos resultados obtidos, estes permitiram identificar as contribuições de dez componentes curriculares, exclusivamente pertencentes à área da linguagem e ensino de língua portuguesa, os quais apresentaram contribuições no campo teórico e prático, entre elas a abordagem metodológica de leitura por Andaimagem, o conhecimento dos gêneros textuais, concepção de criança e infância; a abordagem da linguagem, o planejamento da mediação, os modos como se lê e se apresentam uma obra literária. Contribuições de atividade complementares também foram mencionadas para a formação do(a) mediador(a) de leitura de literatura.